O que é o CHA na gestão de pessoas?

Perguntado por: acunha2 . Última atualização: 20 de maio de 2023
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O que é o método CHA? O conceito do método “CHA” representa os 3 pilares das competências de conhecimentos, habilidades e atitudes. Na gestão de uma empresa, esta teoria permite identificar as características e qualidades necessárias para o sucesso dos colaboradores dentro da organização.

Como aplicar em sua organização
Primeiramente, é essencial contratar as pessoas certas, para assim desenvolver a tríade do CHA, avaliando e escolhendo os candidatos que não possuam apenas o conhecimento, mas sim as habilidades e a vontade de agir e aprender.

O melhor caminho para aplicar o método é organizando seu fluxo de contratação e, logo após, recrutar, capacitar e desenvolver talentos. Isso se aplica tanto aos novos contratados, quanto aos colaboradores já estabelecidos. Além disso, é importante que você tenha um planejamento de carreira para os colaboradores.

Qual objetivo da metodologia CHA na gestão de pessoas? O objetivo do método CHA para gestão de pessoas é oferecer para o gestor um modelo que contemple os atributos técnicos, intelectuais e comportamentais que devem ser observados nos colaboradores durante uma avaliação por competência.

Uma vez que uma competência envolve conhecer, saber fazer, querer fazer. O precursor do C.H.A. David McClelland, psicólogo, foi o precursor de algumas correntes de pensamento. Entre elas a Teoria das Competências e a Teoria das necessidades.

O consumo dos chás está associado a vários benefícios dentro da prática integrativa da promoção da saúde, são eles: colaboração no relaxamento, pois reduz os níveis do hormônio cortisol; auxílio na melhora da qualidade do sono; e redução do estresse.

A habilidade é o saber fazer, enquanto a competência é a coordenação desse saber fazer com conhecimento, atitude e julgamento para produzir benefícios concretos.

A importância do CHA: conhecimentos, habilidades e atitudes
A importância de se saber trabalhar o CHA (conhecimento, habilidades e atitudes) na vida pessoal é trabalhar competências de forma consistente, podendo melhorar os pontos fracos e otimizar os pontos fortes.

Ser capaz de influenciar positivamente a equipe, ser inovador, agir de forma transparente e saber se comunicar de maneira clara e objetiva (mas também ter a humildade de reconhecer suas falhas) são habilidades fundamentais que devem ser encontradas em todo bom gestor.

· A habilidade é o saber fazer, é a aplicação do conhecimento, ou seja, a capacidade de utilizar os conhecimentos armazenados na memória no dia a dia de forma prática e produtiva. · A atitude, por sua vez, é o querer fazer, é o que nos impulsiona a executar nossas habilidades e conhecimentos.

O CHA oferece os elementos exteriores ou objetivos, enquanto que a CHAVE oferece os elementos exteriores e os interiores ou subjetivos. A dualidade (interno/externo) passa a ser analisada e investigada sem ser fragmentada, já que se pode dizer que interioridade e exterioridade são significantes de um mesmo significado.

O CHA é uma técnica que possui três pilares: (1) Conhecimento, (2) Habilidade e (3) Atitude. Esses três pilares devem, inclusive, estar diretamente relacionados entre si. Aqui, o objetivo é que cada pessoa contratada seja colocada no lugar onde mais consiga ser produtivo.

Observe o seu desenvolvimento – Esse também é um fator importante em todo o processo, reconhecer o seu desenvolvimento. Permita-se observar o quanto evolui e está evoluindo em cada novo conhecimento e habilidade adquiridos. Assim, formará uma atitude positiva e estará motivado para continuar dando o seu melhor.

Nove de setembro foi escolhido por ser o dia da promulgação da Lei nº 4769 que regulamenta a profissão. Neste ano, o Conselho Federal de Administração (CFA) preparou uma campanha baseada no conceito CHAVE. A palavra é um acrônimo para conhecimento, habilidades, atitudes, valores e ética.

Ou seja, as competências-chave são as competências que permitem que os indivíduos participem eficazmente em múltiplos contextos ou domínios sociais e que, por seu lado, contribuem para o sucesso global da vida de cada indivíduo, bem como para o bom funcionamento da sociedade.

O costume de usar as folhas de chá para dar um bom sabor à água fervida,deu-se pela primeira vez na China em meados de 250 a.C. O imperador Shen-Nung descobriu esta bebida acidentalmente quando estava fervendo água à sombra de uma árvore silvestre que balançava cadenciosamente com os ares da primavera.

Os chás são conhecidos por muitos como uma bebida capaz de acalmar e tranquilizar. E não é só uma crença popular: muitos chás têm o poder de reduzir os níveis do hormônio cortisol na corrente sanguínea. Como resultado, a bebida proporciona uma maior sensação de relaxamento para nosso corpo e mente.

Para ter sucesso profissional, se faz necessário a aquisição de quatro competências básicas (e duráveis), as quais descrevo a seguir:

  • Conhecimento. ...
  • Perspectiva. ...
  • Julgamento. ...
  • Atitude.