O que é o CFOP 5106?

Perguntado por: umello3 . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.9 / 5 7 votos

Regra Tributaria - CFOP 5106 - Venda de mercadoria adquirida ou recebida de terceiros, que não deva por ele transitar.

Prezado Carlos Luiz , por ser considerável um insumo industrial, pode dar entrada com o CFOP 2.101.

5105 - Venda de produção do estabelecimento que não deva por ele transitar Classificam-se neste código as vendas de produtos industrializados no estabelecimento, armazenados em depósito fechado, armazém geral ou outro sem que haja retorno ao estabelecimento depositante.

Como funciona o CFOP 5106? O CFOP 5106 é o código específico utilizado para operações de saída (dígito inicial 5, como vimos acima). Deve ser usado em caso de vendas de mercadoria adquirida ou recebida de terceiros, com algumas especificações.

Devolução para o CFOP 5106 - Venda de mercadoria adquirida ou recebida de terceiros, que não deva po - Tributos Estaduais/Municipais.

2916 - Retorno de mercadoria ou bem remetido para conserto ou reparo Classificam-se neste código as entradas em retorno de mercadorias ou bens remetidos para conserto ou reparo.

Caso seu cliente não tenha IE deve utilizar a CFOP 5108 ( Venda a não contribuinte ) .

Visto que é uma operação de Entrada, o CFOP que você deverá indicar deve começar com 1 ou 2. Exemplo: Seu fornecedor lhe fez uma venda, indicando o CFOP 5.102 na nota fiscal. Ao realizar a Entrada, você provavelmente indicará o CFOP 1.102.

CFOP 5949

A nota fiscal CFOP 5949 é considerada a mais simples do mercado, já que sobre ela não há a incidência de nenhum imposto. Assim, a sua emissão também é mais simples, pois não é necessário preencher os campos relativos ao ICMS, IPI, PIS e COFINS.

  • 1.000 – ENTRADA E/OU AQUISIÇÕES DE SERVIÇOS DO ESTADO.
  • 2.000 – ENTRADA E/OU AQUISIÇÕES DE SERVIÇOS DE OUTROS ESTADOS. 3.000 – ENTRADA E/OU AQUISIÇÕES DE SERVIÇOS DO EXTERIOR. SAÍDAS. 5.000 - SAÍDAS OU PRESTAÇÕES DE SERVIÇOS PARA O ESTADO. 6.000 - SAÍDAS OU PRESTAÇÕES DE SERVIÇOS PARA OUTROS ESTADOS.

Para anular a operação do depositante (NF-e Modelo 55, com CFOP 6106, sem destaque do imposto, conforme item 2.1), deve emitir Nota Fiscal sob o CFOP 6201 “devolução de compra para industrialização”, sem destaque do imposto, conforme nota fiscal de origem; 3.2.

5120 - Venda de mercadoria adquirida ou recebida de terceiros entregue ao destinatário pelo vendedor remetente, em venda à ordem Classificam-se neste código as vendas à ordem de mercadorias adquiridas ou recebidas de terceiros, que não tenham sido objeto de qualquer processo industrial no estabelecimento, entregues ...

5201 - Devolução de compra para industrialização.

Classificam-se neste código os retornos simbólicos de mercadorias recebidas para depósito em depósito fechado ou armazém geral, quando as mercadorias depositadas tenham sido objeto de saída a qualquer título e que não devam retornar ao estabelecimento depositante.

O erro geralmente ocorre, quando na configuração de importação não foi realizado o relacionamento do CFOP de entrada em que a nota deve ser importada, com o CFOP de saída que consta na emissão do documento fiscal.

CFOP 6108

Qualquer operação de venda destinada a não contribuintes, ou seja consumidores finais, deve ser registrada com o CFOP 6108, própria para vendas de mercadorias adquiridas ou recebidas de terceiros para industrialização ou comercialização, que não tenham sido objeto de qualquer processo industrial no estabelecimento.

O CFOP contém quatro dígitos, e cada um deles tem uma identificação específica. O primeiro número se refere ao tipo de operação (por exemplo, se iniciar com 1 é uma operação dentro do Estado e se inicia com 2, fora do Estado), e os demais, à finalidade e ao tipo de produto ou serviço.

CFOP 6102

O que é CFOP 6102 e como utilizar
Pois bem, temos que utilizar o CFOP 6102 quando existe uma movimentação interestadual, ou seja, quando a mercadoria é adquirida fora do estado de origem.

Continuar lendo O que é CFOP 1929?