O que é o cDV no XML?

Perguntado por: laparicio . Última atualização: 26 de abril de 2023
4.5 / 5 6 votos

cDV - Dígito Verificador da Chave de Acesso.

(02 dígitos) *** Código do Estado (UF) do emitente (04 dígitos) *** Ano e mês da emissão da NF-e (no formato AAMM) (14 dígitos) *** CNPJ do emitente da NF-e (CNPJ da sua Empresa) (02 dígitos) *** Modelo do NF-e (03 dígitos) *** Série do NF-e (09 dígitos) *** Número da NF-e (09 dígitos) *** Código da NF-e - Número ...

nNF: número da Nota Fiscal Eletrônica (9 dígitos); tpEmis: é o tipo de emissão do documento (1 dígito); cNF: indica o código numérico da chave, (8 dígitos); cDV: é o dígito verificador da chave de acesso da NF-e (1 dígito).

Para consultar a NFe pelo número da nota, você precisa seguir as seguintes etapas:

  1. Passo 1: acesse o Portal Nacional da NF-e;
  2. Passo 2: escolha o serviço “Consultar NF-e”;
  3. Passo 3: digite a chave de acesso;
  4. Passo 4: resolva o captcha;
  5. Passo 5: insira o certificado digital A1 ou A3;
  6. Passo 6: baixe o arquivo XML da NFe.

Para a Tag indFinal que indica a operação com Consumidor Final, o Sistema atualmente já atende esse requisito através de parametrização no programa CD0606 - Natureza de Operação. Basta o usuário marcar na natureza principal da nota fiscal se é ou não Consumidor Final.

Impressão: como um documento de representação e verificação, o DANFE precisa ser impresso para que, dessa forma, as mercadorias sejam fiscalizadas com mais facilidade. Já a NF-e pode ser enviada ao cliente apenas por e-mail, por exemplo; Validade jurídica: um DANFE não possui validade jurídica, ao contrário da NF-e.

A chave de acesso é composta por 44 dígitos e contém informações importantes sobre a nota fiscal, como o CNPJ do emitente, o número da nota fiscal, a data de emissão, o código numérico sequencial e o código de verificação do documento fiscal.

Esse é o número que é observado logo abaixo das barras no código (os números do código de barras). Eles englobam todos os códigos de barras EAN-13, UPC, DUN 14 e EAN-8 que passaram a se chamar de GTIN-13, GTIN-12, GTIN-14 e GTIN-8 respectivamente e são usados no varejo para identificar os produtos.

A chave de acesso da nota é uma numeração (como de código de barras) de 44 dígitos. Ela pode ser encontrada no DANFE.

005 9146 62 - Número da NF-e (notem que o número da nota também fica disponível fora da chave de acesso, localizada abaixo da DANFE, na foto circulado de vermelho); 1 - Tipo de emissão do documento; 1 3308 296 - Código numérico da chave; 8 - Dígito Verificador.

Os 44 dígitos da sequência numérica representam dados da NF-e em questão alinhados conforme a ordem apresentada a seguir. Apresentamos esta lista com a definição de cada número para facilitar o seu entendimento: cUF: é o código do estado onde está a empresa emitente da nota fiscal eletrônica.

A validação da NF-e é grátis pelo aplicativo da Secretaria da Fazenda, e bem simples de fazer:

  1. abra o XML em um bloco de notas, selecione tudo e copie;
  2. cole o código no o validador online e gratuito da SEFAZ (logo abaixo) e clique em "validar".

Para identificar o problema, você pode estar utilizando o validador de xml do Sefaz (link do validador), o validador mostra se seu xml está válido e também mostra a causa do problema, caso você confirme que seu xml está incorreto através da validação, você deve verificar a procedência do seu xml e obter o xml correto ...

O Primeiro passo para entender uma danfe, é a identificação se a nota é de entrada ou saída. A partir dessa informação é possível verificar o número destacado no campo ao lado, identificando qual o tipo da nota fiscal. Com essa informação, você também encontra o número série da nota e o número de folhas do documento.