O que é o Caxangá que os escravos de Jó jogavam?

Perguntado por: imuniz3 . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.7 / 5 14 votos

O verso "Escravos de Jó jogavam caxangá" significava que os escravos sexuais de Jó faziam brincadeiras entre eles. Caxangá, em grego vulgar arcaico, era uma dança sensual, vinda da Turquia, um movimento em que os órgãos sexuais dos dançarinos se tocavam.

Caxangá seria pedra e Zambelê, o escravo velho. Essa brincadeira, originariamente, é de marinheiros franceses. Está implantado na nossa cultura, sendo brincada em todo o Brasil. Na Bahia, entretanto, é alusiva à escravidão, com palavras de dialeto africano como caxangá e zambelê.

Escravos de Jó é um jogo infantil de cantiga de roda que exige, principalmente, as habilidades de agilidade e concentração. Formada a roda, as crianças (ou jogadores) permanecem paradas, podendo inclusive ficar sentadas, com um objeto igual para todos (pedrinhas, copo, caneca, etc), na mão direita.

A explicação para a composição não era difícil de entender. O verso "Escravos de Jó jogavam caxangá" significava que os escravos sexuais de Jó faziam brincadeiras entre eles. Caxangá, em grego vulgar arcaico, era uma dança sensual, vinda da Turquia, um movimento em que os órgãos sexuais dos dançarinos se tocavam.

Significa hostilizado e indica uma pessoa paciente diante das adversidades. Refere-se ao patriarca bíblico que sofreu muito mas nunca se voltou contra Deus.

Ao ritmo da música, iniciam a brincadeira de passar o objeto que têm na mão direita para o vizinho da direita, e receber, com a mão esquerda, o objeto do vizinho da esquerda, trocando-o rapidamente de mão.

Milton Nascimento

Milton Nascimento e Fernando Brant - 1973. Os Escravos de Jô faz parte do disco Milagre dos Peixes, mutilado pela censura, que cortou praticamente na íntegra a letra dessa canção e de mais duas.

A escravidão no Brasil teve início no século XVI, durante o Período Colonial, e consistiu no uso da mão-de-obra forçada de mulheres e homens africanos. Essas pessoas foram retiradas a força dos muitos grupos étnicos dos quais faziam parte no continente africano e trazidas ao Brasil nos chamados navios negreiros.

Barra-manteiga foi uma brincadeira muito popular na região Sudeste do Brasil, que colabora para a valorização do trabalho em equipe, da agilidade e da coordenação motora. Simples de ser elaborada e só exige um giz para marcar o campo e 4 crianças no mínimo.

Usavam tocos de madeira, pedrinhas, legumes e palitos para fazer animais, além de brincadeiras como amarelinha, cinco Marias, bolinha de gude, cantigas de roda, passa anel, roda pião, empinar pipa, dentre várias outras e, assim, se divertiram por décadas e décadas.

Os vissungos misturam dialetos africanos como o umbundo e o quimbundo ao português arcaico. Além das minas de ouro, esses cantos podiam ser observados em diversas situações da vida cotidiana do negro escravizado, como no trabalho dos terreiros, nas brincadeiras e no cortejo dos enterros.

Segundo o relato, Jó teria sido um homem que vivia na terra de Uz, um local nunca identificado ao certo. Ele seria casado com uma mulher árabe — cujo nome não é mencionado.

Ele confessou a sua ignorância, e que o seu conhecimento anterior do Senhor, era bem menor do que aquele que lhe foi permitido ter agora por tudo que aprendera na sua aflição, de modo que disse que antes conhecia somente de ouvir, mas que agora também pelo que via com os olhos, ou seja, havia adquirido um conhecimento ...

A Batata Quente tradicional consiste em todos sentarem em uma roda e passar a “batata” (que pode ser qualquer objeto) até alguém determinar que ela deve parar. Quem ficar com a batata é o responsável por contar o tempo na próxima rodada. Com o celular, a brincadeira fica mais fácil.

O grupo fica em uma roda, me mãos dadas, em posições intercaladas (ou seja, um virado para o centro da roda e um virado para fora da roda). Conforme a música, quem está de costas vai sendo convidado a virar para frente e a brincadeira termina quando todos estão de frente para o centro da roda. Música: “A canoa virou.

Mamba é originário da África do Sul. Para realizar essa brincadeira, primeiramente, devem-se marcar e estabelecer os limites da área do jogo. Após isso, um jogador deve ser escolhido para ser Mamba (cobra). O participante que for eleito cobra deverá correr ao redor da área marcada tentando apanhar os outros.

Há muitas brincadeiras cantadas que integram o folclore infantil, veja os exemplos:

  • Escravos de Jó: ...
  • Capelinha de melão: ...
  • Caranguejo não é peixe: ...
  • Fui no mercado: ...
  • Peixe-vivo: ...
  • Ciranda, cirandinha:

Escravidão. ESCRAVIDÃO, ESCRAVO NEGRO: a chamada "escravidão moderna, ou escravidão negra" começou com o tráfico africano no século XV, por iniciativa dos portugueses (em 1444, estes começam a adquirir escravos negros no Sudão), com a exploração da costa da África e a colonização das Américas.