O que é o carnegão do furúnculo?

Perguntado por: dgois . Última atualização: 20 de janeiro de 2023
4.1 / 5 18 votos

Surge uma lesão endurecida na pele, semelhante a uma espinha, avermelhada, quente e dolorosa que se transforma em um abscesso de pus. Com o tempo, esta lesão amolece e drena o “carnegão” (uma massa de pus misturada com restos de pele). O tamanho do furúnculo varia de acordo com a profundidade dos tecidos infectados.

Furúnculo é uma infecção de pele caracterizada por um nódulo avermelhado, endurecido e quente, com uma área amarelada na parte central indicativa de pus.

As pomadas com antibiótico, como a Verutex, Bactroban ou Nebacetin, por exemplo, ajudam a retirar o pus do furúnculo mais rapidamente e a aliviar a dor e o desconforto. Estas pomadas devem ser aplicadas cerca de 3 vezes por dia e são vendidas nas farmácias, só devendo ser usadas sob orientação médica.

O que fazer? Provavelmente o abscesso teve drenagem espontânea. Pode acontecer se não sair tudo e ainda existir pus (abscesso). O ideal seria uma avaliação com cirurgião para ver se ainda tem pus para drenar ou se e somente inflamação da região que deixa endurecido.

O furúnculo é uma infecção intensa do foliculo pilo-sebáceo,portanto a região acometida sofre muita inflamação e o processo de cicatrização pode levar a um endurecimento local, que em alguns casos pode até ser permanente.

O Furúnculo geralmente é uma infecção causada por bactéria. As causas do furúnculo estão relacionadas com a infecção do folículo piloso (pelo), da glândula sebácea e do tecido ao redor. Ele precisa ser analisado por um médico para o correto diagnóstico.

Em geral, os furúnculos se rompem espontaneamente após alguns dias. Na maioria dos casos, compressas úmidas com água quente, pelo menos 3 vezes por dia, são suficientes para acelerar a drenagem espontânea.

Se possível, use óleo de melaleuca.
As propriedades bactericidas e anti-inflamatórias do óleo ajudam a eliminar furúnculos, embora a ciência ainda não saiba se ele pode ser absorvida pela pele. Ele também evita que, uma vez estourado o furúnculo, a infecção se espalhe.

Os antibióticos mais comuns, usado no tratamento de furúnculos são: Neomicina, Bacitracina, ou ácido fusídico.

A furunculose, sobretudo de repetição, pode estar associada à estados de imunodeficiência como HIV e diabetes mellitus, principalmente, e também doenças cutâneas que rompem a integridade da pele e permitem "portas de entrada" para bactérias da pele proliferarem e fazerem infecção.

Nessa fase, a recomendação habitual é aplicar uma compressa quente, úmida e antisséptica. Compressas quentes ajudam a acelerar o desenvolvimento do abscesso dentro do furúnculo, para que ele possa drenar e cicatrizar sozinho.

Na maioria dos casos, ele se rompe espontaneamente e não há necessidade de drenagem cirúrgica. Espremer o furúnculo por conta própria pode agravar a lesão e empurrar a infecção ainda mais para dentro da pele.

Pode ter uma saída de sangue junto do pus. O tempo de evolução depende de quando o tratamento se iniciou, tipo de tratamento e cuidados locais (por exemplo drenagem se houver formação de abcesso) e outros. Procure uma avaliação presencial de um dermatologista.

O furúnculo é uma infecção dos folículos das cavidades de onde saem os pelos (pilossebáceos), geralmente causados pela bactéria Staphylococcus aureus.

Outra possível complicação é quando o furúnculo ocorre na face, entre o lábio superior e o nariz, região conhecida como “zona perigosa”. Os vasos sanguíneos deste local comunicam-se com o cérebro, podendo levar a uma trombose dos vasos cerebrais e sérias infecções, caso as bactérias alcancem a corrente sanguínea.

Quando presente apenas a primeira, muitas vezes o tratamento com Benzetacil é suficiente, porém caso haja a presença da segunda bactéria citada, a mesma já possui altos índices de resistência a vários antibióticos (o antibiótico não funciona).

O furúnculo é uma infecção profunda do folículo piloso. Não espere resolver sozinho, procure auxílio médico. Geralmente há necessidade de prescrição de medicações e muitas vezes drenagem. Com o tratamento correto, resolve rapidamente.

Como confirmar o diagnóstico
Além disso, para confirmar o tipo de bactéria presente no furúnculo, o médico pode coletar uma pequena amostra do pus contido no caroço, para ser analisado no laboratório, o que permite indicar o melhor tratamento.