O que é o bulk?

Perguntado por: amoura . Última atualização: 31 de janeiro de 2023
4.8 / 5 16 votos

O bulking é a primeira fase do processo de hipertrofia que consiste no aumento do consumo de calorias, durante 4 a 6 meses, para facilitar o ganho de peso e de massa muscular. Este processo é praticado principalmente por fisiculturistas e atletas de alta performance.

Proteínas: ovo, frango (sem pele), peixes como tilápia, merluza, corvina e carnes vermelhas magras como patinho, coxão mole, alcatra ou filé mignon. Carboidratos complexos: arroz integral, batata inglesa, batata doce, mandioca, aveia, macarrão integral. Gorduras boas: abacate, castanhas, pasta de amendoim.

A recomendação geral é que a maioria das pessoas deveria iniciar o bulking somente quando estiverem suficientemente magras, com cerca de 10 a 12% de gordura corporal para homens e 16 a 19% para mulheres. Se seu percentual de gordura está dentro desses valores, significa que você já pode começar o bulking.

O bulking é a primeira fase do processo de hipertrofia que consiste no aumento do consumo de calorias, durante 4 a 6 meses, para facilitar o ganho de peso e de massa muscular.

É normal ganhar barriga no bulking? O normal é ganhar gordura corporal no bulking, afinal, isso será usado para a formação de músculos. No entanto, esse aumento de peso deve ser controlado. Pessoas que fazem o bulking sujo são propensas a terem excesso de peso, devido à grande quantidade de gordura que é ingerida.

Afinal de contas, uma coisa é você ganhar ao longo de 6 meses 2 kg de massa magra e 0,5 kg de gordura corporal, outra coisa é você ganhar nos mesmos 6 meses 2 kg de massa magra e 2 kg de gordura corporal.

O que é um bulking sujo? O bulking sujo estimula as pessoas a ganhar peso de forma acelerada, da maneira que for possível – e mais fácil. Isso inclui comer todo tipo de alimento, mesmo aqueles que não fazem tão bem à saúde como fast-foods e frituras – desde que sejam super-calóricos.

O que comer nas refeições para ganhar massa muscular?

  1. Café da manhã: uma fruta, uma xícara de café e pão integral com um pedaço de queijo minas;
  2. Almoço: salada com grão de bico, um bife e arroz integral;
  3. Lanche da tarde: um pote de iogurte com granola;
  4. Jantar: salada de legumes e um filé de frango.

6 dicas para uma dieta bulking eficaz
Fazer uma refeição de três em três horas. Manter alimentos dos três grupos alimentares em todas as refeições, exceto na ceia e no pós-treino (estará tudo indicado no cardápio abaixo). Consuma uma refeição com alimentos de fácil digestão ao final do treino.

Cutting é uma estratégia alimentar que visa a diminuição do peso perdendo o máximo possível de gordura corporal e o mínimo de massa muscular. Para isso, é preciso passar por uma avaliação com o nutricionista, que definirá a quantidade de calorias totais do seu plano de dieta.

Afinal, o que é um indivíduo falso magro? O conceito de "falso magro" é utilizado para definir pessoas que parecem magras, mas possuem acúmulo de gordura em locais específicos (na região do abdômen, por exemplo) e, geralmente, têm pouca massa muscular.

Para alguns estudiosos, o cutting ideal é firmado em três pilares:

  1. Manter o máximo possível de massa muscular;
  2. Perder o máximo possível de gordura;
  3. Tomar as duas medidas anteriores de maneira que não impacte no seu desempenho nos exercícios.

Bulking e Cutting
Agora, aqueles que já praticam atividade física e possuem músculos desenvolvidos, mas ainda têm gordura corporal acumulada, a combinação não funciona. O indicado, muitas vezes, é ganhar peso (bulking) e, depois, eliminar a gordura (cutting).

Vitamina de banana e amendoim
Por conter banana e amendoim, essa vitamina é rica em carboidratos e gorduras saudáveis que aumentam a energia durante os treinos, melhorando o desempenho físico. Já o leite contém proteínas que promovem o ganho de massa muscular.

Alimentos para ganhar massa muscular: 4 frutas com efeito anabolizante

  1. 1 – Banana. A banana, talvez, seja um dos alimentos mais populares do Brasil e do mundo. ...
  2. 2 – Abacaxi. Sabemos que o abacaxi possui inúmeros benefícios para a saúde e o bem-estar do organismo. ...
  3. 3 – Mamão. ...
  4. 4 – Abacate.

Como engrossar as pernas: 6 treinos sensacionais

  1. 1- Agachamento. O agachamento, exercício que pode ser feito com ou sem a utilização de pesos, trabalha os glúteos, os músculos da parte posterior da coxa, quadríceps. ...
  2. 2- Stiff. ...
  3. 3- Afundo. ...
  4. 4- Flexão plantar. ...
  5. Sumô + afundo. ...
  6. Afundo com salto.

Fazer aeróbicos durante o bulking não é apenas uma maneira de aumentar a performance durante o treino, mas também auxiliar na manutenção da saúde cardiovascular. Eu recomendo você fazer aeróbicos 2-3 vezes na semana de forma moderada (caminhada acelerada na esteira ou bike), entre 20 e 30 minutos.

É praticamente impossível fazer um cutting (fase de redução de gordura) sem perder pelo menos um pouco de massa muscular. O problema é que essa quantidade de músculo que poderá ser perdido, certamente será o mesmo músculo que que você adicionou recentemente. Ou seja, você fez um bulking, focou em peitoral e tríceps.

O bulking e o cutting devem ser feitos em ciclos alternados. Em geral, primeiro deve ser realizado o período de bulking para depois o cutting, assim você ganha o máximo de músculos e depois foca em perder essa gordura.

  1. 1 – Não faça bulking com percentual de gordura alto. ...
  2. 2 – Comece ingerindo apenas 200-400 calorias acima da sua necessidade. ...
  3. 3 – Mantenha seu N.E.A.T elevado. ...
  4. 4 – Faça ao menos 3 sessões de aeróbicos por semana. ...
  5. 5 – Pare o bulking no momento adequado (ou necessário)

Se você está em dúvida entre fazer um bulking (ganhar massa muscular ou cutting), saiba que a resposta para esta questão, quando se trata de falsos magros, é sempre cutting. Através do cutting será possível usar a gordura como fonte de energia e isso terá o maior impacto na sensibilidade a insulina: 1.

Continuar lendo Como fazer um Bulk?