O que é o bulbo do olho?

Perguntado por: uvidal . Última atualização: 3 de fevereiro de 2023
4.5 / 5 11 votos

É uma estrutura esférica, que se localiza na cavidade orbitária. Para compor o bulbo do olho, temos três túnicas: a túnica fibrosa, a túnica vascular e a túnica interna. Veremos cada uma dessas túnicas, pois elas contêm os elementos do bulbo do olho, elementos esses que nos permitem ter a visão.

As pálpebras são consideradas anexos oculares. São formadas por um tecido músculo-fibroso recoberto por pele, na parte externa e conjuntiva, na parte interna.

Carúncula lacrimal é a saliência avermelhada, que parece uma “bolinha”, no ângulo interno do canto palpebral cuja função é canalizar as lágrimas até o saco lacrimal.

A formação reticular do bulbo possui o centro respiratório, centro vasomotor e centro do vômito. Além disso, é percorrido por um grande número de tratos motores e sensitivos, causando sinais e sintomas muito variados (disfagia, alteração da fonação e movimento da língua).

Bulbo do olho
É uma estrutura esférica, que se localiza na cavidade orbitária. Para compor o bulbo do olho, temos três túnicas: a túnica fibrosa, a túnica vascular e a túnica interna. Veremos cada uma dessas túnicas, pois elas contêm os elementos do bulbo do olho, elementos esses que nos permitem ter a visão.

A órbita, os cílios, as pálpebras, a conjuntiva e as glândulas lacrimais ajudam a proteger os olhos.

Ela é constituída apenas por 2 músculos: o m. ciliar, que contraído promove o espessamento da lente ocular, objetivando melhorar a “visão de perto”, e o m. esfíncter da pupila, que, contraído, comprime a pupila. Ambos são inervados pelo nervo oculomotor.

Bulbo: É chamado também de bulbo raquídeo ou medula oblonga. Seu formato parece um cone e se localiza na parte mais caudal do tronco encefálico. Ele recebe as informações de diversos órgãos e controla funções como os batimentos cardíacos, respiração, pressão do sangue, entre outros.

O nervo óptico é considerado como um nervo aferente, isso porque transmite impulsos visuais. Resumidamente, a função do nervo óptico é transmitir os sinais visuais do olho para o cérebro. Por esse motivo, qualquer tipo de lesão nessa estrutura nervosa pode provocar problemas oculares e até mesmo a perda da visão.

Também chamada de esclerótica, a esclera é chamada popularmente de “a parte branca do olho”, e tem as funções de proteger as estruturas mais internas do órgão e de fixar os músculos extraoculares que permitem o movimento dos nossos olhos.

O tremor nos olhos, na linguagem da medicina, é chamado de blefaroespasmo essencial benigno e ocorre devido ao cansaço dos músculos da pálpebra. O tremos é caracterizado por uma oscilação involuntária da região da pálpebra e dos olhos, decorrente de contrações de músculos.

Entre as principais causas estão algumas doenças dos olhos com calázio, hordéolo, neurite óptica e entre outras. Essa dor costuma ser descrita em consultório de formas diversas e, por mais que possa ser um incômodo desconhecido para algumas pessoas, também pode estar mais presente no dia a dia de outras.

A forma mais indicada para tirar um cisco do olho é seguir os seguintes passos:

  1. Lavar as mãos com água e sabão;
  2. Ficar em frente ao espelho e tentar identificar a presença do cisco;
  3. Piscar o olho afetado várias vezes, para tentar retirar o cisco naturalmente;
  4. Passar soro fisiológico no olho para fazer uma lavagem.

As lesões na sua estrutura podem causar danos às funções vitais se atingirem os centros vitais cardíacos e respiratórios, o que pode levar a morte por parada cardíaca e respiratória irreversível.

Uma pancada nesta área ou sua compressão por parte do cerebelo, que se encontra posterior a ela, pode causar morte instantânea, pois paralisa os movimentos respiratórios e cardíacos.

Sua forma é semelhante a um cone, e a extremidade menor “desse cone” é contínua com a medula espinal. Superiormente, o bulbo limita-se com a ponte, pelo sulco bulbopontino onde emergem vários pares cranianos, como já conversamos. Na superfície do bulbo, podemos ver alguns sulcos e esses se continuam na medula espinal.

Miopia: globo ocular mais alongado do que o normal, o que impede a focalização correta de objetos mais distantes. Na miopia a imagem é focada antes da retina.

Corpo ciliar: tem como função secretar o humor aquoso e contém a musculatura lisa responsável pela acomodação do cristalino. Íris: é um disco diversamente colorido e envolve a pupila, porção central que controla a entrada de luz no olho. Retina: a parte mais interna e importante do olho.