O que é o brincar livre?

Perguntado por: arebelo . Última atualização: 1 de maio de 2023
4.4 / 5 18 votos

Brincar livre é aquele não direcionado pelos adultos, que acontece de maneira espontânea, quando as próprias crianças decidem do que e como irão brincar. É no livre brincar que as crianças se expressam e se relacionam com o mundo a sua volta, criando a si mesmas e novos mundos possíveis.

Sim, o brincar dirigido também é importante, mas acredite: é quando não há necessariamente um adulto conduzindo a brincadeira que seu filho desenvolve habilidades importantes para o futuro. “O brincar livre permite que aquele indivíduo em formação acesse e explore seu próprio mundo interior.

Uma atividade livre em sala de aula é algo que proporcione diversão para as crianças e que não tenha intervenção de ideias e nem de regras pelo professor, é o brincar livre de acordo com o que cada um quiser, onde professor obsersa as atividades feita pelas crianças e a partir disso desenvolve uma atividade dirigida.

36). Nesse sentido, a BNCC afirma que o brincar se torna fundamental, tanto para o aprendizado, como para o desenvolvimento da criança. Na brincadeira, a criança aprende de forma prazerosa, através da socialização com as crianças e adultos e na participação de diversas experiências lúdicas.

Benefícios de brincar ao ar livre
É pelo ato de brincar que a criança se conecta e desenvolve habilidades importantes que a acompanharão até a vida adulta: criatividade, vínculos de amizade, coordenação motora, empatia, limites, percepção da diversidade de cores, sabores, sons e texturas.

As brincadeiras têm papel fundamental no processo de aprendizagem na educação infantil. É por meio delas que a criança desenvolve sua criatividade, autonomia e capacidade de reflexão. Elas contribuem para uma formação completa, englobando os âmbitos sociais, afetivos, culturais, cognitivos, emocionais e físicos.

Por outro lado, brincadeiras ao ar livre desencadeiam inúmeros benefícios, tais como: estímulo à criatividade, autonomia e concentração, fortalecimento do sistema imunológico, melhora nas conexões sociais e outros aprendizados relevantes.

Brincar é uma interação espontânea e autêntica, livre de julgamentos. Há muitos estudos que mostram que se não brincarmos podemos ter menos competências emocionais e sociais, bem como criativas”, afirma. O neurocientista Sidarta Ribeiro, do Instituto do Cérebro, completa: “Os mamíferos inteligentes aprendem brincando.

Peteca, amarelinha, pião, bola de gude, elástico. Se você reconheceu algumas dessas brincadeiras (ou até mesmo todas), parabéns!

Sendo assim, o brincar, o cuidar e o educar são meios interligados e que possuem fundamental importância na edificação da criança, tanto na aprendizagem, na construção de sua própria identidade, quanto em seu desenvolvimento integral (DAMASCENO; LEANDRO; FANTACINI, 2017; OLIVEIRA; SILVA; FANTACINI, 2016).

OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
Conhecer e valorizar a si mesmo e as próprias forças, e entender as limitações pessoais; Ser ativo dentro de um ambiente seguro que encoraje e consolide o desenvolvimento de normas e valores sociais. Promover a socialização e o respeito mútuo entre as crianças. Reforçar a importância do brincar.

Brincando, as crianças conseguem estabelecer relações sociais, entender sua autonomia, organizar emoções, aprender regras, testar as suas limitações físicas, desenvolver o raciocínio, atenção, imaginação e criatividade. Além disso, brincar desenvolve a aprendizagem da linguagem e habilidade motora.

Desafia as aptidões
Além da coordenação motora e do raciocínio lógico, os blocos de montar desenvolvem outras aptidões, como atenção, criatividade, concentração e imaginação. Ao brincar com outras crianças, elas também estimulam a colaboração, o diálogo e o potencial de atuar em equipe.

Vygotsky (1998) afirma que o jogo infantil transforma a criança, graças à imaginação, os objetivos produzidos socialmente. Assim, seu uso é favorecido pelo contexto lúdico, oferecendo à criança a oportunidade de utilizar a criatividade, o domínio de si, à firmação da personalidade, e o imprevisível.

AS DIRETRIZES CURRICULARES NACIONAIS DA EDUCAÇÃO INFANTIL
São eles: Princípios éticos – valorização da autonomia, da responsabilidade, da solidariedade e do respeito ao bem comum, ao meio ambiente e às diferentes culturas, identidades e singularidades.

Continuar lendo Como brincar de rimar?