O que é o brincar heurístico?

Perguntado por: asanches . Última atualização: 29 de abril de 2023
4.9 / 5 20 votos

Resumo. O brincar heurístico é uma abordagem pedagógica criada no Reino Unido, na qual a criança tem a liberdade de tempo e escolha para brincar com elementos da natureza, ou materiais de uso cotidiano, para estimular o imaginário e desenvolvimento em sua totalidade.

Auxilia na tomada de consciência das leis da natureza (gravidade e equilíbrio); Ensina valores éticos e sociais como respeito, tolerância, colaboração, compartilhamento e valorização; Favorece a afetividade: desfrutar, valorizar e querer dentro da brincadeira.

O brincar heurístico é dividido em três modalidades: cesto dos tesouros, jogo heurístico e bandeja de experimentação. Em todos eles, há o objetivo de concentrar-se, explorar os elementos fornecidos e divertir-se em sua própria brincadeira.

Esse modo de brincar espontâneo, segundo Paulo Fochi, é dividido em três diferentes modalidades:

  • Cesto dos tesouros;
  • Jogo heurístico e.
  • Bandeja de experimentação.

Para que o brincar heurístico aconteça, é necessário um espaço tranquilo e uma seleção de objetos para que as crianças possam explorar. A ideia é que os materiais não sejam estruturados, uma vez que objetos estruturados e com uma proposta pronta podem limitar as possibilidades que oferecem às crianças.

O que são materiais não estruturados? Cones, carretéis, madeiras, caixas, conduítes, tecidos, mangueiras, pneus, elementos da natureza, sucata, argila, areia, plástico, entre outros. Os materiais não estruturados são objetos que podem ser disponibilizados para a criança para que ela invente a própria brincadeira.

Para essa aprendizagem ativa e lúdica, devemos incentivar o uso da imaginação, propondo opções de objetos sem comandos, e deixar que as crianças organizem a brincadeira e suas idéias. A criança deve estar livre para construir a sua própria história, ser crítico em suas brincadeiras.

Os brinquedos não estruturados são objetos que não apresentam uma finalidade predeterminada. Diferentes dos brinquedos fabricados, os não estruturados possibilitam à criança a construção de possibilidades novas conforme sua criatividade.

Brinquedos não estruturados estimulam a inteligência das crianças e são importantíssimos para o desenvolvimento. Sejam eles potes, tampas, retalhos, caixas, latas, cones, canudos, folhas, entre outros. Estes objetos proporcionam um mundo de fantasia, imaginação e criatividade para criança.

A abordagem Reggio Emilia se baseia nas potencialidades de cada criança e na cooperação com a comunidade. Conheça os pilares dessa filosofia educacional.

Os brinquedos são aliados fundamentais no processo do desenvolvimento infantil. Eles auxiliam no desenvolvimento cognitivo, motor, criativo e social da criança. Por meio dos brinquedos, as crianças também estimulam a imaginação e trabalham as vivências.

Qual é o tipo de atividade que caracteriza a abordagem do Brincar Heurístico, desenvolvida por Elinor Goldschmied (2006)? De observação.

Brinquedos Estruturados: possuem função definida enquanto objeto de brincar. Não permitem muita flexibilidade à criança quando ao uso, restringindo a imaginação dela. São os brinquedos vendidos como prontos; Brinquedos Não Estruturados: são elementos sem uma função definida enquanto objeto de brincar.

Existem muitos tipos diferentes de heurísticas, incluindo a heurística de disponibilidade, a heurística de representatividade e a heurística de afeto. Embora cada tipo desempenhe um papel na tomada de decisões, eles ocorrem em contextos diferentes.