O que é o bofe do boi?

Perguntado por: igouveia . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.6 / 5 7 votos

Prato pode surpreender. Primeiramente, vale a explicação: o bofe nada mais é do que o pulmão bovino. Trata-se de um embutido rico em ferro e, assim, vem sendo usado até por estudos contra a anemia. Mais curiosidades sobre a carne foram apresentadas ao público.

R$ 10,99 /Kg.

Além de estar presentes em receitas como o mocofato, o bofe é muito utilizado na alimentação natural canina. Possui substâncias antioxidantes e boa fonte vegetal de proteína e ferro, de vitamina B, cálcio, potássio, zinco e outros minerais.

Como dessalgar carne seca com sal rápido
Leve a panela ao fogo e deixe a água ferver até formar espuma; Com o auxílio de uma colher, retire o excesso de espuma e deixe ferver por mais 5 minutos; Escorra a água da panela, passe novamente a carne em água corrente e use a carne para cozinhar.

Não se engane pelo nome: a "Passarinha" nada tem a ver com ave, ela na verdade é o baço do boi. Historiadores contam que no período colonial mulheres conhecidas como fateiras pegavam as vísceras do boi e vendiam, fazendo disto o seu sustento.

O bofe de boi nada mais é do que o pulmão bovino. Para quem aprecia um prato culinário diferente a peça pode ser surpreendente. O bofe é uma carne rica em ferro, utilizada até por estudos da USP contra anemia e, claro, encontrada em diversas receitas, principalmente nordestinas.

Também chamadas de miúdos, essas peças são fonte de nutrientes e devem fazer parte da nossa alimentação. Você, papai ou mamãe, ainda tem receio de incluir esse alimento na dieta do seu bichinho? Não tem problema!

Primeiramente, vale a explicação: o bofe nada mais é do que o pulmão bovino.

O CALCULO PARA ESSE EVENTO DE 100 PESSOAS É DE 500 GRS. PÔR PESSOA, PORTANTO 50 KG EM MEDIA.

| adv. | n. m. pl. Porção de cachola ou guisado de fígado, bofes, sangue e banha de porco. ...

Entre as vísceras, o fígado bovino se destaca pelo alto teor de vitamina A e por ser fonte de vitaminas do complexo B (B1, B2, B3, B5, B6 e B12), diz Letícia.

Segundo a nutricionista Bruna Bellusci, no topo deste ranking estão o famoso filé mignon e o patinho. Saiba mais sobre esses cortes: Filé mignon: conhecido pela maciez, sabor suave e por ter pouquíssima gordura, é uma carne nobre que além de gostosa é aliada da saúde. É retirada da parte superior traseira do boi.

Use bicarbonato de sódio
O ideal é preparar uma mistura com azeite, limão, diferentes temperos (sal, alho, pimenta etc.) e, então, deixar a carne submersa na solução por pelo menos 2 horas. Assim, o bicarbonato consegue agir bem sobre as fibras da carne, tornando-a mais macia.

Além de uma lavagem rápida em água corrente para retirar o sal exterior ela não requer nenhum outro cuidado. Também não é necessário salgar a receita, como você já deve saber.

Como tirar o sal de carne que ficou salgada
Tempere com algum ingrediente doce ou ácido: tempere a carne com um pouco de açúcar, mel, suco de limão ou vinagre.

alcatra

A picanha costuma agradar o paladar dos apreciadores de boa carne. Localizada ao lado do contrafilé (região mais macia do boi), a picanha é parte da alcatra, de onde se retiram também o miolo da alcatra e a maminha. Bastante marmorizada, sua famosa capa de gordura garante sabor acentuado ao corte.

O baço é um órgão esponjoso e macio quase tão grande quanto o punho de uma pessoa que está localizado na parte superior esquerda do abdome, logo abaixo da caixa torácica. A artéria esplênica transporta o sangue proveniente do coração para o baço.