O que é o bisel da agulha?

Perguntado por: aaragao . Última atualização: 7 de maio de 2023
4.3 / 5 4 votos

O bisel corresponde à ponta da agulha.

O bisel é parte da caixa e fica preso na parte de cima do centro da caixa, que geralmente segura o vidro. O nome é frequentemente usado para descrever um anel rotativo na caixa, marcado com uma escala com várias funções: ele possibilita a pré-seleção da hora ou a exibição de outros fusos horários, etc.

O ângulo para a aplicação da IM contribui para a dor relacionada ao procedimento. As aplicações devem ser realizadas em ângulo de 90º a fim de garantir que a agulha atinja o músculo, reduzindo dessa maneira a dor. Após a injeção no músculo, deve-se proceder a aspiração antes da administração do fármaco.

Posições do Bisel de Acordo com a via de administração
Bisel voltado para BAIXO para melhor aspiração completa de conteúdo dentro de uma ampola/frasco ampola.

injeção? O bisel corresponde à ponta da agulha.

Bisel voltado para baixo.

Técnica de administração dorsoglútea. Trace uma linha imaginária desde a espinha ilíaca póstero-superior até o grande trocânter do fêmur ou dívida a nádega em quadrantes e introduza a agulha em um ângulo de 90 graus no quadrante superior externo, cerca de 5 cm abaixo da crista ilíaca.

A agulha de calibre 30x7mm é utilizada para aplicação de vacinas e insulina pelas vias intravasculares e endovenosas em adultos. A 25x7mm tem a mesma função, mas como ela é mais fina, é mais indicada para o uso pediátrico e em pacientes muito magros.

Puncionar a veia do paciente, com o bisel voltado para cima, num ângulo de 10 a 45o, compatível com a profundidade da veia.

A agulha com o canhão CINZA ESCURO, é bastante utilizada para a aplicação de soluções intramusculares e endovenosas em adultos. Na cor VERDE, é utilizada para a aplicação de soluções intramusculares, geralmente em adultos.

A administração por injeção (administração parenteral) inclui as seguintes vias: Subcutânea (sob a pele) Intramuscular (no músculo) Intravenosa (na veia)

Os locais usuais para a aplicação de injeção IM são: o músculo deltóide (região deltóide — D), os músculos da região glútea (região dorso-glútea — DG e região ventro-glútea — VG) e os mús- culos da face lateral da coxa (região da face ântero-lateral da coxa) — FALC).

Deve ser aplicado profundamente no músculo glúteo. A aplicação deve ser feita lentamente. O uso da agulha ou seringa úmida pode causar turvação na solução, o que não afeta, entretanto, a efetividade do medicamento.

A aplicação subcutânea é uma injeção que administra medicamentos diretamente no tecido subcutâneo, localizado logo abaixo da pele. Ou seja, trata-se de inserir uma agulha na camada de gordura subcutânea, permitindo que o medicamento ou substância seja liberada no espaço entre a pele e os músculos.

O bisel da agulha deverá estar voltado para cima.

Agulha: Introduzir a agulha com a outra mão (bisel para cima), em um ângulo de 25 a 45º. Após o sangue fluir adequadamente na seringa, pedir ao paciente que abra a mão.

Via endovenosa: a administração ocorre diretamente na corrente sanguínea, promovendo rápida absorção.

Pressione lentamente o êmbolo da seringa para baixo com o polegar ou o dedo indicador para injetar a medicação no paciente. A medicação deve ser administrada a uma taxa de 1 mililitro por 10 segundos. A agulha da seringa pode ser estabilizada na pele do paciente com a mão não dominante.

Quais os ângulos da agulha? Para as agulhas com comprimento de 4 e 5 mm, recomenda-se o ângulo de 90 graus. Já para as agulhas de 6 e 8 mm, o ângulo poderá variar entre 90 e 45 graus e para os comprimentos maiores que 8 mm, deve ser feito o ângulo de 45 graus.