O que é o biótipo Ectomorfo?

Perguntado por: ereal . Última atualização: 20 de janeiro de 2023
4.6 / 5 7 votos

Ectomorfo” é a denominação dada para uma das classificações dos biótipos corporais. Caracterizados como altos, magros e longínquos, esses indivíduos geralmente têm dificuldade de engordar e ganhar massa muscular.

2. Mesomorfos - São aqueles que possuem corpo magro e atlético, com menor gordura abdominal, mesmo sem trabalhar muito os músculos. Apresentam troncos mais largos, cintura e quadril mais estreitos.

Biótipo genético – Endomorfo
Esse biótipo tem predominância de músculos do tipo II, que são músculos de contração mais rápida e mais forte, dessa forma maior força e potência.

Fazer uma dieta “suja”, com excesso de frituras, gorduras saturadas, açúcar e industrializados de baixo valor nutricional não vão contribuir para o seu desenvolvimento muscular e ainda podem ajudar no acúmulo de gorduras localizadas e trazer consequências para sua saúde ao longo do tempo.

Ectomorfo é um biotipo, entre os três que existem. Neste caso, ectomorfo representa pessoas que possuem o metabolismo acelerado, gastam energia com facilidade e possuem dificuldades para ganhar peso.

Ectomorfo é um biotipo magro, de metabolismo acelerado
Pessoas com esse tipo de organismo têm um metabolismo bem acelerado - ou seja, têm menos chances de acumular gordura, pois queimam calorias com mais facilidade. Além disso, um indivíduo com corpo ectomorfo costuma ter ossos alongados e ombros curtos.

Se você é um falso magro, provavelmente, seu biotipo corporal é ectomorfo. "São aqueles que comem muito, mas, ainda assim, têm muita dificuldade de ganhar peso, seja por meio de gordura ou de massa magra, por terem um metabolismo ultrarrápido. Geralmente, apresentam pernas e braços longos, cintura e quadril estreitos.

No Brasil, 76% das mulheres têm o biotipo retângulo: quando as circunferências do tórax e do quadril são aproximadamente iguais, com uma linha de cintura pouco marcada.

Teste de pulso

  1. Ectomorfo – polegar e dedo médio sobrepostos com facilidade. Dificuldade em ganhar gordura e músculo;
  2. Mesomorfo – polegar e dedo médio tocando um ao outro. Perde gordura corporal facilmente e ganha músculo rapidamente.
  3. Endomorfo – O polegar e o dedo médio não entram em contato.

en·do·mor·fo |ó| [ Medicina ] Que ou quem tem características corporais que se enquadram na endomorfia ou numa estrutura física tendencialmente caracterizada pelo arredondamento das curvas corporais.

De forma geral, as pessoas endomorfas são aquelas que possuem o formato de corpo mais arredondado devido ao maior acúmulo de gordura, as mesomorfas são aquelas que apresentam o corpo mais musculoso, e as ectomorfas são aquelas que possuem o corpo mais magro e menor quantidade de gordura.

As pessoas de corpo ectomorfo são aquelas com metabolismo acelerado e que quase sempre têm dificuldade em ganhar peso, pois queimam calorias muito rápido. A aparência do corpo é de uma pessoa magra com ombros curtos, peitoral plano e ossos pouco densos.

Ectomorfos tem mais dificuldade para ganhar peso, desenvolver a massa muscular, mas por outro lado, também possuem dificuldade em aumentar a gordura corporal. Ou seja, Ectomorfos tem facilidade na manutenção de baixo porcentual de gordura, e isso é um grande benefício.

Biotipo ectomorfo
“Os ectomorfos apresentam grande capacidade de resistência e consumo de energia e dificuldade em desenvolver massa muscular”, analisa Wilkison. Por outro lado, não sofrem com acúmulo de gordura, já que seu metabolismo é mais acelerado.

Se você é Ectomorfo use o principio do menos é mais, procure treinar com mais qualidade ou seja, mais intensidade e menor volume, ou duração de cada sessão. Treinos longos e muito desgastantes não são interessantes para o desenvolvimento muscular e favorecem o catabolismo.

2) Não realizar exercícios aeróbicos.
“Ectomorfos erram bastante em achar que eles nunca precisam de cardio. O aeróbico vai ajudar na melhora da sensibilidade à insulina, que é um hormônio anabólico. Para acontecer a hipertrofia você precisa de insulina.

Um dos principais erros dos ectomorfos é pensar que precisam “treinar pesado” para compensar a dificuldade de ganhar massa magra. Entretanto, treinos muito longos e intensos geram um alto gasto calórico e podem, inclusive, favorecer o catabolismo muscular.