O que é o bem neutro?

Perguntado por: aconceicao . Última atualização: 20 de fevereiro de 2023
4.3 / 5 7 votos

Os bens neutros caracterizam-se genericamente pelo facto de a sua quantidade procurada ser independente do nível de rendimento dos consumidores. Neste contexto, a sua elasticidade-rendimento da procura (variação ocorrida na quantidade procurada derivada de uma variação no rendimento) é igual a zero.

Segundo o artigo 2º do citado decreto, considera-se bem de luxo, o bem de consumo com alta elasticidade-renda da demanda [3], identificável por meio de características tais como ostentação; opulência; forte apelo estético; ou requinte (inciso I).

Como exemplo de bem inferior se tem: Passagem de ônibus. Carne de segunda qualidade. Bebidas de segunda qualidade, entre outros.

Bens normais: são aqueles que a demanda aumenta na mesma proporção que aumenta a renda. Bens superiores: são aqueles que a demanda aumenta em maior proporção que o aumento da renda. Bens de consumo saciado: quando a demanda do bem não influenciará a demanda do bem (ex. arroz, farinha, etc.).

O bem de Giffen é um tipo de bem pelo qual a demanda aumenta quando o preço aumenta. O seu nome é dado em homenagem ao economista que primeiro identificou a ocorrência deste tipo de situação.

Tipos de bens econômicos

  • Públicos;
  • Privados;
  • Consumo;
  • Capital.

Bens materiais: São aqueles que como o próprio nome diz, são materiais e tangíveis. Ex: roupas, carros, alimentos, etc. Serviços: São aqueles que possuem preço, porém são intangíveis, como por exemplo: um serviço de advogado, uma consulta de médico, etc.

Eles podem ser divididos em:

  • Bens de consumo: destinados à satisfação de necessidades, podendo ser duráveis, como os imóveis, ou não-duráveis, como os alimentos;
  • Bens de capital: servem para provocar o surgimento de novos bens, como equipamentos, maquinários, edifícios etc.

Bens complementares são bens consumidos em conjunto. Bens substitutos são bens que podem ser consumidos no lugar de outros. Os preços de bens complementares ou substitutos também alteram a curva da demanda.

Características como marca forte, exclusividade, qualidade excelente, tradição, sofisticação, foram os grandes destaques, além de a percepção de que a definição de um produto de luxo confunde-se com os atributos de sua marca.

São pessoas de famílias tradicionalmente ricas e consideradas a classe mais alta de consumo. Esses consumidores buscam exclusividade e desejam se destacar das demais classes, sobretudo das classes que eles consideram inferiores, mas que também são consumidoras de luxo, como você verá a seguir.

QUESTÃO CERTA: Em um ambiente sem incerteza, se a quantidade demandada do bem diminui quando seu preço reduz, então, o bem é inferior. Um bem do qual a demanda diminui quando seu preço diminui é conhecido como um bem de Giffen – como TODO bem de Giffen é um bem inferior a questão está correta!

Os bens básicos são sui generis, o que significa que não fazem parte de outro bem. Os bens básicos são indispensáveis, o que significa que podemos considerar que qualquer pessoa que não os possua sofreu uma perda ou dano sérios.

Bens complementares: são bens consumidos conjuntamente (exemplo: café é açúcar). Exemplo: um aumento no preço do café tenderia a reduzir não só a sua quantidade demandada, mas também a do seu complementar, o açúcar. Bens substitutos: são bens consumidos concorrentemente (exemplo: carne e frango).

Classificações de bens acessórios: Naturais – surgem da própria essência do bem principal, por exemplo, uma árvore e seus frutos. Industriais – têm sua origem numa atividade humana, como a cadeira e a mesa. Civis – são bens mais complexos, têm sua origem numa relação jurídica entre pessoas.

Já bens complementares são aqueles que, quando o preço de um diminui, a demanda pelo outro aumenta. Carro e gasolina são um exemplo disso: se o preço de automóveis cai, a demanda por gasolina deverá aumentar. Pelo menos no discurso, as operadoras de TV e telefonia tratam aqueles aplicativos como bens substitutos.

Os bens substitutos são bens que competem entre si pelo mesmo consumidor, sendo que, em um mercado competitivo, o consumidor irá optar por consumir o bem A ou o bem B, mas nunca os dois ao mesmo tempo.

Os bens de Veblen tem mais demanda quando o preço é elevado, e pode ser exemplificado por bens de alto luxo que satisfazem o consumidor justamente por ter um alto preço, ou seja, são símbolo de status. Já os bens de Giffen são bens de baixa qualidade que são consumidos pois não há outra alternativa.

Inelásticos: aqueles que o consumidor não é muito sensível quanto a quantidade que ele irá comprar em caso de uma mudança em seu preço. Geralmente um bem essencial e com poucos substitutos.

Bens de Veblen, ou bens de consumo ostentatório, são uma categoria de bens materiais de consumo caracterizados por apresentarem uma relação distinta entre demanda e preço.

Bens intangíveis são as propriedades imateriais, não existem fisicamente, como é o caso de softwares, sistemas, licenças, marcas, patentes, direitos autorais, desenvolvimento de tecnologia, receitas, fórmulas e outros.