O que é o bash no Linux?

Perguntado por: alessa . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.1 / 5 5 votos

Bash é um acrônimo para "Bourne Again Shell" e foi desenvolvido em 1989 para suceder o Bourne Shell. É um programa shell executado em uma interface de linha de comando e tem como principal função controlar sistemas operacionais, sendo comumente utilizado no Linux e no macOS.

O BASH é um interpretador de comandos em ambientes Unix. Um comando é uma ação ou um conjunto de ações que são enviadas para um interpretador (shell). O BASH (Bourne Again Shell), criado por S. R. Bourne, é o mais utilizado desses programas, apesar de existir outros tais como csh, tesh, sh.

Feita a instalação, para abrir o Bash, basta abrir o menu Iniciar e procurar por “Ubuntu (sem as aspas) e clicar nessa opção. Se quiser, você pode até fixar este atalho do aplicativo no menu Iniciar, barra de tarefas ou desktop, para facilitar o acesso a ele.

O Shell Script é uma linguagem de script utilizada em alguns sistemas operacionais, principalmentes em sistemas GNU/Linux. Com o Shell nós conseguimos criar comandos para o Linux, ou melhor, criar tarefas para serem executadas de tempos em tempos, scripts de inicialização e muitas outras coisas.

Para quem está começando, o melhor shell para estudar é o BASH, ele é clássico, é o mais utilizado, se você for cuidar de servidores Linux, ele vai fazer parte da sua vida. O ZSH deve ganhar mais espaço com o tempo também, sendo mais uma opção para o mercado já que ele é compatível com POSIX.

No mundo do software, um Terminal e um Console são, para todos os efeitos, sinônimos. Um shell é o programa para o qual o terminal envia uma entrada do usuário. O shell gera saída e a passa de volta ao terminal para exibição.

Vá para Configurações> Atualização & Segurança > Para Desenvolvedores > Ative o Modo Desenvolvedor. Na pesquisa do Windows 10, digite: Ativar ou desativar Recursos do Windows. Abra, e seleciona Windows Subsistema para Linux opção (Beta). Clique em instalar o recurso.

Para sair, use: logout.

Criação do shell script
Podemos fazer isso via terminal ou via modo gráfico, sendo que, no último caso, basta apenas clicar com o botão direito do mouse em um diretório desejado e escolher criar novo arquivo de texto ou criar novo documento.

O Git Bash é o aplicativo para ambientes do Microsoft Windows que oferece a camada de emulação para a experiência de linha de comando Git. Bash é acrônico para "Bourne Again Shell". Shells são aplicativos terminais usados como interface em sistemas operacionais por meio de comandos gravados.

Bourne-Again Shell (trocadilho com Stephen Bourne, autor do Unix Shell sh), ou Bash, é o interpretador de comandos para sistemas GNU.

Para excluir ou limpar todas as entradas do histórico bash, use o comando history abaixo com a opção -c . Como alternativa, você pode usar o comando abaixo para excluir o histórico de todos os últimos comandos executados permanentemente no arquivo.

AK-47

A Vandal é escolhida um total de 76% das vezes em filas competitivas, enquanto em partidas do cenário profissional aparece em 72% das ocasiões. Dessa forma, a arma que se assemelha à AK-47 do Counter-Strike: Global Offensive (CS:GO) coloca-se como uma grande favorita dos jogadores.

Para ver quais os shells que estão disponíveis no sistema, basta verificar o conteúdo do arquivo /etc/shells. O Linux apenas pedirá a senha do usuário logado para confirmar a alteração. Na próxima vez que o usuário logar no sistema, o ash será o seu shell padrão.

Basta aceder à Microsoft Store e procurar por “Ubuntu”. Clique em 'Obter' para fazer o download. Feito o download, estamos prontos para iniciar o bash e proceder às respetivas configurações. Clique em 'Iniciar'.

Alternativamente, da mesma forma que você fez antes para testar o ZSH enquanto o Bash era o padrão, basta digitar “bash” dentro do terminal com o ZSH que o Bash volta rapidinho à aparecer.

Shell script é o nome dado a um arquivo que será interpretado por algum programa tipo Shell. Atualmente existem vários programas tipo Shell. Além dos principais - sh e bash -, existem também, ksh, zsh, csh e tcsh. Um Shell script (ou script em Shell) necessita basicamente do interpretador Shell.