O que é o baixo cômico?

Perguntado por: hhipolito . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.5 / 5 2 votos

- Baixo-Cômico, são artistas que compõem o personagem com certa facilidade, seus gestos são fortes e precisos e, por isso, possuem uma comicidade pontual, com certo rigor, sem cair no extremo ou no exagero.

Aristófanes

Aristófanes (447 a.C. a 385 a.C.)
Considerado o maior autor da comédia antiga, escreveu mais de 40 peças, das quais conhecemos apenas 11, entre elas: "Lisístrata", "As Vespas", "As Nuvens" e "Assembléia de Mulheres".

A comédia teve origem na Grécia Antiga, é um gênero teatral que por meio de situações bem humoradas pretende provocar o riso. Muitas vezes é utilizada para fazer críticas sociais de forma engraçada. peça, ou simplesmente no fato de tudo dar errado para o personagem.

Que provoca risos através de elementos engraçados; divertido ou ridículo: situação cômica.

As comédias procuram entreter e divertir o público, dando-lhe vontade de rir, e em que os finais costumam ser felizes. A comédia é também o gênero que agrupa todas as obras com essas características.

A comédia silenciosa não residia necessariamente em uma emulação da língua, ou sequer nas operações da ficcionalidade, e tampouco no registro documental. Ela reside, enfim, oposta à ficção e ao documentário, em um terceiro vértice: a poesia cinematográfica. Portanto, Chaplin.

Uma das importantes características que a diferenciam da comédia eram os personagens. Assim, na tragédia os personagens eram deuses, reis e heróis, enquanto na comédia eram homens comuns. Os mais importantes dramaturgos gregos desse gênero foram: Ésquilo, Sófocles e Eurípides.

O Regador Regado

L'arroseur Arrosé (O Regador Regado), de 1896, filme francês dos irmãos Lumière, é considerado a primeira comédia da história do cinema.

A grande diferença entre o stand-up e o show de comédia é que o stand-up nada mais é do que histórias, geralmente vivenciada pelos humoristas, na qual eles enfatizam o momento com muito humor, deixando de ser piada, mas mantendo a história engraçada.

Édipo Rei

Só para citar um exemplo, “Édipo Rei”, escrita por Sófocles, por volta de 427 a.C, ainda é uma das tragédias gregas mais populares que conhecemos. Definida por Aristóteles como a mais perfeita do gênero, seduziu e seduz até hoje grandes diretores e encenadores ao redor do mundo.

Lisístrata – cujo nome significa “aquela que dissolve tropas” – é entendida por Anderson como “estranha”. Isso porque ela representa um tipo raro na Grécia Antiga: uma mulher instruída e capaz de se posicionar.

Acredita-se que a ideia de teatro tal como conhecemos hoje surgiu na Grécia Antiga, no século IV a.C. O termo grego “theatron” significa “lugar para ver”. No theatron eram realizadas cerimônias religiosas em honra a Dionísio, o deus grego do vinho.

(EAJAAR0678) Compreender e experimentar os elementos da linguagem teatral: personagem, espaço cênico, ação dramática, plateia, figurino, iluminação, sonoplastia e outros, em seus diferentes modos de composição cênica.

PROFESSOR: Para que o teatro dramático exista, são necessários três elementos operativos que podemos chamar de “tríade essencial”: o texto, o ator e o público.

Os gêneros teatrais mais conhecidos são:

  • Tragédia.
  • Comédia.
  • Tragicomédia.

O humor reside em ocorrer algo fora do esperado numa situação. Há diversas situações em que o humor pode aparecer numa prova de vestibular. Há as tirinhas e charges, que aliam texto e imagem para criar efeito cômico; há anedotas ou pequenos contos; e há as crônicas, frequentemente acessadas como forma de gerar o riso.

Que provoca risos; divertido, engraçado; ridículo: situação cômica.

Que é trágico e cómico ; meio triste, meio alegre. Feminino: trágico-cômica. Plural: trágico-cômicos.

2 dissimulação, farsa, fingimento, hipocrisia, teatro.