O que é o aumentativo de colher?

Perguntado por: levangelista . Última atualização: 9 de fevereiro de 2023
4.3 / 5 18 votos

O aumentativo de colher - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa. Qual o aumentativo de colher? O aumentativo de colher é colherão.

Grau aumentativo é aquele que, além de indicar tamanho aumentado, também expressa exagero ou desprezo. Por exemplo: Foi quando, com a sua bocarra, o leão atacou sua presa. (indica tamanho)

O grau aumentativo é usado, maioritariamente, para indicar o tamanho grande ou aumentado de um ser ou de um objeto. Grau normal: casa, amigo, barulho, homem, papel. Grau aumentativo: casarão, amigão, barulhão, homenzarrão, papelão.

colherão - Dicionário Online Priberam de Português.

Com o sentido de talher, pronuncia-se /colhér/. Ex: A criança só come se for com a colher. Colher – verbo – significa separar os frutos, flores ou folhas da planta.

O que é Colher: S.F. Utensílio de uso doméstico utilizado para comer.

pirulitões | Dicionário Infopédia da Língua Portuguesa.

As palavras lápis, caderno, caneta, aluno, aluna, giz, árvore e borracha não são usadas no grau aumentativo.

Veja outros aumentativos, de acordo com a forma erudita:
Copo – Copázio. Boca – Bocarra. Fogo – Fogaréu. Homem – Homenzarrão.

Poderemos usar como aumentativos de faca os vocábulos: facão, facalhão e facalhaz. Não é frequente o aumentativo de barata, visto que é um animal de dimensões determinadas. No entanto, para expressar uma emoção, poderão surgir as palavras baratona, baratana e baratão.

Se você vai em uma sorveteria e quer tomar muito sorvete, você pede um sorvetão.

saparrão

Em relação ao aumentativo de sapo, o Dicionário Houaiss regista saparrão em duas acepções: «1 sapo muito grande; 2 Derivação: sentido figurado.

bêbado - bebarro. beiço - beiçola. bicho - bichão/ bicharrão. boca - bocarra.

– O aumentativo de papel continua a ser papelão, isto é, papel encorpado, cartão grosso; papelzão tem significado diferente: refere-se ao tamanho. É um papel de tamanho maior do que o vulgar. Com papelão, referimo-nos à consistência do papel.