O que é o atendimento empático?

Perguntado por: ebittencourt . Última atualização: 21 de fevereiro de 2023
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No atendimento ao cliente, empatia é a capacidade de interagir com as pessoas, construir um relacionamento, fazê-las sentir-se ouvidas, respeitadas e compreendidas. Reconhecer suas preocupações é essencial para oferecer uma experiência positiva e conquistar sua lealdade.

Se você deseja desenvolver a sua empatia, confira cinco modos de fazê-lo abaixo!

  1. Pratique a escuta. ...
  2. Preste atenção na linguagem corporal. ...
  3. Tente entender o lado do outro mesmo quando você discorda. ...
  4. Faça perguntas. ...
  5. Se imagine no lugar da pessoa.

Atributos da empatia
Capacidade de ver o mundo como outra pessoa vê; Habilidade para entender os sentimentos de outras pessoas; Aceitação das pessoas como elas são, sem julgamento; Expressar-se de forma que as pessoas entendam que você compreende os sentimentos delas.

Como promover a empatia no atendimento ao cliente?

  1. Analise a relação que tem com o seu cliente.
  2. Conheça (profundamente) o seu consumidor.
  3. Coloque o cliente como centro das suas ações.
  4. Aproveite melhor os seus canais de atendimento.
  5. Ofereça bons treinamentos ao seu time.
  6. Cuide do seu pós-venda.

Psicologicamente, empatia é a capacidade de você sentir o que uma outra pessoa sente caso estivesse na mesma situação vivenciada por ela, ou seja: procurar experimentar de forma objetiva e racional o que sente o outro a fim de tentar compreender sentimentos e emoções.

O grande objetivo de todas as frases empática, é criar um diálogo garantindo um ambiente de compreensão e troca entre o agente e o cliente. Dessa forma, é possível fazer com o que cliente se sinta acolhido e com a certeza de que sua dor ou dúvida será resolvida.

A empatia é essencial na prestação de cuidados centrados no paciente e pode ser descrita como a capacidade de compreender a situação, perspetivas e sentimentos do paciente, comunicar essa compreensão, verificar a sua veracidade e, então, agir em concordância com esse conhecimento.

O que é a empatia:
Está intimamente ligada ao altruísmo - amor e interesse pelo próximo - e à capacidade de ajudar. A empatia também ajuda a compreender melhor o comportamento alheio em determinadas circunstâncias e a forma como outra pessoa toma as decisões. Um exemplo de empatia seria o caso de racismo, por exemplo.

Empatia Cognitiva: ou seja, a habilidade de entender o ponto de vista da outra pessoa. Empatia Emocional: isto é, a habilidade de sentir o que o outro sente. Preocupação Empática: a capacidade de sentir o que o outro precisa.

Empatia é uma atitude que deveríamos utilizar ao nos relacionar com as outras pessoas, uma capacidade de compreender meticulosamente, de compartilhar ou considerar sentimentos, necessidades e perspectivas de alguém, expressando esse entendimento de tal maneira que a outra pessoa sinta-se de fato compreendida e tenha ...

Empatia é a habilidade de se imaginar no lugar de outra pessoa, compreendendo seus sentimentos, desejos, ideais, crenças e valores. Significa literalmente calçar-se com os calçados deste, para sentir suas restrições, adversidades e desafios.

Atendimento humanizado é o processo em que o cliente, em contato com uma empresa, tem as suas necessidades atendidas com sucesso, ao mesmo tempo em que a abordagem acontece com empatia e foco na resolução de problemas.

Ouça as pessoas
Ouvir as pessoas com atenção e cuidado é o primeiro passo para melhorar e demonstrar sua empatia. Não adianta apenas ouvir por ouvir enquanto divide sua atenção com o celular ou a planilha que está criando. É preciso ter mente e coração abertos para entender o que a pessoa tenta comunicar.

Sensibilidades para sentir: 1 sentimentos, simpatias, sensibilidades, solidariedades, piedades, compaixões, comiserações.

A empatia estimula a reciprocidade e a interconectividade, além de melhorar nossa comunicação pessoal e social. Uma vez entendida como função da inteligência humana, a empatia diz respeito, antes de tudo, ao gerenciamento das emoções e pode ser desenvolvida desde a infância.