O que é o arredondamento na folha de pagamento?

Perguntado por: laparicio . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.7 / 5 13 votos

Arredondamento automático (múltiplos de) – Quando o valor é maior que 0, ao gerar um adiantamento, folha mensal, férias, ou rescisão (caso o parâmetro “Arredonda valores no cálculo de rescisão?” esteja marcado como “Sim”) será calculado arredondamento para ajustar o valor total calculado, ou seja, o valor líquido.

Arredondamento é o nome dado à dispensa de casas decimais em um número decimal. Esse procedimento geralmente é feito quando as casas dispensadas não possuem grande relevância no resultado, como acontece quando a conta de um restaurante é R$ 100,00 exatos a serem divididos para três amigos.

Esta conta de arredontamento é um acerto de pagamento à maior de salário e são valores ínfimos e devem ser abatidos em conta partida anterior, feito lançamento de estorno. São lançamentos que não devem gerar receitas.

Para arredondar um número, devemos identificar qual é o algarismo posterior à última casa decimal a ser conservada. Se o algarismo for menor que 5, o último algarismo de interesse é mantido. Se o algarismo for maior que 5, o último algarismo de interesse é acrescido em uma unidade.

Para Cima - O arredondamento será para cima, ou seja, no caso do exemplo de líquido no valor de 1654,06, o sistema pagaria 1655,00, ou seja, informa 0,94 do líquido e devolve como um saldo de salário negativo no cálculo seguinte. Variando Conforme Valor - Neste caso, valores menores que 5 são arredondados para baixo.

O arredondamento, ou troco do mês, é uma ferramenta utilizada pelo sistema de cálculo para evitar o pagamento do salário em centavos (moedas). Um tipo de adiantamento de alguns centavos para arredondar o valor do seu salário atual. Horas trabalhadas além da jornada de trabalho combinada com o empregador.

Foi implementada uma opção que permite o usuário indicar em qual parcela do cartão de crédito será feito o arredondamento quando a divisão das parcelas não for um valor exato, com até 2 casas decimais.

Quando o líquido for negativo, o sistema irá gerar um arredondamento suficiente para zerar o líquido. Desse modo, não podemos efetuar Recálculo, pois já está considerado o pagamento do Salário Família e, novamente, o Líquido será zerado entendendo que não houve esse pagamento, gerando o evento de Arredondamento.

Utilizando o arredondamento, facilitamos a compreensão das informações. O arredondamento também é muito prático nas situações envolvendo inúmeros valores, pois facilita a estimativa de quantidade.

Arredondamento de números é o descarte de casas decimais, quando não é conveniente ou mesmo necessária a utilização de todas. Ao arredondar um número, não se considera ou, descarta-se as demais casas decimais. No arredondamento, apenas a quantidade de casas decimais pretendida é mantida.

Realizar as operações de arredondamentos são de fundamental importância para nossos estudos, principalmente ao calcular valores que têm muitas casas decimais. Muitas vezes é muito mais fácil e mais compreensível usarmos valores arredondados para melhorar o entendimento do público que terá acesso à informação.

A diferença (ou ERRO) entre o número original e sua aproximação (4,35 - 4,346) é igual a 0,004. Se tivéssemos aproximado 4,346 par 4,34, estaríamos cometendo um ERRO de aproximação muito maior, uma vez que a diferença entre o número original e a sua aproximação (4,346 - 4,34) é igual a 0,006.

Por convenção, quando é inferior ao numero 50, ele é arredondado para menos e, quando equivale a 50 ou mais, para cima. Ou seja: o arredondamento de 873 para a centena mais próxima é 900.

Temos que: 5141 = entre 5100 e 5200.

Exemplo: Arredondando 4,6435 para a terceira casa decimal, teremos 4,643, pois o algarismo de comparação é 5, que é o último do número. 2º Exemplo: Arredondando 4,6435000 para a terceira casa decimal, também teremos 4,643, pois o algarismo de comparação é seguido apenas por zeros.

Se ele for menor que 5, arredonde para baixo; se for igual ou maior, arredonde para cima.

Siga estas etapas simples para arredondar um número para o 1000 mais próximo: • se o número já for um múltiplo de 1000, ele não muda. se o dígito das centenas for menor que 5, o número será arredondado para baixo. Simplesmente mude os dígitos de unidades, dezenas e centenas para zero.

Na fórmula, digite “=ARREDONDAR. PARA. BAIXO”, abra parênteses, selecione a célula com o valor, separe por ponto e vírgula, defina a quantidade de dígitos e aperte “Enter”. O valor arredondado para baixo foi de 178,2 reais.