O que é o apelido em Portugal?

Perguntado por: lpadilha . Última atualização: 21 de janeiro de 2023
4.1 / 5 13 votos

O que em Portugal é apelido, no Brasil é sobrenome, porque o apelido brasileiro é a alcunha portuguesa.

Em português europeu, é de facto tradicional fazer uma distinção entre nome de baptismo ou nome próprio e nome de família ou apelido (sobrenome, no Brasil). Nome ou nome completo são as designações da sequência de nomes próprios e de família que identifica um indivíduo.

O nome é direito da personalidade, apelido, não o é. Não se pode negar que alguns apelidos terminam servindo para identificação de uma pessoa. Apelidos notórios, públicos, que, não raro, servem, por si só, para identificar o seu titular pessoal e profissionalmente.

Nomeação que expressa uma particularidade de alguma coisa. Nome particular usado no lugar do nome próprio; alcunha. [Antigo] Ação de chamar, de convocar; chamamento.

Gajo/Gaja é o mesmo que rapaz/moça.

ma·mã mã [Portugal, Informal] Forma, geralmente carinhosa, de chamar ou de se referir à mãe.

«Os apelidos são escolhidos entre os que pertençam a ambos ou só a um dos pais do registando ou a cujo uso qualquer deles tenha direito, podendo, na sua falta, escolher-se um dos nomes por que sejam conhecidos».

SÃO PAULO – Para evitar dificuldades na pronúncia, na identificação do gênero ou nomes muito estrangeiros, o governo de Portugal tem uma extensa lista de nomes proibidos no país, atualizada recorrentemente.

"La Roja": veja origem do apelido da Espanha, que teve Brasil como inspiração e polêmica com Chile.

Já "apelido", em Português, pode ser "apodo" ou "sobrenombre" em Espanhol: Soy Mariana, pero mi apodo/sobrenombre es Mari. Eu sou Mariana, mas meu apelido é Mari.

Não à toa que Paris é chamada de “Cidade das Luzes”. O apelido, dado em razão a relevância educacional e cultural da cidade na Europa durante o Iluminismo (séc. XVII), funciona perfeitamente nos dias de hoje: Paris é uma cidade iluminada.

Apelido pode referir-se a: Sobrenome — parte do nome de um indivíduo que indica seu vínculo familiar; sobrenome, nome de família (é o sentido mais comum em Portugal). Alcunha — designação informal para identificar uma pessoa, objeto ou lugar; alcunha, apodo (é o sentido mais comum no Brasil).

O tipo mais básico e comum de apelido é uma versão curta do nome de alguém. Por exemplo, Alexandre pode encolher para Alex ou Alê, Fernanda para Nanda ou Fefa, Ronaldo para Naldo e assim por diante.

Não se sabe ao certo quando surgiram, mas acredita-se que existam há centenas de anos. Estão ligados à origem dos sobrenomes. No passado, eram os apelidos que ajudavam a diferenciar o nome das pessoas.

Ele deu um apelido para você: apelidos são um jeito ótimo para os homens mostrarem suas emoções. Sendo assim, eles escolhem um apelido associado a um sentimento, geralmente agradável, para que toda vez que pronunciarem o apelido, aquela boa sensação irá invadi-los.

Usar “moça” ou “moço” para chamar alguém
Procure, ao invés disso, usar os tradicionais “com licença”, “me desculpe”, “bom dia”. O mesmo vale para a expressão usada quando não entendemos algo e queremos que a pessoa repita o que disse. O nosso primeiro impulso é dizer “Hã?”, “Oi?”, “Não entendi”.