O que é o antioxidante INS 220?

Perguntado por: aarruda8 . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.9 / 5 10 votos

O principal conservante dos vinhos é o dióxido de enxofre, também conhecido como anidrido sulfuroso, SO2, INS 220 ou apenas como sulfito. Ele é adicionado para evitar contaminações e minimizar os efeitos do oxigênio na bebida.

Na indústria o SO2 é utilizado para a produção de ácido sulfúrico (H2SO4), que possui numerosas aplicações como reagente químico. O SO2 também tem aplicação como conservante de alimentos (frutos secos), gás de refrigeração na indústria de bebidas e na fabricação de papel sulfite.

vinhos tintos

Ao contrário do que muita gente pensa, os vinhos tintos contém menos sulfitos do que os vinhos brancos. Isso porque, os vinhos tintos contam com uma maior concentração de taninos, que também agem como uma agente conservante, sendo necessário uma menor quantidade de sulfitos para preservar a bebida.

É um gás denso, incolor, não-inflamável e altamente tóxico e a sua inalação pode ser fortemente irritante. É produzido naturalmente pelos vulcões e em certos processos industriais.

No Ordenamento jurídico Brasileiro a IN – Instrução Normativa é um ato normativo expedido por uma autoridade administrativa. Tem a função de complementar as Leis e os Decretos e nunca poderão transpor, inovar ou modificar o texto da norma que complementam.

Ácido Ascórbico ou Vitamina C
Além disso, é um poderoso antioxidante, sendo usado para transformar os radicaislivres de oxigênio em formas inertes. É também usado na síntese de algumas moléculas que servem como hormônios ou neurotransmissores. Em gêneros alimentícios é referido pelo número INS 300.

Os antioxidantes são substâncias que protegem as células e o material genético da oxidação, processo que ocorre naturalmente no organismo devido à produção de radicais livres, podendo ser agravado por excesso de medicamentos, alimentação inadequada, tabagismo, alto consumo de bebidas alcóolicas e exposição solar e a ...

O que é antioxidante e para que serve? Como mencionado acima, antioxidante é um tipo de molécula capaz de suprir a demanda por elétrons dos radicais livres ou estruturas celulares afetadas por eles. Dessa forma, a atividade antioxidante retira os radicais livres do organismo e também inibem seu impacto.

Qualquer vinho que contenha mais de 10 partes por milhão (ppm) de dióxido de enxofre deve incluir o texto “contém sulfitos” em seu rótulo.

É abundante em aterros sanitários, lixões e reservatórios de hidrelétricas, e também pela criação de gado (a pecuária representa 16% das emissões mundiais de gases de efeito estufa) e cultivo de arroz. Também é resultado da produção e distribuição de combustíveis fósseis (gás, petróleo e carvão).

O Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama) criou um índice baseado na concentração de SO2 na atmosfera para determinar a qualidade do ar, visto que, em altas concentrações, o dióxido de enxofre pode causar danos à saúde humana e ao meio ambiente, como a chuva ácida.

Vinho tinto

Vinho tinto
O tinto seco é considerado o melhor vinho para saúde e o mais indicado para se obter todos os benefícios da bebida. Isso porque, na fabricação, as sementes e cascas da uva são preservadas, o que faz com que a concentração de polifenóis seja maior do que nas outras variedades.

Sulfitos são conservantes utilizados em alimentos e em algu- mas bebidas como vinho e cerveja.

Considera-se um vinho natural aquele feito de uvas cultivadas pelo método orgânico ou biodinâmico, e então, vinificadas naturalmente. Existem produtores mais radicais e outro menos radicais. Há quem adicione um pouco de SO2 e há quem não adicione. Assim como existem vinhos melhores e piores.