O que é o ângulo de Tales?

Perguntado por: alancastre . Última atualização: 17 de maio de 2023
4 / 5 9 votos

O teorema de Tales aplicado nos triângulos é mais conhecido por teorema da bissetriz interna. Esse afirma que: “Em todo triângulo, a bissetriz de qualquer ângulo interno divide o lado oposto a ele em duas partes proporcionais, em relação a seus lados adjacentes.”

A avaliação postural tem como objetivos principais a correção e a prevenção de possíveis alterações posturais. Consiste em analisar, avaliar e determinar atitudes e desvios posturais dos indivíduos. É comum que essas mutações acarretem desconfortos e incapacidades funcionais.

Segundo Souza (2011), a Avaliação Postural Estática consiste basicamente na análise dos seguintes aspectos:

  • Vista anterior;
  • Vista posterior;
  • Vista lateral.

Assimetria dos triângulos formados pela borda média e late- ral do braço e antebraço com a cintura pélvica e borda lateral do tronco (ângulo de Tales). O triângulo maior é o do lado da concavidade da curva.

3. Teste de Adams: neste teste, a criança deve se abaixar para frente, mantendo os pés juntos e os joelhos retos. Os membros superiores devem estar pendentes, com as mãos aproximadamente ao nível dos joelhos. A criança será avaliada pela cabeça e/ou pelas costas.

A escoliose é detectada através de exame postural e por exame específico, sendo o mais comum, o realizado com raios X. Através desse exame é possível localizar a altura da escoliose, ou seja, sua localização na coluna e sua angulação.

Há quatro tipos de escoliose principais: congênita, idiopática, neuromuscular e degenerativa.

A postura correta é a posição em que você mantém seu corpo e coluna vertebral de forma ereta contra a gravidade, respeitando as curvas fisiológicas. Essa postura correta deve ser mantida tanto na posição em pé, como sentado e deitado.

Como Fazer Uma Avaliação Postural: Passo a Passo

  1. Perguntar os Objetivos do Paciente.
  2. Auxiliar o Paciente a Realizar Movimentos Simples Para Avaliação.
  3. Utilize Um Simetrógrafo Quadro Postural.
  4. Observar os Problemas Encontrados.
  5. Se Atente aos Pequenos Detalhes.
  6. Faça Uma Boa Entrevista e Perguntas Corretas.
  7. Analise a Lesão.

Os cardiologistas são procurados porque as pessoas sabem que existe risco de óbito, mas ortopedistas também precisam ser consultados para que se faça uma avaliação postural, avaliando angulações articulares, desvios posturais, desnível de membros inferiores, diferença de musculatura entre membros e, também, ...

Existem diversos métodos para realizar uma avaliação postural. Os mais precisos são os realizados por imagem como radiografia e ultrassonografia. São métodos os quais os profissionais de educação física e fisioterapeutas não podem solicitar diretamente sem a autorização de um médico.

Posicionamento inicial
Comece a avaliação com o aluno em pé, de modo que ele fique o mais confortável possível. Em seguida comece a análise de baixo para cima.

Ao traçar uma reta paralela à base, é possível construir um triângulo menor semelhante ao triângulo maior. Além disso, os segmentos formados pela lateral do triângulo também são proporcionais, o que possibilita a aplicação do Teorema de Tales para encontrar valores desconhecidos nesse triângulo.

O Teorema de Tales possui diversas aplicações no cotidiano, constituindo uma importante ferramenta da Geometria no cálculo de distâncias inacessíveis e nas relações envolvendo semelhança entre triângulos.

O Teorema de Tales também pode ser aplicado nos triângulos. Se traçarmos uma reta paralela a um dos lados, cortando o triângulo ao meio, temos que os segmentos formados entre os lados do triângulo e a reta são proporcionais aos lados originais do triângulo.

O teste de Ross consiste na abdução, rotação externa do ombro, flexão do cotovelo mantida, associada à flexão e extensão dos dedos das mãos (abrir e fechar a mão), sendo considerado positivo se em até três minutos o paciente referir dor, fadiga e parestesia no território do nervo ulnar (4,12,22).

O teste de Thomas avalia o grau de contratura em flexão de quadril. Paciente em decúbito dorsal, com quadris estendidos, flete-se o quadril normal como objetivo de retificar a lordose lombar. Em caso de contratura em flexão do ílio-psoas, haverá uma flexão do quadril patológico.