O que é o ângulo de Louis?

Perguntado por: rAvila . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.1 / 5 17 votos

Em medicina, o ângulo de Louis, ou ângulo de esterno, é um importante ponto anatômico formado pela junção do manúbrio com o corpo do osso esterno. Recebeu esse nome em homenagem ao cirurgião francês Antoine Louis.

O manúbrio constitui a parte superior do osso esterno e se une ao corpo deste no chamado ângulo infraesternal, que é uma crista transversa saliente, facilmente palpável e ponto de referência importante, pois marca o ponto de junção do esterno com a segunda costela (através da cartilagem costal) e, assim, permite a ...

A parte superior do manúbrio tem uma borda rasa em forma de U chamada de incisura jugular (supraesternal). Isso pode ser facilmente sentido na base anterior do pescoço, entre as extremidades mediais das clavículas. A incisura clavicular é a depressão rasa localizada em cada lado nas margens súpero-laterais do manúbrio.

Geometria de Ackerman é um conjunto geométrico do sistema de direção criado para compensar a diferença entre os arcos gerados pela roda interna e externa à uma curva.

O ângulo de Charpy é definido por Tarantino [11] como um ângulo formado pelas últimas costelas, sendo utilizado para caracterização da morfologia do tórax e do biotipo do paciente.

Tumores na articulação costosternal; Pressão no peito (ex: compressão exercida pelo cinto de segurança durante uma freada brusca); Movimentos repetitivos feitos ao tossir ou espirrar; Determinados vírus ou doenças respiratórias como tuberculose, aspergilose e sífilis que provocam inflamações nas articulações.

crânio

O crânio é a estrutura esquelética da cabeça que sustenta o rosto e protege o cérebro. É subdividido em ossos do neurocrânio e do viscerocrânio.

A estrutura óssea do quadril consiste nos ossos pélvicos (ilíacos), sacro e cóccix. O osso pélvico é formado pela união dos ossos ílio, ísquio e púbis. Cada pessoa apresenta um par de ossos pélvicos, articulados entre si pela sínfise púbica, e ligados ao sacro.

As costelas falsas ou vertebrocondrais são a oitava, a nona e a décima costelas. Recebem esse nome por estarem ligadas apenas indiretamente ao osso esterno. Suas cartilagens são fixadas às cartilagens das costelas imediatamente superiores a cada uma.

A borda inferior do manúbrio articula-se com o corpo do esterno no ângulo esternal, também conhecido como ângulo de Louis, encontrada ao nível da borda inferior da vértebra T4.

O processo xifóide é o apêndice ou cartilagem que forma a extremidade inferior do esterno (que é um osso chato, plano e ímpar), situado no tórax. Alem do processo xifóide, o esterno se divide em manúbrio e corpo.

Raio-X de Esterno é o exame de imagem do esterno, osso que fica entre a clavícula e as costelas superiores. Ele tem a função de proteger os órgão do tórax, como coração e pulmão.

Ackerman é um nome de origem alemã que significa lavrador.

Ângulos suplementares são ângulos cuja soma é igual a 180 graus. Por exemplo, 150° e 30° são suplementares porque 150° + 30° = 180°.

Ângulo reto: possui exatamente 90º.

AVALIAÇÃO DO FRÊMITO TÓRACO-VOCAL (FTV)
Conceito: é o exame das vibrações percebidas pela mão do examinador, encostada na parede torácica, quando o paciente emite algum som. Procedimento: Antes e após examinar um paciente lave as mãos. O examinador deve se colocar atrás do paciente.

O aumento do frêmito aparecerá sempre que o processo patológico homogeneizar o meio a ser percorrido pelo som emitido, favorecendo sua transmissão e facilitando a percepção das vibrações na superfície do tórax. Duas são as eventualidades em que isso ocorre: nas condensações e nas cavidades.