O que é o amor de acordo com a Bíblia?

Perguntado por: ezanette . Última atualização: 24 de maio de 2023
4.1 / 5 9 votos

“O amor é paciente, o amor é bondoso. Não inveja, não se vangloria, não se orgulha. Não maltrata, não procura seus interesses, não se ira facilmente, não guarda rancor. O amor não se alegra com a injustiça, mas se alegra com a verdade.

Podemos ver o amor de Deus nas bênçãos que Ele nos dá. Poque Ele nos ama, Deus está constantemente nos presenteando com coisas grandes e pequenas que vão desde a beleza do mundo até as pessoas que fazem parte de nossa vida. Muitas vezes sentimos o amor de Deus ao interagirmos com outras pessoas.

Quem inventou o termo amor? A palavra tem suas raízes no termo em latim “amare”, que era usado para a distinção das carícias e cuidados da mãe dos cuidados do amor verdadeiro. Para além disso, a lingua também cita a palavra “Amma” que faz referência ao amor materno, como o primeiro amor incondicional do ser humano.

O amor é o princípio que cria e sustenta as relações humanas com dignidade e intensidade. Amor significa que eu posso ser gentil, cuidadoso e compreensivo. O amor é a base para uma convicção na igualdade e na bondade para com todos. O amor está em toda parte – eu posso sentir.

O amor não se alegra com a injustiça, mas se alegra com a verdade. Tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta – 1 Coríntios 13:4-7; - Quem não ama não conhece a Deus, porque Deus é amor – 1 João 4:8; - Nós amamos porque ele nos amou primeiro.

Conheça-as:

  1. Eros: amor apaixonado e romântico. É paixão, luxúria e prazer. ...
  2. Philia: amizade íntima e autêntica. ...
  3. Ludus: amor lúdico e sedutor. ...
  4. Storge: amor familiar incondicional. ...
  5. Philautia: amor-próprio. ...
  6. Pragma: amor comprometido e companheiro. ...
  7. Agápe: amor empático e universal.

Para o célebre escritor C.S. Lewis, o amor pode ser comunicado de quatro maneiras: Afeição, a forma mais básica de amar; Amizade, considerada a mais rara; Eros, o amor apaixonado; e Caridade, o maior e menos egoísta deles.

A língua grega detém as três principais acepções do Amor: Eros, Fília e Ágape. Comumente, relacionamos o primeiro ao amor sexual; o segundo à amizade e o último a um amor espiritual.

A teoria dos três amores

  • O primeiro amor. Geralmente acontece no início da vida, na adolescência, pode ser chamado de “amor de escola” por aparecer mais durante o ensino médio. ...
  • O segundo amor. ...
  • O último amor.

O amor humano se purifica e fortalece no amor de Deus. O amor a Deus e a pessoa humana por isso não se opõem. Não preciso decidir-me se vou amar a Deus ou as pessoas. Amo a Deus na medida em que amo as pessoas, e amo as pessoas na medida em que amo a Deus.

Embora sejamos incompletos, Deus nos ama completamente. Embora sejamos imperfeitos, Ele nos ama perfeitamente. Embora nos sintamos perdidos e sem rumo, o amor de Deus nos envolve totalmente. Ele nos ama porque está repleto de um amor infinito, santo, puro e indescritível.

No dicionário, o amor recebe o seguinte significado: “Um sentimento que leva a desejar o bem do outro, afeição profunda por alguém ou algo, intensa inclinação de caráter afetivo, simpatia, amizade, zelo e cuidado”.

Salmo 12 - Para viver um amor repleto de compreensão
"Salva-nos, Senhor, porque faltam os homens bons; porque são poucos os fiéis entre os filhos dos homens. Cada um fala com falsidade ao seu próximo; falam com lábios lisonjeiros e coração dobrado.

A maior prova de amor foi dada pela atitude de um homem que morreu na cruz para provar seu sentimento. Sofreu calado, porém seus sentimentos foram expressados por suas atitudes. É impossível falar de amor sem lembrar de Jesus Cristo. Pensador: colecione e compartilhe frases, poemas, mensagens e textos.

Eu te amo é uma expressão usada por aqueles que querem demonstrar o seu amor, afeto e carinho por alguém com significado especial. Por isso, muitas vezes é dita entre amigos ou familiares e não somente entre os casais.

Sua expressão máxima de caridade foi Sua Expiação infinita. Ele disse: “Ninguém tem maior amor do que este, de dar alguém a sua vida pelos seus amigos” (João 15:13). Esse foi o mais grandioso ato de longanimidade, bondade e altruísmo que já existiu.

O amor verdadeiro é o reflexo de um carinho puro e de uma afeição incondicional que só descobrimos depois que presenciamos. O amor verdadeiro é raro, e é a única coisa que dá à vida um verdadeiro sentido. O nosso coração descobre o amor verdadeiro quando as suas batidas entram no ritmo da paixão, do carinho e do afeto.

Hoje escrevo sobre as principais regras para viver um amor verdadeiro.

  1. #1: GOSTAR VERDADEIRAMENTE DE NÓS.
  2. #2: AMAR SEM MAS.
  3. #3: AMAR NÃO É PRECISAR.
  4. #4: UM AMOR VERDADEIRO TAMBÉM TEM PROBLEMAS.
  5. #5: O AMOR É UMA CONSTRUÇÃO.
  6. #6: O AMOR TEM LIMITES.
  7. #7: SE FAZ SOFRER, NÃO É AMOR.