O que e o algoritmo da multiplicação?

Perguntado por: ehilario4 . Última atualização: 1 de março de 2023
4.9 / 5 10 votos

Um algoritmo de multiplicação é um algoritmo (ou método) que realiza a multiplicação de dois números. Dependendo do tamanho dos números, diferentes algoritmos são usados.

Em matemática, os algoritmos estão mais próximos à definição ampla “sequência finita de operações para atingir um resultado”. Estas sequências de operações normalmente visam encontrar o valor de uma variável, Processos formais para calcular divisão e subtração passo a passo, por exemplo, são exemplos de algoritmos.

Os três tipos mais utilizados de algoritmos são a descrição narrativa, o fluxograma e o pseudocódigo (também conhecido como Linguagem Estruturada ou portugol).

Entrada: são os dados de entrada do algoritmo. — Processamento: são os procedimentos utilizados para chegar ao resultado. — Saída: são os dados já processados.

É uma sequência finita e ordenada de passos (regras), com um esquema de processamento que permite a realização de uma tarefa (resolução de problemas, cálculos etc.). Trata-se de uma palavra latinizada, derivada do nome de Al Khowarizmi, matemático árabe do século 9.

Al-Khwarizmi, o homem que simplificou a multiplicação.

A definição do que é algoritmo é a seguinte: algoritmo é uma sequência finita de ações executáveis que visam obter uma solução para um determinado tipo de problema. Traduzindo, ele é uma receita que mostra passo a passo os procedimentos necessários para a realização de uma tarefa.

Algoritmos são um conjunto finito de passos elementares que são aplicados sistematicamente até que a solução seja atingida.De forma simples, podemos dizer que um algoritmo define o caminho que deve ser seguido para chegar até a solução de um determinado problema.

Abaixo estão listados alguns passos importantes para a escrita de um algoritmo computacional:

  1. Preste atenção à ordem lógica da execução das tarefas;
  2. Lembre-se de que ele deve ter um início e fim;
  3. Ele deve ser completo;
  4. Deve ter um alto nível de detalhes;
  5. Cada tarefa é uma instrução, assim, defina-a bem.

O algoritmo da adição é composto por duas parcelas (os valores que são somados) e pela soma ou total (o resultado). Para utilizarmos o algoritmo da adição, as parcelas devem ser posicionadas da direita para a esquerda, de modo que primeiro somamos as unidades, depois as dezenas, centenas etc.

Portanto, embora o conceito de algoritmo possa ser aplicado a qualquer receita ou padrão aplicáveis e finitos, tem-se a impressão de que está associado às linguagens de programação e computação pois, atualmente, seu uso é, basicamente, voltado para o desenvolvimento de tecnologias.

regressão linear

A regressão linear é talvez um dos algoritmos mais conhecidos e bem compreendidos em estatística e aprendizado de máquina. É denominada dessa forma por ser uma reta traçada a partir de uma relação em um diagrama de dispersão.

Pseudocódigo. Comando de Controle IF. Comando de Controle While. Comando de Controle Switch Case.

Sendo assim, veremos dois métodos para representação de algoritmos: fluxograma – representação gráfica; pseudocódigo (português estruturado) – representação textual.

Características de um algoritmo
Ele tem que ter fim – para poder resolver o problema precisa ser finito. – Não ambíguo – sem margem para dupla interpretação. – Capacidade de receber dados de entrada do mundo exterior (interação). – Poder gerar informações de saída para o mundo externo ao do ambiente do algoritmo.

O algoritmo é uma estrutura lógica de etapas finitas e que resulta em algo. Com isso, podemos utilizar um algoritmo para organizar um passo a passo na execução de uma tarefa. Por exemplo, conseguimos criar um bolo a partir de um algoritmo.

Tendo esta ideia como ponto de partida, pode-se definir como um algoritmo qualquer coisa que siga determinadas regras e métodos, previsíveis ou não. O comportamento de uma pessoa ou de um animal, uma receita de bolo, uma máquina de fazer café e até uma aula podem ser considerados algoritmos.

O algoritmo de multiplicação de Booth é um algoritmo de multiplicação para números binários com sinal na notação complemento de dois. O algoritmo foi inventado por Andrew D. Booth em 1951 enquanto fazia pesquisas sobre Cristalografia no Colégio Birkbeck em Bloomsbury, Londres.

Um algoritmo é uma sequência de instruções bem definidas, normalmente usadas para resolver problemas de matemática específicos, executar tarefas, ou para realizar cálculos e equações.