O que é o agachamento búlgaro?

Perguntado por: rmedeiros . Última atualização: 29 de janeiro de 2023
4.8 / 5 4 votos

O agachamento búlgaro é uma variação mais avançada e perfeita para trabalhar bem o quadríceps e o glúteo. Ele, inclusive, é considerado um dos tipos de agachamento mais eficientes para ativar essas regiões.

Ele foi inventado pelo búlgaro (por isso o nome) Ivan Ivanov, um campeão mundial e olímpico em halterofilismo – levantamento de peso. Com esse acessório, podem ser realizados inúmeros exercícios e em variadas posições, atingindo praticamente todos os grupos musculares do nosso corpo.

As duas técnicas são, de fato, bastante similares. Mas um pequeno detalhe muda tudo: enquanto no afundo é preciso dar um passo em alguma direção, no agachamento os pés nunca se movem. Os dois exercícios trazem benefícios para nossa performance, então a escolha depende muito dos seus objetivos pessoais.

Você ainda se sente insegura na hora de fazer o agachamento búlgaro na academia? Pois saiba que alguns usuários da plataforma social TikTok andam apresentando uma alternativa: o leg press unilateral.

6 melhores agachamentos para glúteos

  1. Agachamento simples. Para fazer corretamente o agachamento simples deve-se: ...
  2. Afundo. Para se fazer o afundo, também conhecido por lunge ou agachamento com avanço é preciso manter-se em pé e: ...
  3. Agachamento sumo. ...
  4. Agachamento com barra. ...
  5. Agachamento com salto. ...
  6. Jogar bola na parede.

Agachamento búlgaro
O agachamento búlgaro é uma variação mais avançada e perfeita para trabalhar bem o quadríceps e o glúteo.

Como resultado, o agachamento búlgaro apresentou a melhor performance como exercício para os glúteos, seguido do stiff e, por último, o agachamento tradicional. Ainda mostrou ser o mais recomendado para ativação do músculo posterior da coxa.

Qual melhor exercício para a parte interna da coxa?

  • Agachamento. O agachamento é um dos melhores exercícios para estimular a musculatura da coxa. ...
  • Leg press 45. ...
  • Leg press horizontal. ...
  • Afundo. ...
  • Abdução de coxas. ...
  • Atividades cardiovasculares. ...
  • Aparelho abdutor. ...
  • Bola suíça.

Desta forma, assim como outros exercícios, é recomendado que os agachamentos sejam feitos até três vezes por semana e, preferencialmente, em dias intercalados - para que os músculos possam se recuperar. E se esse exercício é um item indispensável na sua rotina de treinos, variar nos tipos é essencial.

Para pessoas iniciantes, a recomendação é que faça 15 agachamentos corretamente, sendo indicado no primeiro dia a realização de 3 séries de 5 agachamentos com intervalo de 1 minuto entre as séries.

“O agachamento sumô é um exercício que recruta de maneira bastante eficaz os músculos da parte de trás da coxa e também glúteos. Pode ser uma opção muito boa no treino de membros inferiores”.

A dor muscular pós-treino acontece pelo acúmulo do ácido lático nos músculos e, geralmente, aparece logo após o exercício. Mas esta não é a única razão, já que a dor muscular pós-treino que demora mais a aparecer pode estar associada a micro lesões nos músculos.

Agachamento, levantamento terra, leg press, afundo e elevação pélvica são exemplos de exercícios que “ativam” o glúteo máximo, sendo o agachamento o mais eficaz entre eles.

As melhores estratégias para afinar a cintura são fazer exercícios moderados ou intensos, comer bem e recorrer a tratamentos estéticos, como radiofrequência, lipocavitação ou eletrolipólise, por exemplo. A gordura localizada na cintura é o resultado do consumo de mais calorias do que se gasta por dia.

Se você é iniciante e não conhece os exercícios: use halteres de 2 a 10 kg. Caso tenha força de base e costuma treinar cardio e peso corporal regularmente: use halteres de 4 a 10 kg. Quem já pode agachar com seu próprio peso corporal: use halteres de 6 a 10 kg.

“Assim como em qualquer outro exercício, não é recomendado fazer agachamento diariamente. O descanso é fundamental para a recuperação muscular e para evitar lesões” diz Gisele Santos, professora e consultora do Smart Fit Coach.

Por ser realizado em um banco inclinado a 45º, fortalece a panturrilha, o quadríceps (parte da frente das coxas), os glúteos e os isquiotibiais (posteriores das coxas). O leg press pode ser feito tanto por alunos mais avançados quanto por iniciantes, o diferencial é apenas a carga e número de séries e repetições.