O que é o adjunto?

Perguntado por: aalvim . Última atualização: 20 de janeiro de 2023
4.2 / 5 11 votos

adjetivo Que se encontra unido, ligado ou próximo a; junto, pegado. Que tem capacidade para auxiliar, ajudar; assistente. substantivo masculino Aquele que auxilia outra pessoa hierarquicamente superior; assessor. Quem substitui outra pessoa exercendo a mesma função; suplente.

Apesar de ambos serem classificados como termos acessórios da oração, a diferença entre o adjunto adnominal e o adjunto adverbial está em suas respectivas funções: Adjunto adnominal: caracteriza um substantivo.
...
Adjunto adnominal e adverbial

  • Artigo.
  • Adjetivo.
  • Locução.
  • Numeral.
  • Pronome.

Adjunto adnominal é o termo acessório da oração que tem a função de caracterizar ou determinar um substantivo. Isso pode ser feito através de artigos, adjetivos e outros elementos que desempenhem a função adjetiva. Exemplo: As melhores receitas foram deixadas pelos nossos avós.

As letras “ad” antes dos termos tem significados de adição, ou seja, adjunto é o que está ao lado, que está junto, e adnominal é o que está ao lado do nome (nominal).

1 ligado. 2 auxiliar, ajudante, assessor, próximo. 3 substituto, suplente, auxiliar. 4 adstrito, ajuntado, anexo, apenso, coadunado, contíguo, junto, ligado, pegado, unido, associado.

Função adjetiva do adjunto adnominal

  • Adjunto adnominal representado por adjetivo.
  • Adjunto adnominal representado por pronome adjetivo.
  • Adjunto adnominal representado por numeral adjetivo.
  • Adjunto adnominal representado por locução adjetiva.
  • Adjunto adnominal representado por artigo.

Assim, é chamado de adjunto adverbial o termo acessório da oração que possui valor adverbial e indica alguma circunstância do fato expresso pelo verbo, ou intensifica o sentido dele, de um adjetivo ou de um advérbio.

Adjunto adnominal

  1. Só acompanha substantivos;
  2. Indica agente, posse ou espécie;
  3. Tem valor ativo (ex: Quando falo “o carro do Pedro”, quero dizer que Pedro tem um carro, ou seja, o adjunto adnominal exerce uma influência sobre o substantivo);
  4. É um termo dispensável. Sua retirada da oração não prejudica o sentido geral.

A classificação dos adjuntos adverbiais depende das circunstâncias que eles indicam. Há adjuntos adverbiais de: tempo, modo, finalidade, intensidade, causa, companhia, lugar, circunstância, assunto, concessão, conformidade, instrumento, negação, afirmação, dúvida, matéria, meio, argumento.

O adjunto adverbial é um termo acessório na oração. O adjunto adverbial é um termo acessório com função de advérbio na oração, ajudando a indicar uma circunstância ou a intensificar o significado de um verbo, um adjetivo ou de outro advérbio.

A diferença entre adjunto adnominal e complemento nominal é a sua função. Enquanto o adjunto adnominal é usado para caracterizar um substantivo, o complemento nominal é usado para completar o sentido de um substantivo, um adjetivo ou um advérbio.

A origem é a palavraadjunto”, do Latim ADJUNCTUS, formado por AD, “a”, mais JUNCTUS, “unido, junto, ligado”, de JUNGERE, “colocar lado a lado, jungir, unir”.

AdjetivoEditar

SingularPlural
Masculinoadjuntoadjuntos
Femininoadjuntaadjuntas

O adjunto adverbial acompanha e classifica as circunstâncias em que ocorre a ação de um verbo, um adjetivo ou outro advérbio na oração. O adjunto adnominal acompanha e ajuda a qualificar um nome, isto é, um substantivo.

O adjunto adnominal é o termo da oração que sempre acompanha o substantivo do núcleo do sujeito da sentença, tendo a função de especializar, delimitar ou explicar o mesmo. Pode-se dizer que o adjunto possui uma função adjetiva, visto que ele atribui características a um substantivo.

quanto ao sentido da ação: o complemento nominal é passivo, recebendo a ação expressa do elemento a quem se liga. Já o adjunto adnominal é ativo, praticando a ação; quanto à ideia de posse: o complemento nominal nunca expressa posse, mas o adjunto adnominal frequentemente tem esse papel.

Deve-se ter claro, no entanto, que o objeto indireto é essencial para complementar o sentido de um verbo transitivo indireto, ao passo que o adjunto adverbial é elemento dispensável para a compreensão do sentido tanto de um verbo como de qualquer outro elemento ao qual se liga.

O adjunto adnominal e o predicativo modificam o núcleo do objeto ou o núcleo do sujeito. A diferença entre eles é que o adjunto adnominal se situa no entorno do núcleo, dentro da função sintática, e o predicativo se situa fora da função sintática.

Como fazer a análise sintática
Após encontrar o verbo, deve-se classificar o sujeito e procurar por complementos para, depois, localizar os predicativos que podem estar ou não presentes no contexto. Por fim, depois de encontrar o verbo, sujeito e complementos, deve-se procurar os adjuntos adverbiais ou nominais.

Hoje, já, afinal, logo, agora, amanhã, amiúde, antes, ontem, tarde, breve, cedo, depois, enfim, ainda, jamais, nunca, sempre, doravante, outrora, primeiramente, imediatamente, antigamente, provisoriamente, sucessivamente, constantemente, entrementes.

O advérbio possui a função de modificar o sentido do verbo, acrescentando-lhe uma circunstância. Pode também se referir a um adjetivo ou a outro advérbio, ou, até mesmo, a uma oração inteira.