O que é o acordo de Basileia 3?

Perguntado por: aluz7 . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.9 / 5 14 votos

Basileia 3 é um conjunto de regulamentos bancários internacionais desenvolvidos pelo Banco de Compensações Internacionais (BIS) que tem por objetivo promover a estabilidade no sistema financeiro internacional. O regulamento Basileia III visa reduzir os danos causados à economia pelos bancos que assumem muitos riscos.

O objetivo do Acordo foi fortalecer a solidez e a estabilidade do sistema bancário, evitar o chamado “efeito dominó”, por meio da recomendação para os bancos constituírem um capital mínimo, de forma a minimizar os riscos de insolvência das instituições bancárias, e que fosse suficiente para fazer frente a boa parte das ...

O objetivo é prudencial, de minimização do risco das aplicações feitas pelas instituições financeiras, de forma a garantir sua liquidez e solvência, preservando a integridade do mercado financeiro e, ao final, torná-lo um local cada vez mais seguro para a guarda do dinheiro e aplicação das economias.

As principais mudanças introduzidas por esse acordo foram as seguintes: aumento das exigências de capital dos bancos; introdução de um colchão de conservação de capital; introdução de padrões de liquidez e de alavancagem máxima global. É importante ressaltar que Basiléia III não se constitui em um novo acordo.

O Acordo de Basileia surgiu em 1988 com o objetivo de regular o funcionamento dos bancos e diversas instituições financeiras. Sobretudo, a finalidade principal do acordo é dar mais segurança e preservar a solidez do sistema bancário mundial.

“Quanto mais alto for o Índice de Basiléia, significa que o capital próprio do banco é maior, ou o risco da carteira de crédito é menor”, explica o especialista da EQI Investimentos. O Banco Central considera como uma instituição saudável aquela que tem o Índice de Basiléia entre 11% e 50%.

O índice de Basileia do Nubank terminou o trimestre de 18,7% no Brasil, acima do mínimo requerido de 10,5%, e afirmou que tem mais de 2 bilhões de dólares em excedente de fluxo de caixa.

Bradesco: Basileia de 15,8%

O Capital Principal é composto principalmente pelo capital social do banco (Ações ON + PN), Reservas de capital e Lucros acumulados. Essa parte representa principalmente o patrimônio líquido dos acionistas, o nível de capital mais apto a suportar perdas.

É por meio de um rigoroso cruzamento de dados e informações de CPF, CNPJ e de mercado que a instituição financeira poderá identificar se o cliente dispõe de capacidade financeira suficiente para tomar aquele crédito.

O Sistema Financeiro Nacional (SFN) opera sob regras estabelecidas pelo Conselho Monetário Nacional (CMN), pelo Banco Central (BC) e pela Comissão de Valores Mobiliários (CVM), para garantir a eficiência da intermediação de recursos e promover a estabilidade financeira.

O Acordo de Basileia é um tratado feito por um comitê permanente de análise de risco para identificar fragilidades do mercado financeiro e evitar possíveis colapsos. Até hoje, foram assinados três versões do documento que tenta regular as instituições financeiras.

Patrimônio de referência é a medida de capital regulamentar utilizada para verificar o cumprimento dos limites operacionais das instituições e conglomerados financeiros e demais instituições autorizadas a funcionar pelo Banco Central do Brasil.

Tipos de risco financeiro

  • Risco de mercado. O risco de mercado surge quando há perdas no valor e na posição de um ativo de uma empresa em virtude de flutuações do próprio mercado. ...
  • Risco de crédito. ...
  • Risco operacional. ...
  • Risco de liquidez.

O cálculo do Índice da Basileia é o seguinte: IB = PR/RWA.

1988

A introdução do requerimento mínimo de capital para cobertura de risco de crédito, o índice de Basileia, ocorreu em 1988, com o Acordo de Basileia I.

Também conhecido como índice de Basileia.

Só que isso não quer dizer que o risco é zero e o investidor deve estar atento ao índice de basileia. Confira o indicador mais recente dos principais bancos do nosso país, segundo as informações do Banco Central e do Banco Data: Itaú: Basileia de 14,7% Bradesco: Basileia de 15,8%