O que é o 5 mandamento?

Perguntado por: loliveira . Última atualização: 20 de fevereiro de 2023
4.5 / 5 5 votos

5. Honra teu pai e tua mãe. Honra teu pai e tua mãe, a fim de que tenhas vida longa na terra que o Senhor, o teu Deus, te dá. Devemos honrar pai e mãe, pois são eles que nos dão a vida e nos transmitem o conhecimento de Deus.

Papa João Paulo II

Eles foram instituídos pelo Papa João Paulo II, em 1992, para que sejam seguidos por todos os católicos do mundo. Por isso, é sempre bom lembrarmos e propagarmos essas obrigações.

Não pecar contra a castidade é o 6º mandamento. E você sabe o que significa? O Catecismo da Igreja Católica, no número 2335, diz: “o sexo masculino e feminino, com igual dignidade, embora de modo diferente, são imagem do poder e da ternura de Deus”.

O 7º mandamento, “não furtar”, vai além de apenas pegar o que não é seu.

O quinto mandamento é o único que vem com uma promessa de recompensa, ao afirmar: “Honra teu pai e tua mãe, conforme te ordenou Javé teu Deus, para que os teus dias se prolonguem e tudo corra bem na terra que o Senhor teu Deus te dá” (Dt 5,16).

Esse mandamento diz respeito ao tipo de relação que devemos ter uns com os outros, pois sem a confiança no que é verídico, não seríamos capazes de viver bem em sociedade.

Amarás o Senhor teu Deus de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todo o teu pensamento. Este é o primeiro e grande mandamento. E o segundo, semelhante a este, é: Amarás o teu próximo como a ti mesmo” (Mateus 22:37–39).

O oitavo mandamento proíbe falsificar a verdade nas relações com outrem. Esta prescrição moral decorre da vocação do povo santo para ser testemunha do seu Deus, que é e que quer a verdade.

No livro sagrado, o Templo de Salomão é o local construído para abrigar a Arca da Aliança, cofre que guardaria as tábuas de pedra dos Dez Mandamentos e que teria desaparecido após a destruição do espaço, incendiado pelo exército do rei babilônio Nabucodonosor em 586 a.C.

Os sacramentos simbolizam momentos de comunhão e confirmação da fé em Deus. São sete sacramentos: Batismo, Confirmação, Penitência, Eucaristia, Ordem, Matrimônio e Unção dos enfermos.

Os 7 pecados capitais

  1. Soberba. A soberba pode ser definida como orgulho excessivo. ...
  2. Avareza. A avareza, também chamada de ganância, é o apego excessivo aos bens materiais e ao dinheiro. ...
  3. Inveja. A inveja é a tristeza pelo bem de outra pessoa. ...
  4. Ira. ...
  5. Luxúria. ...
  6. Gula. ...
  7. Preguiça.

Os Dez Mandamentos são também conhecidos como Decálogo e aparecem no Êxodo (20:1-17) e no Deuteronômio (5:5-21). Foram ditados por Deus a Moisés e escritos pelo dedo de Deus através dele, em duas tábuas de pedra no Monte Sinai.

Esse mandamento trata principalmente da concupiscência carnal, do desejo desordenado da mulher do próximo, ou do homem da próxima. Como Jesus comenta acima, não apenas a consumação do desejo (ter relações) é pecado. O simples desejo de uma pessoa que está compromissada com outra já é pecado.

O 11º Mandamento: Não Comerás!

Em Mateus, quando perguntado «qual é o grande mandamento da Lei?» (Mateus 22:36), a resposta de Jesus foi: "Amarás ao Senhor teu Deus de todo o teu coração, de toda a tua alma e de todo o teu entendimento", uma referência à Shemá Israel («Ouça, ó Israel: O Senhor, o nosso Deus, é o único Senhor.

Deus nos deu mandamentos, ou regras, para seguir a fim de que vivamos uma vida mais feliz. Os Dez Mandamentos se aplicam a nós hoje como na época de Moisés. Seria sábio não apenas aprendê-los, mas também vivê-los.

“Guardar domingos e festas de guarda é o Terceiro Mandamento de Deus”. E como os cristãos o interpretam? O domingo é o dia em que Jesus ressuscitou. Em diversos relatos bíblicos vemos como a Igreja primitiva respeitava e guardava esse dia: Jo 20,19-23.26; At 2,1; At 20,7; 1Cor 16,2; Ap 1,10.