O que é o 37 vale de ossos secos?

Perguntado por: lportela6 . Última atualização: 23 de maio de 2023
4.5 / 5 6 votos

Em uma visão, Deus levou o profeta Ezequiel para um vale cheio de ossos humanos. Os ossos tinham estado lá há muito tempo e estavam muito secos. Deus perguntou a Ezequiel se os ossos poderiam voltar a ter vida mas Ezequiel não sabia a resposta (Ezequiel 37:2-3).

Em Ezequiel 37, o Senhor Deus coloca o profeta Ezequiel em visão, diante de um grande vale de ossos secos. A intenção era mostrar como estava o ânimo e a esperança de Israel e Judá após o cativeiro e o juízo de Deus. O Senhor Deus nos mostra que não há situação que ela não possa resolver.

O profeta Ezequiel recebe o chamado de Deus e se vê no Vale dos Ossos Secos. Então, Deus o ordena que os profetize: “Veio sobre mim a mão do SENHOR, e ele me fez sair no Espírito do SENHOR, e me pôs no meio de um vale que estava cheio de ossos.

1. Parte dura e sólida que forma a armação do corpo dos vertebrados. 2. Cada um dos fragmentos ou partes dessa armação.

O Profeta Ezequiel é o autor do livro de Ezequiel. Escrito pela perspectiva da primeira pessoa, Ezequiel registrou as visões e revelações que recebeu do Senhor. Ezequiel era um sacerdote que viveu entre os judeus cativos levados para a Babilônia pelo rei Nabucodonosor aproximadamente 597 a.C. (ver Ezequiel 1:3).

Então, me perguntou: Filho do homem, acaso, poderão reviver estes ossos? Respondi: SENHOR Deus, tu o sabes. Disse-me ele: Profetiza a estes ossos e dize-lhes: Ossos secos, ouvi a palavra do SENHOR. Assim diz o SENHOR Deus a estes ossos: Eis que farei entrar o espírito em vós, e vivereis.

O Livro do Profeta. Ezequiel. Ezequiel tem uma visão de quatro seres viventes, quatro rodas e a glória de Deus em Seu trono. 1 E aconteceu que no trigésimo ano, no quarto mês, no dia quinto do mês, estando aeu no meio dos exilados, junto ao rio Quebar, se babriram os céus, e eu vi cvisões de Deus.

Estavam secos, sequíssimos. Isso significa que havia muito a vida já deixara aqueles corpos. E a pergunta do Senhor ao profeta foi: Filho do homem, acaso, poderão reviver estes ossos?

O vale de ossos secos é uma mensagem de esperança.
Em uma visão, Deus levou o profeta Ezequiel para um vale cheio de ossos humanos. Os ossos tinham estado lá há muito tempo e estavam muito secos. Deus perguntou a Ezequiel se os ossos poderiam voltar a ter vida mas Ezequiel não sabia a resposta (Ezequiel 37:2-3).

1.2. Descrever o contexto: O povo de Judá estava cativo na Babilônia. Já haviam se passado, no mínimo, dez anos desde que foram levados para lá. Humanamente não viam nenhuma chance de voltar para Judá.

Quem Escreveu Esse Livro? O Profeta Ezequiel é o autor do livro de Ezequiel.

Prever, dizer antecipadamente o que há-de suceder.

Ezequiel tendo sido originalmente sacerdote ao ser levado para a Babilônia com o primeiro número de deportados se estabeleceu às margens do Rio Quebar. Há suposições de que Ezequiel tenha exercido o seu ministério total ou primeiramente em Jerusalém ou em dois locais, tanto na Palestina como na Babilônia.

Osso: do Latim OSSUM. Músculo: por estranho que pareça, MUSCULUS em Latim queria dixer “ratinho”, de MUS, “rato” mais o -ULUS, sufixo diminutivo. Os romanos comparavam o movimento de um músculo retesado debaixo da pele a um ratinho se mexendo por baixo de um tecido.

O conjunto dos ossos que forma o corpo do ser humano pode ser chamado de sistema esquelético ou esqueleto. O sistema esquelético tem como funções, a sustentação, movimentação do corpo, proteção de órgãos internos, armazenamento de minerais e íons e produção de células sanguíneas.

2 cavername, esqueleto, ossamenta, ossamento, ossatura. Conjunto de destroços: 3 restos, destroços, escombros, estilhaços, estilhos, fragmentos, lascas, pedaços, retalhos, ruína, ruinaria.

Ezequiel, portanto, é testemunha da primeira investida de Nabucodonosor contra Jerusalém e, juntamente com parte da população, foi desterrado para Babilônia nessa época, sendo ali vocacionado para a missão profética.

Por aproximadamente seiscentos anos, Israel foi um povo basicamente livre, capaz de adorar o Deus de seus pais Abraão, Isaque e Jacó. Mas eles abandonaram seu Deus e foram levados cativos, sendo dispersos entre aqueles que não adoravam o verdadeiro Deus vivo.

Babilónia