O que é nome genérico exemplo?

Perguntado por: aalvim . Última atualização: 22 de maio de 2023
4.2 / 5 9 votos

O genérico é aquele com a tarja amarela e o G de genérico, e não tem nome de marca, ao contrário dos medicamentos de referência e dos similares. Para garantir que a cópia possa ser usada no lugar do medicamento de referência, é preciso realizar alguns testes que comprovem essa intercambialidade.

Os medicamentos genéricos são uma cópia idêntica dos medicamentos de marca, pois têm a mesma composição química. Portanto, é possível tomar o remédio genérico no lugar do de marca e vice-versa, com toda segurança.

A fórmula do genérico é a mesma do remédio original, com o mesmo princípio ativo, concentração e ação no organismo. A diferença é que não pode ter marca - a embalagem deve apresentar apenas o princípio ativo que está na fórmula, como Paracetamol ou Ácido acetilsalicílico, por exemplo.

Dipirona Medquímica 500mg/mL, caixa com 1 frasco gotejador com 10mL de solução de uso oral.

A Fexofenadina 180mg Genérico Cimed é indicada para amenizar os sintomas da rinite alérgica, como espirros, obstrução nasal, coceira no nariz, no céu da boca, na garganta e nos olhos; coriza, conjuntivite alérgica, além de outros sintomas alérgicos. Contém 10 comprimidos revestidos.

Citrato de sildenafila 50mg – 2 comprimidos – genérico EMS.

EMS, Medley e Neo Química dividem a vitória no segundo ano da pandemia.

A fabricação do genérico utiliza o remédio de referência como modelo, portanto não precisa passar pelos mesmos testes clínicos que já foram comprovados — e isso torna o medicamento mais acessível. Por isso, não é correto associar a qualidade do remédio com o seu preço de comercialização.

O que são? São medicamentos que têm as mesmas características e produzem no organismo os mesmos efeitos que um medicamento de marca, mas não têm nome comercial e são vendidos pelo princípio ativo (substância que produz os efeitos terapêuticos).

Os médicos que não costumam receitar, ainda que minoria, não o fazem por quatro principais razões: o paciente não concorda em tomar genéricos, o paciente prefere o medicamento de marca, os de marca são mais fáceis de encontrar e por não ser política da unidade de saúde onde trabalha receitar esse tipo de remédio.

Medicamento genérico – é idêntico ao de referência e vai funcionar da mesma forma, entretanto, não tem um nome comercial, uma marca. Medicamento similar - tem o mesmo princípio ativo de um remédio de referência, porém, com um nome comercial, ou seja, uma marca.

O medicamento genérico possui a mesma qualidade, segurança e eficácia do medicamento de referência. Isso porque sua intercambialidade tem garantia através de testes de equivalência, que incluem comparações in vitro e estudos de bioequivalência em humanos e apresentados para avaliação final da Anvisa.

Butilbrometo de escopolamina é indicado para tratamento dos sintomas de cólicas gastrintestinais (estômago e intestinos), cólicas e movimentos involuntários anormais das vias biliares e cólicas dos órgãos sexuais e urinários.

Mioflex e Infralax são outros medicamentos similares de Torsilax, que possuem os mesmos princípios ativos. O seu medicamento de referência é o Tandrilax. A diferença entre os similares e os de referência é a embalagem, rotulagem, tamanho e forma do comprimido.