O que é nome do cônjuge no currículo?

Perguntado por: rrezende . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.2 / 5 13 votos

Você pode adotar o sobrenome do cônjuge nos documentos e manter as suas citações com o nome de solteiro. Ah mas não dá problemas? Seu currículo é vinculado ao seu CPF, portanto é possível comprovar que você é você sem maiores problemas. Basta apresentar a certidão de casamento.

Definitivamente, fiquemos com o VOLP: correto é tão só o cônjuge e a cônjuge.

Por conseguinte, a palavra cônjuge deve pronunciar-se [côn–ju–je]. Disponha sempre!

Felizmente, para além da investigação nas redes sociais, há uma maneira de saber se uma pessoa é casada no civil pela internet: basta fazer uma consulta no portal Registro Civil, site mantido pela Associação dos Registradores de Pessoas Naturais (ARPENBrasil) e regulamentado pelo Conselho Nacional de Justiça.

Na união estável, o cônjuge somente será considerado herdeiro se houver a formalização da união e/ou posterior reconhecimento.

1 companheiro, esposo, marido, consorte, parceiro, homem.

STF decide: não existe diferença entre cônjuge e companheiro para fins sucessórios. De acordo com a decisão, as diferenças existentes no Código Civil não devem mais ser aplicadas.

SubstantivoEditar

SingularPlural
Masculinomaridomaridos
Femininoesposaesposas

A companheira sobrevivente, por sua vez, herda apenas os bens aquestos, quais sejam, aqueles adquiridos a título oneroso na constância da união. Já a cônjuge, herda os bens particulares de seu marido e será meeira dos bens adquiridos durante o casamento.

1 cônjuge, companheira, consorte, dona, mulher, patroa, senhora. Escreva textos incríveis em segundos com nossa nova ferramenta de Inteligência Artificial. Noiva: 2 noiva, nubente, prometida, recém-casada.

cônjuges | Dicionário Infopédia da Língua Portuguesa.

marido substantivo, masculino (plural: maridos m)

Site Serasa: basta acessar o site da Serasa e clicar em Consultar CPF grátis. Depois, digite seu login e senha (se não tiver, faça um cadastro gratuito na hora). Clique em Meu CPF e faça a consulta.

Sendo assim, a lei no Brasil não impõe mais a alteração do sobrenome e, você pode decidir conforme sua preferência: conforme o § 1.º do artigo 1.565 do Código Civil, qualquer um dos futuros cônjuges (e não somente a noiva), querendo, poderá acrescer ao seu sobrenome o do outro.

A lei sobre a mudança de sobrenome no Casamento Civil
Já com o advento do Código Civil de 2002, os maridos passaram a ter o direito de adotar o nome da família da noiva, assim como passou a ser uma opção da noiva manter seu nome de solteira.