O que é nômade na história?

Perguntado por: jalves4 . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.5 / 5 14 votos

Denre elas, nômade se caracteriza por significar um deslocamento contínuo, sem parada fixa. Um caso típico são os “povos” nômades, que não se fixam definitivamente e deslocam-se com frequência. As cidades geralmente são definidas pela concentração da população, que se aglomera e se fixa em um lugar.

O nomadismo consiste em uma prática onde um homem ou grupos humanos vagueiam por diferentes territórios, o homem então era chamado de nômade.

Os nômades modernos que vivem principalmente na África e no Oriente Médio habitam predominantemente os desertos. Carregam os valores ancestrais de seus povos e deles retiram todo conhecimento necessário para viver em constante mudança e adaptação em meio à natureza.

Atualmente existem povos nômades como: os ciganos na Europa, os beduínos no Oriente Médio e os aborígenes na Austrália.

Esses homens eram conhecidos como nômades, pois não tinham moradia fixa. Moravam em locais onde podiam caçar, pescar e colher frutas e raízes, ou seja, dependiam da natureza para sobreviver. Quando esses alimentos acabavam eles mudavam para outro local que tivesse condições de alimentá-los.

Para os povos nômades do Brasil, populações integradas pelo povo cigano, circenses e parquistas, o período agravou dificuldades no acesso à saúde e à alimentação.

No Paleolítico, os primeiros seres humanos eram nômades, não tinham local fixo para morar porque estavam se deslocando de um lugar para o outro, procurando melhores condições para viver. Eles praticavam a caça, a pesca e a coleta de frutos.

4º ANO – HISTÓRIA- 8ª COLETÂNEA Nomadismo X Sedentarismo. Nômades: São aquelas pessoas que não possuem uma habitação fixa, vivem permanentemente mudando de um lugar para outro. O nomadismo foi o primeiro modo de vida das civilizações.

Os nômades viviam da caça de animais e da coleta de frutos da natureza. Porém, ao longo do tempo, homens e mulheres foram desenvolvendo diferentes técnicas para suas atividades.

É uma prática humana de grupos que, ao invés de viverem fixos em um só local, espalham-se pelo território à procura de alimento. Sua caminhada gira em torno dos recursos naturais disponíveis: quando estes se esgotavam, movia-se para outros locais. Entre 1 milhão de anos e 10 mil anos a humanidade viveu de forma nômade.

Há cerca de 200 mil anos, nossos ancestrais, que eram nômades, se alimentavam de frutos e raízes, consumiam carne de caça, peixe e possivelmente moluscos in natura. Como num drive-thru paleolítico, eles aproveitavam as ofertas alimentícias que encontravam pelo caminho.

Há cerca de 200 mil anos, nossos ancestrais, que eram nômades, se alimentavam de frutos e raízes, consumiam carne de caça, peixe e possivelmente moluscos in natura. Como num drive-thru paleolítico, eles aproveitavam as ofertas alimentícias que encontravam pelo caminho.

Tipos de nômades
O nomadismo, aliás, é dividido em três grupos: caçadores-coletores, pastores e mercadores-artesãos.

Então povos nômades - são grupos sociais que vivem em diferentes áreas do mundo. Nesta direção, eles não possuem residência fixa (vivem mudando de um lugar para outro) e se alimentam daquilo que encontram no lugar em que estão, enquanto povos sedentários - são grupos sociais que vivem em uma determinada área de terra.

Os primeiros habitantes foram chamados de índios, nativos ou aborígines.

Os fulânis, também chamados peul ou fulbe, são um grupo de mais de 20 milhões de pessoas dispersas por 15 países, da costa atlântica do Senegal à densa selva centro-africana.

Os nômades viviam em busca de alimentos para sua subsistência, ou seja, dividiam tarefas nos grupos para coletar vegetais (frutas, legumes, verduras) e, também, para a caça animal.

Os nômades não se dedicam à agricultura e frequentemente ignoram fronteiras nacionais na sua busca por melhores pastagens. A maioria dos antigos povos nômades tornaram-se sedentários com a descoberta da agricultura. No entanto, ainda hoje subsistem sociedades nômades, como algumas tribos de tuaregues do Saara.

Os nômades não costumavam deixar bens materiais, pois não se fixavam, assim, quando se mudavam de um local para outro, tinham que carregar suas ferramentas, importando-se somente com esses objetos necessários para as caças e pesca, não tendo um estilo de vida acumulativo.

No Neolítico, os grupos humanos deixaram de ser nômades, ou seja, mudar constantemente de lugar em busca de melhores condições de sobrevivência, e se transformaram em sedentários. Os hominídeos se fixaram em um determinado lugar. Isso possibilitou o desenvolvimento da agricultura.