O que é nódulo mamário não especificado?

Perguntado por: aaguiar . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.9 / 5 6 votos

O CID N63 – Nódulo Mamário indica que o paciente apresenta espessamento ou saliência na mama com textura distinta em relação ao tecido da região, e a condição não tem outra especificação.

A única forma de saber se um tumor é benigno ou maligno é procurando a ajuda de um médico especialista. Durante a consulta, o médico irá fazer um levantamento do histórico médico do paciente, um exame físico e ainda solicitar exames complementares para a confirmação do tipo de tumor.

Nódulos malignos
Em geral, é mais difícil definir seus limites e suas bordas, sendo comum se espalharem para outras regiões, como as axilas. Além disso, esse tipo de nódulo é mais rígido e fixo ao local onde surgiu, não se movendo com a palpação.

Exame com elevado risco de câncer. Nessa categoria, só pelo aspecto dos achados o radiologista percebe que se trata de lesão/alteração altamente suspeita de tumor de mama, acima de 95%. De qualquer modo, todos os casos que recebem essa classificação também requerem biópsia para a confirmação diagnóstica da doença.

Quando algum deles está relacionado com o câncer? No caso do nódulo, as bordas regulares e a maleabilidade são bons indicativos de benignidade. Já se o mesmo tiver o contorno irregular, massa mal definida e aderência a tecidos adjacentes, acende o alerta para suspeita de câncer.

Quando um nódulo é benigno e quando é maligno? O nódulo benigno cresce mais lentamente e as células são semelhantes às “originais". Apesar de não ser câncer, é necessário atenção para que não cresça exageradamente a ponto de comprimir estruturas vizinhas.

Devemos ficar atentos, entretanto, se houver rápido crescimento do nódulo, surgimento de rouquidão persistente, mudança no timbre da voz e dificuldade para deglutir. Esses sintomas podem estar relacionados com nódulos malignos.

Os nódulos são geralmente assintomáticos, isto é, não apresentam sintomas, a não ser nos casos em que são grandes, visíveis ou palpáveis, situação que pode causar dificuldade para se engolir.

fibroadenoma – nódulo benigno e com incidência maior entre mulheres mais jovens; lipoma – acúmulo de tecido gorduroso que não oferece riscos à saúde da mulher; mastite – inflamação do tecido mamário, normalmente acompanhada de infecção.

Muitos nódulos são comuns e podem ter causas benignas, já outros são indicadores de condições mais graves. Portanto, é imprescindível que qualquer tipo de alteração na mama seja avaliada por um profissional de saúde, para entender a causa e descartar hipóteses.

Essa classificação indica que o achado médico é altamente suspeito, com 95% de chance de ser câncer.

Algumas das características que mais sugerem a possibilidade de os nódulos tireoideanos serem malignos, ao ultrassom, são os nódulos mais escurecidos, chamados de hipoecogênicos, altura maior que largura. Nós conseguimos determinar as medidas desses nódulos.

O câncer de mama leva, em média, de sete a dez anos para que uma célula com gene modificado se torne um carcinoma com pelo menos 1 centímetro de diâmetro.

Quando realizado o exame das mamas, frequentemente, o fibroadenoma aparece como um tumor móvel, facilmente palpável, com tamanho médio de 2 a 3 centímetros, apresentando massa e contornos bem definidos, sem aderência aos tecidos que o circundam. Ele pode chegar a causar desconforto e dor em algumas pacientes.

O papel da mamografia é identificar o câncer de mama, assim como outras alterações. Com sua alta tecnologia, o método consegue encontrar nódulos e microcalcificações. Além disso, tumores em fase inicial, quando ainda não são perceptíveis nem mesmo ao autoexame preventivo.

A mamografia é capaz de diagnosticar o tumor quando ele ainda tem menos de 1 centímetro, tamanho em que o nódulo ainda não está grande o suficiente para ser percebido no autoexame. Quando percebido nesse estágio inicial, o câncer de mama tem chance de cura em até 95% dos casos.

BIRADS 2: Achados mamográficos benignos
Isso significa que o médico encontrou algumas alterações na sua mama, mas que estas são 100% benignas.

Cirurgia
Depois de diagnosticado o nódulo como maligno e especificado o carcinoma, correntemente uma cirurgia é estabelecida como o primeiro dos tratamentos do câncer de mama. Por meio de uma ablação – retirada – limitada, busca-se, ao máximo, a preservação do seio.