O que é Nodulo Hipoecoico intramural no útero?

Perguntado por: mcosta . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.4 / 5 13 votos

O mioma intramural é ocorre quando sua localização é somente no interior do miométrio, sem acometer o endométrio ou a serosa uterina. São nódulos que podem determinar aumento do sangramento ou cólicas menstruais, especialmente quando de grandes dimensões.

Miomas que estão apenas na musculatura uterina (intramurais) ou se projetando para fora do útero (subserosos) não são possíveis de serem operados por histeroscopia.

Geralmente, o procedimento cirúrgico indicado é a videolaparoscopia ginecológica para miomectomia. Em casos de pacientes com prole constituída e múltiplos miomas, a histerectomia (retirada completa do corpo uterino) pode ser uma boa opção terapêutica.

O mioma uterino deve ser retirado quando a mulher apresenta sangramento aumentado refratário ao uso de medicamentos ou anticoncepcionais. Ele também deve ser operado quando há desejo de engravidar e a paciente apresenta miomas uterinos grandes e volumosos, ou quando ocupam a porção interna do útero (mioma submucoso).

O mioma uterino intramural ou intersticial (localizado na parede do útero) e o mioma uterino subseroso (localizado no exterior do útero) são operados por via abdominal, ou seja, a remoção do mioma é realizada através da “barriga” da mulher. Esta abordagem pode ser feita por laparoscopia ou por laparotomia.

Miomas intramurais
Crescem na parede do útero, no próprio miométrio, e têm tamanhos variados, desde poucos milímetros a vários centímetros.

in·tra·mu·ral ral. [ Medicina ] Que se localiza no interior da parede de um órgão (ex.: mioma uterino intramural).

Um mioma pode ser considerado grande quando causa sintomas e medem acima de 5 cm. O mioma uterino de grandes dimensões pode comprimir o intestino, a bexiga e os vasos da pelve, colaborando para o aparecimento de varizes nos membros inferiores.

Muitas mulheres se assustam quando recebem o diagnóstico de mioma no útero por acharem que se trata de um câncer. Mas não há razão para pânico: miomas não se transformam em tumores cancerígenos e não aumentam o risco de ter câncer de colo do útero, o que significa que não representam uma ameaça grave à saúde.

O mioma intramural é aquele localizado no miométrio, que, quando encontrado em tamanhos maiores, pode distorcer o formato do útero e causar cólicas com grande intensidade. Também podem ser encontrados outros dois tipos de miomas: os submucosos e os subserosos.

Bebidas açucaradas, doces em geral, pão branco e arroz branco são alimentos com altos índices glicêmicos e podem levar a picos de açúcar no sangue e níveis de insulina mais elevados, que estão relacionados a outros hormônios que estimulam o crescimento dos miomas uterinos.

Entretanto não existem evidências que comprovem a real necessidade da intervenção cirúrgica, nestes casos mas, na nossa experiência, a indicação cirúrgica é sensata quando miomas intramurais são maiores que 5 cm.

Sim, quem vive com miomas uterinos pode e deve fazer exercícios.

Em resumo, uma mulher que sofre de miomas intramurais é capaz de engravidar e levar uma gestação normal. Entretanto, nos casos em que os miomas são muito grandes, é possível que o feto encontre dificuldades para se desenvolver.

De maneira genérica, miomas a partir dos 4 cm podem ser considerados grandes.

Dependendo do tamanho e localização dos miomas, pode haver inchaço abdominal de forma acentuada ou não. Quando empurram outros órgãos, podem causar prisão de ventre ou diarreia e incontinência urinária. Além disso, também pode acontecer dor abdominal ou lombar e cólicas na região do útero.

Em geral, opera-se os casos que estão com muitos sintomas, como por exemplo, hemorragias mensais, que levam até a anemia, dores tipo cólicas, que não se controla com antiespasmódicos, ou aqueles úteros muito volumosos.