O que é nódulo calcificado de aspecto residual no pulmão?

Perguntado por: lcoutinho . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.9 / 5 19 votos

O que é um nódulo pulmonar calcificado? Quando calcificado e com as características corretas, esses achados podem indicar que houve infecção no passado e agora já está solucionado, ou seja, uma cicatriz.

Pode ser necessário fazer uma cirurgia para a remoção total, bem como sessões de radioterapia e quimioterapia para reduzi-lo. Porém, quando não é possível identificar o tipo de nódulo, é muito comum que se espere mais algum tempo para ver se ele evolui.

O que é Residual:
Residual é relativo aos resíduos, ou seja, àquilo que sobra e que é qualificado como o resto de algo. Este termo pode ser aplicado para se referir ao resíduo de determinada matéria física, assim como a ideia de algo imaterial que se apresenta como excedente.

Quando o nódulo não está calcificado, significa que ele não é somente uma cicatriz, que poderia ter sua origem devido a alguma doença curada ou a algum tipo de inflamação ou infecção contida em um determinado local do pulmão.

Ter um nódulo pulmonar não é grave. O problema é não saber o que fazer com ele. Mas pode ficar tranquilo(a), pois já existem protocolos médicos que ajudam a acompanhar com segurança a retirada do nódulo – quando há suspeita de doença grave.

Normalmente, esses nódulos são benignos (não colocam a vida de ninguém em risco), principalmente quando apresentam um tamanho inferior a 30 mm. No entanto, mesmo que em casos menos comuns, a presença de um nódulo pode, sim, ser um sinal precoce de uma doença, como o câncer de pulmão ou o câncer em outro local do corpo.

Quando um nódulo na mama é preocupante? Todo nódulo palpável na mama deve ser analisado. Nódulos espessos, endurecidos e de bordas irregulares são mais preocupantes e merecem uma atenção especial, devendo ser avaliados prontamente por profissional médico e realizados os exames necessários.

Esses nódulos podem ter diversas origens, mas geralmente são provenientes de infecções pulmonares ou cicatrizes de infecções anteriores, como tuberculose. Eles não estão relacionados a fatores genéticos e não apresentam sintomas.

Um nódulo pulmonar é definido como uma “mancha” no pulmão até 3 cm de diâmetro. Se uma anormalidade é vista em exame de imagem (Rx ou tomografia) dos pulmões que é maior do que 3 cm, ele é considerado uma “massa” em vez de um nódulo, e é mais provável de ser cancerígeno.

Aproximadamente 80% dos nódulos benignos possuem menos de 2 cm de diâmetro. Entretanto, 15% dos nódulos malignos têm menos de 1 cm e aproximadamente 42%, menos de 2 cm(4).

É um procedimento invasivo que utiliza o broncoscópio, um tubo flexível, com uma pequena câmera na extremidade. O médico insere o broncoscópio pelas vias aéreas (nariz ou boca) do paciente até atingir a região onde se encontra a lesão suspeita de câncer.

Ela é feita para remover o tumor que atinge a região dos brônquios (tubos que levam o ar para os pulmões). Normalmente, as cirurgias são feitas por meio da abertura do tórax (toracotomia), porém, também podem ser realizadas com auxílio de vídeo (cirurgia torácica videoassistida).

A presença de lesões pulmonares residuais extensas pode ser um fator preditor de invalidez permanente por conta de insuficiência respiratória secundária à destruição tecidual, cor pulmonale e predisposição a infecções oportunísticas, com prejuízo para a qualidade de vida2.

Processo degenerativo de um tecido orgânico por depósito de sais de cálcio.

O tumor amorfo calcificado (TAC) do coração consiste em uma massa cardíaca de natureza não-neoplásica, rara, que pode simular malignidade e causar sintomas por causar obstrução ou embolização de fragmentos calcificados [1].

É considerado um sarcoma de baixa agressividade. Embora, em geral, não mostre crescimento, eventualmente cresce lentamente, podendo causar insuficiência respiratória. Além disso, pode desenvolver calcificação de até 10-20 anos após o diagnóstico.

Se for possível notar a protuberância que provocam, recebem o nome de tumores, neste caso ainda possuem diâmetros maiores de 3 cm. São considerados nódulos quando menores que isso.