O que é nó sinoatrial e qual a sua função?

Perguntado por: iribeiro . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.1 / 5 20 votos

O nó sinoatrial (NSA) é responsável pela geração dos impulsos nervosos determinantes da contração cardíaca, sendo seu suprimento sangüíneo feito pela artéria do nó sinoatrial - ANSA.

O nodo sinusal é uma faixa pequena, achatada e elipsoide, de músculo cardíaco especializado, situado na parede posterolateral superior do átrio direito, imediatamente abaixo e pouco lateral à abertura da veia cava superior.

Nodo sinusal/sinoatrial – Gerar o impulso elétrico e agir como marcapasso do coração. Nodo atrioventricular – Passar o impulso elétrico dos átrios para os ventrículos, fazendo o retardo nodal.

Num cora- ção saudável, o nó sinusal gera estes pulsos. Por este motivo, ele é frequentemente chamado de marcapasso natural do coração. O nó sinu- sal causa a contração das câmaras cardíacas e, assim, proporciona um batimento cardíaco rítmico e regular. Cada pulso do nó sinusal deflagra uma contração nos átrios.

O sistema nervoso autônomo Sistema nervoso autônomo , formado pelos sistemas simpático e parassimpático, regula a frequência cardíaca de forma automática. O sistema nervoso simpático aumenta a frequência cardíaca por meio de uma rede de nervos denominada plexo simpático.

O nódulo atrioventricular retarda a transmissão da corrente elétrica, para que os átrios possam contrair-se completamente e os ventrículos possam encher-se com a maior quantidade de sangue possível, antes de os ventrículos receberem os sinais elétricos de contração.

Etiologia da disfunção do nó sinusal
Outras causas envolvem fármacos, tônus vagal excessivo e várias doenças isquêmicas, inflamatórias e infiltrativas.

O que é ritmo sinusal? Ritmo sinusal é o ritmo normal do coração, indicando que os batimentos são conduzidos de forma saudável. A palavra “sinusal” faz referência ao local onde nascem os estímulos elétricos que fazem o músculo cardíaco bater, chamado nodo ou nó sinusal.

O potencial de acção da célula muscular apresenta a fase 0 (repolarização), as fases 1, 2 e 3 (repolarização) e a fase 4 (repouso); O nodo sinusal apresenta automatismo ou despolarização espontânea devida a um limiar mais alto (isto é, menos negativo) e ao influxo lento e gradual de iões Na+ durante a diástole.

A frequência dos batimentos cardíacos depende da atividade que o indivíduo está realizando (repouso ou em exercício) e é medida pelo número de contrações do coração por uma unidade de tempo, geralmente por minuto. Por isso é expressa em BPM (batimentos por minuto).

O que é arritmia cardíaca? R: Arritmia cardíaca é a alteração que ocorre na geração ou na condução do estímulo elétrico do coração e pode provocar modificações do ritmo cardíaco. A arritmia é o distúrbio na formação do impulso elétrico. As arritmias podem ser benignas e malignas.

Esse processo se dá devido às propriedades funcionais das células cardíacas: automatismo, excitação, condutibilidade e contratilidade.

O marcapasso cardíaco secundário - o nó atrioventricular - localiza-se na região inferior do átrio direito, no triângulo de Koch (ou trígono do nó sinoatrial).

RESULTADOS: O nó SA (sinoatrial) recebeu suprimento pela artéria coronária direita (ACD) em 53% dos casos, pelo ramo circunflexo (Cx) da artéria coronária esquerda (ACE) em 42,66% dos casos, e em 4,33% dos casos esse nó foi irrigado por ambas as artérias coronárias.

Tal fenômeno ocorre da seguinte maneira: o nodo SA possui a mais rápida frequência de disparo de todos os potenciais de marcapassos, dessa forma, os impulsos se propagam a partir do nodo SA para os outros tecidos do coração.