O que é nível ortográfico?

Perguntado por: smonteiro . Última atualização: 24 de fevereiro de 2023
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No estágio ortográfico, a criança passa ao reconhecimento visual direto das palavras, pela estratégia lexical, e não está mais na decodificação — estratégia fonológica. Vale ressaltar que, as estratégias usadas em cada estágio não são excludentes e podem existir ao mesmo tempo.

A ortografia é a parte da Gramática que se preocupa com o uso correto de letras e sinais gráficos na escrita de um idioma. No português, a forma de escrever certas palavras, muitas vezes, está associada a questões etimológicas ou históricas. Em outros casos, há regras, como, por exemplo, para o uso de “s”, “z” e “x”.

São eles: Nível pré-silábico (distinção entre desenho e escrita), Nível silábico (construção de formas de diferenciação das escritas, ou seja, quantas letras, quais as letras e como devem ser organizadas para que possam dizer algo), Nível silábico alfabético e alfabético (fonetização da escrita.

Uma avaliação abrangente da escrita deve contemplar instrumentos capazes de avaliar os distintos componentes ou aspectos desta habilidade (por exemplo: ortografia, grafia e produção), de modo a permitir a identificação de déficits ou dificuldades específicas.

1 resposta(s) Como se deve avaliar o conhecimento ortográfico? A avaliação deve constituir uma oportunidade para aferir a compreensão dos alunos quanto aos sons e padrões ortográficos convencionais.

– Silábico-alfabética:
Como o próprio nome sugere, durante essa fase a criança passa pela transição da etapa silábica para a alfabética. É durante essa fase que a criança começa a entender que as sílabas possuem mais de uma letra.

pré-silábica: não consegue relacionar as letras com os sons da língua falada; silábica: interpreta a letra a sua maneira, atribuindo valor de sílaba a cada uma; silábico-alfabética: mistura a lógica da fase anterior com a identificação de algumas sílabas; alfabética: domina, enfim, o valor das letras e sílabas.

A dificuldade na competência ortográfica da criança surge quando esta não consegue incorporar as facetas da linguagem escrita e não consegue interagir com idioma escrito em toda a sua multiplicidade textual, isto é, não consegue aprimorar habilidades que já possui e desenvolver novas capacidades acerca da apropriação ...

Analisando as línguas europeias, podem ser identificados dois padrões de ortografias diferentes: Ortografia fonética. Cada som corresponde a uma letra ou grupo de letras únicos e cada letra ou grupo de letras corresponde a um único som. Ortografia etimológica.

Elas devem ser subdivididas em:

  • Transcrição da fala. Ocorre quando o aluno escreve como fala. ...
  • Regularidades contextuais. O aluno não conhece as regras ligadas à posição ou à vizinhança da letra na palavra. ...
  • Regularidades morfológicas. ...
  • Sílabas não-canônicas. ...
  • Segmentação de palavras. ...
  • Etimologia. ...
  • Nasalização.

Assim, esse processo obedece a uma linha evolutiva, que passa por quatro grandes níveis de escrita: pré-silábico, silábico, silábico alfabético e alfabético. Neste artigo, vamos detalhar cada um desses níveis e mostrar quais são suas características.

1. Relativo às sílabas. 2. Diz-se da escrita em que cada sílaba é representada por um sinal.

Estar alfabético significa que a criança já domina as relações entre fonemas e grafemas, fazendo uso de forma pertinente na escrita de palavras. Já estar alfabetizado, significa que o aluno lê, compreende e produz pequenos textos com autonomia.

O objetivo é ampliar o vocabulário, escrever corretamente e estabelecer uma relação com as regras ortográficas conhecidas até o momento.

A leitura atenta, frequente e prazerosa de bons conteúdos é a maneira mais eficiente de fixar a estrutura da língua e assimilar a forma correta de grafar as palavras. Você sabe, por exemplo, que a palavra HUMANO começa com “h” e não com “u” por ter lido a forma correta centenas de vezes.

QUAIS DESTES FATORES INFLUENCIAM A APRENDIZAGEM DA ORTOGRAFIA?
...

  • A consciência fonológica, o dialeto oral e a experiência de exposição à escrita. imprensa.
  • A frequência de uso das palavras na língua escrita impressa.
  • A regularidade ou irregularidade na correspondência entre fonemas e grafemas.

O ensino da ortografia deve ter início assim que o estudante começa a entender o sistema de escrita alfabética – de preferência ainda na 1ª série. Isto é, quando tiver aprendido o valor sonoro das letras e já puder ler e escrever pequenos textos.

Permite àqueles que leem evitar qualquer confusão suscetível de ocorrer. Aprender ortografia estimula a consciência fonémica dos alunos e melhora a sua leitura.

Na etapa silábico-alfabética, os alunos que antes representavam cada emissão sonora com apenas uma letra não se contentam mais com isso, e nessa construção do conhecimento passam agregar mais letras para representar uma determinada emissão sonora.