O que é nível de hierarquia?

Perguntado por: agonzaga . Última atualização: 21 de fevereiro de 2023
4.3 / 5 5 votos

Nível hierárquico é uma escala que faz a classificação de posicionamentos que vão do nível mais inferior ao superior. Pode representar hierarquias, graus ou posições e é utilizado para inúmeras finalidades.

O que é Hierarquia:
Hierarquia é a ordenada distribuição dos poderes com subordinação sucessiva de uns aos outros, é uma série contínua de graus ou escalões, em ordem crescente ou decrescente, podendo-se estabelecer tanto uma hierarquia social, uma hierarquia urbana, militar, eclesiástica etc.

Se você ainda não sabe em qual nível hierárquico você se encontra, calma! É possível fazer isso por meio de uma autoavaliação. “Considere quanto tempo de experiência você tem naquela área, quais são suas competências técnicas e com que nível de autonomia você é capaz de executar o seu trabalho”, explica Ana.

Dentro das empresas, a hierarquia é o que define a organização de cargos e salários. Tudo parte da chefia, que pode ser o proprietário, diretor geral ou presidente. A partir disso, cria-se uma ordem de distribuição do poder para definir quem toma as decisões e quem as executa.

Os administradores são classificados em três níveis hierárquicos:

  • Estratégico;
  • Tático;
  • Operacional.

A denominação de nível de cargo – júnior, pleno, sênior – sempre gera divergências no mercado de trabalho. De fato, existem muitos critérios para definir experiências e habilidades profissionais. E essa definição não tão simples e nem se limita a anos de atuação, idade ou cursos de pós-graduação.

No topo da estrutura temos o chamado chefe, e quanto mais abaixo o nível estiver, maior o número de pessoas envolvidas. Quem está em patamar mais alto manda nas pessoas de níveis inferiores ao seu, direta ou indiretamente, através de comunicação por meio de intermediários.

Normalmente uma empresa apresenta três níveis de hierarquia: operacional, tático e estratégico. Cada um desses segmentos possui sua devida importância e função, mas também existe uma interligação entre eles, pois cada setor depende diretamente do outro.

A hierarquia ajuda a organizar o trabalho
Chefes e subordinados precisam encontrar o tom certo e a medida exata para que a divisão de papeis, responsabilidades e o dar e receber ordens ocorram sem opressões e baseados no profissionalismo de todos os envolvidos.

1 organização, ordenação, ordem, estrutura, escala, jerarquia.

Esse é o nível para iniciantes na área ou que tenha pouquíssima experiência, geralmente de até 01 ano. Portanto, estudantes ou recém formados, deverá procurar as vagas de Auxiliar, onde via de regra não exige experiência ou pouca para exercer a função, também poderá estar cursando o ensino superior ou técnico.

Basicamente, é o profissional que avalia se metas estão sendo cumpridas e como andam os indicadores de desempenho. Por estar diretamente em contato com sua equipe, é o supervisor que possui o papel de solucionar emergências, identificar problemas no trabalho, lidar com absenteísmo, entre outras funções.

Servidor público que, em virtude da função, exerce comando em relação a outras pessoas.

Estrutura hierárquica
A hierarquia está organizada como uma estrutura em forma de pirâmide, com executivos, diretores, gestores e funcionários nesta ordem, do nível mais alto ao mais baixo na cadeia de comando. Esta é, de longe, a estrutura mais utilizada e que cria limites bem definidos entre os membros das equipes.

Organograma é uma representação visual da estrutura organizacional de uma empresa. Ou seja, o organograma serve para descrever como a empresa se organiza internamente a nível de cargos e departamentos. Também é conhecido como gráficos hierárquicos.

FREITAS DO AMARAL, hierarquia administrativa é o modelo de organização administrativa vertical, constituído por dois ou mais órgãos e agentes com atribuições comuns, ligados por um vínculo jurídico que confere ao superior hierárquico o poder de direcção e impõe ao subalterno o dever de obediência.

Esse tipo de organização nas empresas deu origem a três níveis hierárquicos: Estratégico: responsável pela definição de estratégias de longo prazo a serem executadas pela empresa. Quem atua nesse nível está na alta gestão, ou seja, detém o poder.

O nível tático é o nível hierárquico intermediário – de meio de pirâmide – e é representado pelos líderes, gestores e coordenadores de uma organização.