O que é Newton metro de torque?

Perguntado por: rfarias . Última atualização: 29 de maio de 2023
4.6 / 5 3 votos

Newton-metro ou newton metro (sem hífen) é a unidade de momento do Sistema Internacional de Unidades. Sua unidade é representada por N m. É uma unidade derivada do SI correspondendo ao torque provocado por uma força de um newton exercida a uma distância de um metro do ponto de rotação.

Torque = Força x Comprimento da alavanca
50 Nm = Força x 0,5m >> 50Nm / 0,5m = Força >> 100 Nm = Força.

A esta unidade damos o nome de Newton (N), que é a unidade de força do sistema MKS e representa a quantidade de força necessária para conferir a uma massa de 1 kg uma aceleração de 1 m/s em cada segundo.

1 N (ou 1 kg•m/s²) é a força necessária para fazer com que um corpo com massa de 1 kg adquira uma aceleração de 1 m/s².

É uma medida de força do motor: quanto maior o torque, melhor ele responderá às acelerações. Assim, o torque é muito importante na escolha não só de veículos leves, mas principalmente de veículos de transporte, como caminhões e ônibus.

newton-metro (N.m)

A unidade de medida do torque, de acordo com o SI, é o newton-metro (N.m). Além disso, o torque é uma grandeza vetorial, calculada pelo produto vetorial (ou produto externo) entre o braço de alavanca (r) (também chamada de linha de ação) e a força (F).

O torque, geralmente expresso em kgf. m (quilograma força por metro) ou Nm (Newton por metro) é a capacidade do motor de fazer um esforço, ou seja, gerar energia.

O que tem que ficar claro é que ao medir em "graus" estamos medindo um ângulo, enquanto que ao medir em "kg", o que se está medindo é a força que se está exercendo. Portanto, não existe equivalência entre graus e quilos.

O torque do motor é calculado multiplicando a força aplicada (F) pela distância do centro do eixo (d), também chamado de braço de alavanca. Quanto mais distante a força aplicada estiver do eixo, maior será o torque.

Portanto, 1 cv é igual a 75 kg. m por segundo (75 kg. m/s). O seu "torque" de 8 m.

Encontramos a potência, ou seja, a medida da quantidade de energia elétrica fornecida ou consumida por um circuito elétrico, a partir do produto entre o torque e a rotação do motor, usando a fórmula: P = T x N x 2 x ?/60, onde: P = potência (kW); T = torque (Nm); N = rotação do motor (rpm); e ? = 3,14159.

O aparelho usado para medir a intensidade da força é chamado dinamômetro (dínamo = força; metro = medida). O aparelho consiste em uma mola que se deforma a medida que a força é aplicada sobre ela, indicando os efeitos em uma de suas extremidades.

Tipos de Força
Força centrípeta (Fcp): força que um corpo com determinada aceleração, exerce num movimento circular. Força magnética (Fm): força de atração e repulsão exercida pelos ímãs ou objetos magnéticos. Força gravitacional (F): força de atração mútua entre os corpos físicos do universo.

De uma maneira simplificada um 1 kN equivale a 100 kgf (Kilo Grama Força), sendo assim, um mosquetão com carga de ruptura de 25 kN suportaria 2500 kg. No entanto, precisamos considerar que o kN é uma grandeza física e leva em consideração a aceleração no mesmo sentido da força.

Se considerarmos que o valor de g na superfície da Terra é de aproximadamente 10 m/s2, teremos então que um corpo com a massa de 1 kg pesa 10 N ou 1 kgf; um corpo com a massa de 2 kg pesa 20 N ou 2 kgf; e assim por diante.

Um newton corresponde à força exercida sobre um corpo de massa igual a 1 kg que lhe induz uma aceleração de 1 m/s² na mesma direção e sentido da força. É uma unidade derivada do SI.

Nos carros 1.0, o valor do torque fica próximo dos 9,5 kgfm. Já em veículos maiores e mais pesados, pode ultrapassar os 60 kgfm.