O que é nevo melanocítico não especificado?

Perguntado por: aveloso . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.7 / 5 14 votos

(Nevo melanocítico) Os nevos são pequenas lesões cutâneas, geralmente escuras, que se desenvolvem a partir das células produtoras de pigmento da pele (melanócitos). A maioria das pessoas tem alguns nevos, mas a tendência de desenvolver nevos atípicos é, às vezes, hereditária.

Há vários tipos de nevos melanocíticos: congênito, atípico, displásico, juncional, intradérmico, composto, entre outros.

Quais são as causas de nevo? Não existe uma causa específica de nevo, uma vez que se trata de algo natural do corpo. No entanto, a exposição ao sol pode acelerar o desenvolvimento de nevo.

Quando realizar a cirurgia do nevo? Quando o paciente relatar alguns dos sinais citados acima ou o dermatologista identificar uma pinta “fora do padrão”, existem duas possibilidades, dependendo da situação: acompanhar a evolução da mancha ou realizar a retirada do nevo.

Sinais e sintomas dos nevos atípicos
Em comparação, melanomas têm maior irregularidade nas cores e podem ter áreas que são vermelhas, azuis, esbranquiçadas ou despigmentadas com uma aparência de cicatriz.

A remoção de “pintas” (cujo nome correto é nevos) e cistos é feita através de um procedimento simples, denominado excisão cirúrgica de lesões. Feito com anestesia local, quando se trata lesões pequenas, normalmente é uma técnica ambulatorial.

Melanoma é o mais agressivo câncer de pele e, frequentemente, mostra rápida velocidade de cresci- mento e disseminação metastática. Por ter origem a partir dos melanócitos, fazem parte de um grande grupo conhecido por “lesões melanocíticas”.

O nevo melanocítico congênito (nevo congênito gigante), quando grande, é um fator de risco para melanoma maligno. O nevo nesta imagem tem mais que cerca de 20 centímetros, apresenta uma borda irregular e tem várias cores diferentes.

Os nevos melanócitos (NM) são lesões pigmentadas, compostas de células névicas, que podem ser congênitas ou adquiridas. Entre os nevos pigmentares adquiridos, existe uma variante especial, o nevo displásico, que pode ser não somente um precursor, mas também um marcador de melanoma maligno.

Prevenção. Seja com os nevos normais ou displásticos, os bons cuidados com a pele são essenciais para evitar complicações futuras. O uso de protetor solar é recomendado diariamente, bem como que se evite ficar exposto ao sol intenso muitas vezes.

A Exérese de nevos ou pintas é um procedimento cirúrgico que visa a remoção de sinais com risco de evoluírem para um câncer de pele. A retirada das pintas suspeitas ou atípicas é feita sob anestesia local, muitas vezes utilizando um pequeno instrumento chamado punch, deixando cicatrizes muito delicadas.

O melanoma ocorre quando algo dá errado nas células produtoras de melanina (melanócitos) que dão cor à pele. Normalmente, as células da pele se desenvolvem de maneira controlada e ordenada – novas células saudáveis empurram as células mais velhas para a superfície da pele, onde morrem e, eventualmente, caem.

O melanoma cutâneo é o tipo mais raro e mais perigoso câncer de pele. Ele é caracterizado pela formação de células malignas a partir dos melanócitos, as células produtoras de melanina que dão cor à pele, e pode evoluir com metástases e letalidade.

Resumo. Um nevo é uma coleção benigna de células produtoras de pigmento (melanócitos) na epiderme, na derme ou em ambas. Pode se manifestar no nascimento ou logo depois, ou ser adquirida na infância, atingindo a intensidade máxima durante a terceira década de vida.

Há dois tipos fundamentais: nevo melanocítico adquirido e nevo melanocítico congênito. Exceção feita aos nevos atípicos e aos nevos congênitos gigantes, a maioria dos nevos melanocíticos têm um baixo potencial de malignização.

"Assimétrico": se o sinal tem contornos irregulares, está mais propenso a se tornar canceroso. "Bordas": enquanto as do melanoma tendem a ser rugosas e ásperas, as bordas dos nevos benignos são, antes, lisas. "Cor": sinais de cor uniforme, geralmente um tom único de marrom, têm mais chances de ser inofensivos.