O que é Neutrofilos no exame papanicolau?

Perguntado por: lpaz . Última atualização: 17 de maio de 2023
3.9 / 5 11 votos

Os neutrófilos são um tipo de célula do sangue que defende o corpo contra infecções bacterianas.

É um achado que indica grande risco de existirem lesões pré-malignas moderadas/avançadas (NIC 2 ou 3) ou mesmo câncer já estabelecido. O risco de um resultado HSIL ser NIC 3 na biópsia é de 50%. O risco de um resultado HSIL ser um câncer é de 7%.

Os neutrófilos são células do sistema imunológico que produzem uma enzima que contém ferro e causa a cor verde. Ou seja, quando os neutrófilos estão em grande quantidade no organismo (devido a uma infecção), são eles os verdadeiros responsáveis por conferir a cor esverdeada ao muco.

Na verdade, ele sequer confirma a presença do vírus HPV. Em resumo, o teste rastreia a presença de lesões pré-cancerosas (que são provocadas pelo vírus em questão). Claro que, durante a avaliação do ginecologista, a busca por DSTs em geral também deve ser contemplada.

Citopatológicos de colo do útero com resultados Inflamação sem identificação do agente são considerados normais. Você deve seguir a rotina de rastreamento citológico como para as mulheres com resultado normal e tratar apenas em caso de queixa clínica de corrimento vaginal(1).

Sintomas de neutropenia
A neutropenia propriamente dita não tem sintomas específicos, por isso costuma ser diagnosticada quando ocorre uma infecção. As pessoas podem desenvolver febre e feridas (úlceras) dolorosas ao redor da boca e do ânus. Pode ocorrer pneumonia bacteriana e outras infecções graves.

A contagem normal de leucócitos varia de 4.000 a 11.000 células/mcl, com cerca de 60% delas sendo neutrófilos maduros; a leucocitose é definida por uma contagem de leucócitos superior a 11.000 células/mcl. Uma contagem de neutrófilos acima de 8.000 células/mcl é considerada neutrofilia.

Neutrófilos. Os valores de referência para neutrófilos em homens e mulheres são de 0 a 800/uL. Um número superior provavelmente representa câncer, trauma, estresse ou inflamação como gota.

Portanto, se o seu resultado de prevenção indica inflamação e há ausência de infecções sintomáticas locais, não se preocupe, pois este resultado é normal. Afinal, a inflamação é um processo natural do seu corpo na tentativa de defender o seu organismo em manter você e o seu corpo bem.

Após as descrições, se não encontrar lesões pré-malignas ou malignas, o resultado virá como negativo para células neoplásicas, ausência de atipias ou negativo para malignidade, o que anteriormente era definido como classe I (normal) ou classe II (inflamatório).

Epitélio escamoso ou epitélio pavimentoso é um epitélio caracterizado por sua camada de células mais superficiais e ser constituída por células planas parecidas com escamas.

Negativo para lesão intraepitelial ou malignidade
Essa categoria significa que não foram encontradas sinais de câncer, pré-câncer ou outras anormalidades significativas.

O colo do útero é formado por um tecido escamoso e esse tecido escamoso se junta com o tecido glandular da face interna do útero. Como esse colo do útero tem uma agressão contínua, como alteração de pH, vida sexual, corrimento, cervicite, ele acaba trocando de célula continuamente.

Estão localizados nos pulmões e sua função é de defesa contra microrganismos e agentes estranhos.

Um teste positivo significa apenas que existem cópias virais de HPV detectáveis no exame. Um exame de colposcopia se faz necessário, em alguns casos, para avaliar a presença de lesões causadas por essa infecção.

Exame papanicolau detecta quais doenças?

  • Clamídia;
  • Sífilis;
  • Gonorreia;
  • HPV;
  • Candidíase;
  • Tricomoníase;
  • Detectar presença de nódulos ou cistos.