O que é neurite muscular?

Perguntado por: lmendes7 . Última atualização: 23 de fevereiro de 2023
4.8 / 5 7 votos

A neurites é uma lesão que atinge os nervos de forma degenerativa, pode causar a perda do movimento. Em casos mais graves, pode causar a perda de reflexos, atrofia muscular, dores, perda de força e/ou formigamentos.

Neurite safena é a patologia causada pela compressão e/ou inflamação do nervo safeno ou seus ramos na região medial do joelho. A neurite safena é também chamada de nevrite safena ou gonalgia parestésica.

O tratamento de neurite vestibular tem como objetivo aliviar os sintomas provocados pela doença. Para aliviar a vertigem, podem ser usados medicamentos com meclizina ou lorazepam. Para o vômito, podem ser adotados fármacos antieméticos. Em alguns casos, também são utilizados corticosteroides, como prednisona.

A Neurite Óptica tem cura, e o diagnóstico precoce pode evitar perda de visão, explica o oftalmologista Dr. Almyr Sabrosa. Segundo ele, a neurite óptica é menos frequente em comparação com outras doenças oculares, como Catarata ou Conjuntivite, mas é uma das mais graves.

A ressonância magnética (RM) cerebral e orbital com gadolínio pode confirmar o diagnóstico em muitos casos além de acessar o risco de EM subsequente. A inflamação do nervo óptico é demonstrada na RM em aproximadamente 95% dos pacientes com neurite óptica.

Na maioria dos casos, a doença apresenta remissão espontânea, ou seja, se resolvendo após alguns dias sem qualquer tipo de tratamento.

TRATAMENTO DE NEURITE VESTIBULAR
O quadro é autolimitado e os sintomas cessam completamente em dias a semanas. A maioria dos pacientes retorna à mobilidade em uma a duas semanas e fica com sintomas residuais (leves, apenas em giros rápidos da cabeça em direção ao lado afetado) por 2 a 3 meses.

Neurite óptica é a inflamação do nervo óptico. Os sintomas são, geralmente, unilaterais, com dor ocular e perda parcial ou total da visão.

Sim, pode ser. Entre as causas neurológicas para o sintoma, acho importante destacar a neuropatia periférica. Essa patologia é caracterizada por falhas na transmissão de comandos nervosos para as extremidades do corpo.

Os exames procuram descobrir a causa da neuropatia e avaliar a função de órgãos: Glicose - Para detectar diabetes e avaliar seu controle. Ureia e creatinina - Para avaliar a função renal. Vitamina B12 e outras vitaminas - Para detectar deficiências.

Uma pressão nesse nervo pode causar inflamação e consequentemente a chamada dor ciática. A causa mais comum de dor nesse nervo é uma hérnia de disco (problema com um disco cartilaginoso entre as vértebras). Outra causa menos comum de compressão do nervo ciático é quando ele passa pelo músculo piriforme (glúteo).

O neurologista pode ajudar nesse caso, pois existe a necessidade de avaliar se há uma lesão apenas do nervo periférico mais distal, ou da saída dele da região da medula.

Há dois tipos de neurites quanto à quantidade de nervos afetados: (1) mononeurites, quando atinge apenas um nervo e (2) polineurites, quando vários nervos são envolvidos simultaneamente. Quanto ao nervo afetado, as neurites recebem uma denominação correspondente ao nervo em causa.

FUNDAMENTOS - A neurite silenciosa é definida como deterioração da função nervosa na ausência de dor neural, diferenciando-se da neurite franca, em que ocorre dor no nervo periférico, com ou sem prejuízo da função nervosa.