O que é neto tutelado?

Perguntado por: asales9 . Última atualização: 1 de fevereiro de 2023
4.5 / 5 5 votos

No caso da pensão por morte, em alguns casos, netos podem, sim, receber o benefício pelo falecimento dos avós. As situações em que o benefício é liberado para os netos, são: netos tutelados ou quando o neto estiver sob guarda dos avós.

Para deixar a pensão aos dependentes, não é necessário que o segurado que veio a óbito já estivesse aposentado, bastava estar contribuindo com o INSS mensalmente.
...
São eles:

  1. os pais;
  2. o irmão menor de 21 anos ou inválido;
  3. o enteado;
  4. e o menor tutelado.

Documentos. Para identificação de qualquer dos dependentes acima de 16 anos, será necessária a apresentação do documento de identificação com foto e o CPF. Para os menores de 16 anos e desde que não seja o titular do requerimento de benefício, a apresentação do documento de identificação e do CPF será opcional.

Significado de Tutelado
adjetivo Que está sujeito a tutela; protegido. [Jurídico] Diz-se de quem está sob tutela, que possui um representante legal. Que depende de algo ou de alguém; dependente: países tutelados.

A tutela é forma de inserir o menor em uma família substituta. Pressupõe, ao contrário da guarda, a prévia destituição ou suspensão do poder familiar dos pais (família natural). Tem por objetivo suprir a ausência de representação legal, assumindo o tutor tal obrigação na ausência dos genitores.

Apenas terão direito à pensão por morte vitalícia os pais do falecido e os cônjuges ou companheiros seguindo dois critérios: o segurado deve ter pago pelo menos 180 contribuições e o dependente deve ter mais de 44 anos.

A Constituição Federal assegura no seu artigo 227, que os avós devem sempre visitar seus netos e vice-versa. Se tornando direito da criança de ter contato com os avós.

do óbito – quando for requerida em até 180 dias após o falecimento do segurado, para os filhos menores de 16 anos, ou em até 90 após o falecimento, para os demais dependentes; do requerimento administrativo no INSS – se for solicitada após o prazo do ponto anterior; da decisão judicial – nos casos de morte presumida.

O mínimo que o advogado pode cobrar:
25% dos atrasados; 3 primeiros benefícios (25% das 12 parcelas que ainda não venceram).

Então, o neto será equiparado ao filho, que também tem direito a pensão. Mas, com uma condição: o neto precisa demonstrar que dependia economicamente dos avós. Pelo menos, é isso que a lei exige e, por consequência, o INSS só aprova o benefício com essa comprovação de dependência financeira.

De maneira geral, o benefício será cessado quando o dependente completar 21 anos com duas exceções: filho maior de 21 anos inválido ou portador de deficiência, contanto que a incapacidade tenha começado antes do falecimento do pai ou da mãe.

De acordo com a própria entidade, existem alguns requisitos para incluir alguém como dependente em sua declaração — basicamente, qualquer pessoa muito próxima de você, seja um familiar, seja alguém que tenha alguma responsabilidade judicial. Podem ser pais, filhos, enteados, irmãos, netos e bisnetos.

1ª Classe: Cônjuge; companheira; companheiro; filho não emancipado menor de 21 anos ou inválido; 2ª Classe: Pais; 3ª Classe: Irmão não emancipado menor de 21 anos ou inválido.

São dependentes da classe 1 os seguintes parentescos: O(a) cônjuge; O(a) companheiro(a); O(a) filho(a) não emancipado(a), de qualquer condição, menor de 21 anos de idade ou inválido(a) ou que tenha deficiência intelectual, mental ou grave.

Ou seja, o curador ou tutor não possui direito à herança mas PODE vender os bens do curatelado ou tutelado (como um imóvel, por exemplo), desde que haja autorização judicial prévia e a venda se dê em proveito exclusivo do interditado ou herdeiro menor de idade.

outras prerrogativas do tutor, sem controle judicial prévio, a saber: I - representar o menor, até os dezesseis anos, nos atos da vida civil, e assisti-lo, após essa idade, nos atos em que for parte; II - receber as rendas e pensões do menor, e as quantias a ele devidas; III - fazer- lhe as despesas de subsistência e ...

Quem pode ser tutelado? Crianças e adolescentes com menos de 18 anos de idade, cujos pais faleceram, sejam desconhecidos ou que tenham perdido legalmente o poder parental de seus filhos; em função de maus tratos, negligência ou falta de condições para prover o sustento destes, ou por algum motivo estejam ausentes.

Artigo 1.763.
Cessa a condição de tutelado: I - com a maioridade ou a emancipação do menor; II - ao cair o menor sob o poder familiar, no caso de reconhecimento ou adoção.

Assim, a principal diferença entre tutela e guarda é que, na primeira, o poder familiar deve ser previamente destituído dos pais, enquanto na segunda ele é mantido.

1. Sujeito a tutela; protegido. 2. Indivíduo tutelado.

O bloqueio da conta bancária pode ser feito por qualquer pessoa que tenha em mãos a certidão de óbito do titular. Sem esse documento, o banco não fará o bloqueio da conta bancária.

Continuar lendo Quando o tutelado morre?