O que é negligência imperícia e imprudência na enfermagem?

Perguntado por: afreitas7 . Última atualização: 24 de abril de 2023
4.8 / 5 20 votos

A negligência é a falta de cuidado ou desleixo relacionado a uma determinada situação. A imprudência consiste em uma ação que não foi pensada, realizada sem precaução. Já a imperícia é a falta de habilidade ou conhecimento específico para o exercício profissional.

A imperícia reveste-se da falta de conhecimento ou de preparo técnico ou habilidade para executar determinada atribuição. Trata-se, portanto, de uma atitude comissiva (de cometer ou agir) por parte do profissional, expondo o cliente a riscos e com a possibilidade de acometimento danoso à integridade física ou moral(9).

Erros de enfermagem que caracterizam imprudência
Os exemplos mais comuns de imprudência são: antecipar o horário de um medicamento, deixar de administrá-lo no horário correto, ou ainda, administrar o medicamento erroneamente.

A imprudência ocorre quando o condutor tem consciência do que é certo e, mesmo assim, escolhe o incorreto, precipitadamente e sem cautela. Por vezes, o condutor pode até agir, mas toma uma atitude adiversa do esperado. Exemplos mais comuns: passar no sinal vermelho, frear em aquaplanagens e furar preferenciais.

Exemplo: motorista dirigindo em velocidade acima da permitida. Negligência: omissão; inobservância do dever. Exemplo: médico que, ao realizar uma cirurgia, esquece um bisturi dentro do paciente. Imperícia: falta de técnica necessária para realizar determinada atividade.

Para que seja configurada a imperícia, é necessário constatar a inaptidão, ignorância, falta de qualificação técnica, teórica ou prática ou ausência de conhecimentos elementares e básicos para a ação realizada. Um médico que realize uma cirurgia plástica em alguém e cause deformidade pode ser acusado de imperícia.

O que é imprudência? A imprudência também caracteriza uma falta de cuidado, mas antes disso, uma forma de precipitação. É desrespeitar uma conduta já aprendida anteriormente e atuar sem precauções.

O conceito de imprudência médica diz respeito ao profissional que não tem cautela na sua atividade. Ele não se preocupa com as consequências de sua ação. Nos casos de imprudência, o médico tem total conhecimento sobre os riscos das suas atitudes. Porém, ele ignora o procedimento padrão e a ciência médica.

Conceito que se refere à falta de cuidado ou atenção do profissional, a imprudência médica ainda é, infelizmente, bem comum. Isso porque, apesar da necessidade de cuidado com o paciente ser essencial, há diversos casos pelo Brasil.

A negligência médica ocorre quando o médico realiza qualquer ação com descuido, sem atenção. O profissional considerado negligente atua de maneira omissa, não se preocupa com deveres éticos, nem com a situação do paciente.

A imperícia, por sua vez, ocorre quando o médico revela, em sua atitude, falta ou deficiência de conhecimentos técnicos da profissão. É a falta de observação das normas, deficiência de conhecimentos técnicos da profissão, o despreparo prático.

Identificar distrações, fadiga e exaustão que frequentemente contribuem para erros. No momento de preparo e administração da medicação deve-se evitar conversas com os outros, bem como executar as atividades correndo. Nunca preparar medicamentos para mais de um paciente, ao mesmo tempo.

A imperícia médica é um tipo de erro cometido por um profissional da saúde em decorrência do seu desconhecimento teórico ou prático. Por exemplo, pode ser um médico ou enfermeiro que não forneça o diagnóstico ou tratamento correto.

Conforme as leis tem-se como penalidade a advertência verbal, multa, censura, suspensão do exercício profissional e a mais grave de todas que é a cassação do direito ao exercício profissional.

A seguir estão os principais erros de no cuidado de enfermagem e como evitá-los:

  • Erros na Administração de medicamentos. ...
  • A Queda do Paciente. ...
  • As Infecções. ...
  • Os Erros de Documentações nos Prontuários. ...
  • A Mecânica Corporal. ...
  • O Cuidado com os Equipamentos e Dispositivos. ...
  • A Falha na Priorização.

Quando não são proporcionadas à criança condições para a sua formação intelectual e moral, como a privação da escolaridade básica, as faltas escolares frequentes e sem justificativa e a permissividade perante hábitos que interferem no desenvolvimento (como o consumo de álcool e outras drogas).

Negligência é o aspecto que mais aparece nos processos que envolvem o atendimento de emergência. Significa atender uma vítima, sem observar as técnicas adequadas e os protocolos estabelecidos, provocando, com isso, o agravamento ou lesões adicionais.

Para evitar que acidentes de trabalho relacionados a negligência, imperícia ou imprudência ocorra, é preciso que sejam realizadas fiscalizações constantes no ambiente de trabalho, que procedimentos de trabalho sejam padronizados, delegar função para aquela pessoa que realmente saiba executá-la, treinamento constante, ...

Na imprudência, ela age, mas toma uma atitude diversa da esperada. Uma pessoa pode ser imprudente por ser extremamente proativa, porém sem o conhecimento técnico necessário. De modo geral o imprudente não mede consequências, ou seja, não se dá conta dos prováveis resultados de seu ato.

A imperícia é a falta de habilidade especial, ou experiência necessária para ter êxito no ato praticado. É exatamente o não saber ou não possuir conhecimento necessário para determinada ação, como é o caso de um médico que se propõe a realizar um procedimento sem habilitação.