O que é negligência Cite um exemplo?

Perguntado por: amesquita . Última atualização: 17 de janeiro de 2023
4.4 / 5 11 votos

A negligência ocorre quando o condutor age com indiferença ou falta de atenção. Ou seja, deixa de fazer a sua obrigação e tem falta de cuidado, muitas vezes, propositalmente. Exemplos mais comuns: falta de manutenção no veículo e conduzir com pneus gastos.

Inclui a não prestação de cuidados médicos básicos a criança ou adolescente, a falta de alimentação adequada e de higiene, o uso de vestuário impróprio ao clima ou em mau estado e as situações em que é deixada sem vigilância por períodos longos, o que aumenta o risco de acidentes domésticos.

imprudência: trabalhar sem os equipamentos de proteção; negligência: permitir que o staff trabalhe sem esses EPIs; imperícia: funcionário manusear máquinas sem conhecimento técnico sobre elas.

Negligência é caracterizada pela ausência de precaução ou indiferença em relação ao ato realizado. Caracteriza-se por uma atitude negativa do agente que não faz algo que deveria, um estado de inércia, como, por exemplo, deixar uma arma de fogo ao alcance de uma criança.

Na negligência, alguém deixa de tomar uma atitude ou apresentar conduta que era esperada para a situação. Age com descuido, indiferença ou desatenção, não tomando as devidas precauções. Imprudência: A imprudência, por sua vez, pressupõe uma ação precipitada e sem cautela.

Os tipos de negligências mais comuns são a física (não há interesse quanto as necessidades da criança: alimentação, higiene, entre outras) e afetiva (falta de interesse, distanciamento emocional).

O que é negligência médica? Negligência médica é a conduta omissiva ou desleixada do médico, expondo o paciente a riscos desnecessários. Ou, como define o Manual de Ética em Ginecologia e Obstetrícia, divulgado pelo Conselho Regional de Medicina de SP (Cremesp):

No caso da negligência médica, a conduta se dá quando o médico realiza qualquer ação com descuido, sem qualquer atenção. O médico considerado como negligente é aquele que atua de maneira omissa, não se preocupa com deveres éticos e nem com a situação do paciente.

A negligência acontece quando uma pessoa é responsável por uma determinada situação, é responsável por evitar que algum acidente ocorra, por exemplo, mas não presta atenção podendo ocasionar um acidente, muitas vezes graves.

A negligência familiar é caracterizada pelo abandono material dos pais ou detentores do poder familiar no que tange ao cuidado, dever de educação, guarda e sustento de crianças e adolescentes. Mas será que ser negligente é considerado crime?

Devemos utilizar a palavra negligência se nos referirmos a um substantivo comum feminino com significado de desleixo, desinteresse, menosprezo, desmazelo. Exemplos: O médico foi acusado de negligência. Qualquer tipo de negligência com crianças será punido por lei.

Negligência, por outro lado, implica em o agente deixar de fazer algo que sabidamente deveria ter feito, dando causa ao resultado danoso. Significa agir com descuido, desatenção ou indiferença, sem tomar as devidas precauções.

São exemplos de imperícia: não saber dirigir um veículo e dirigir, não estar habilitado para uma cirurgia que exija conhecimentos apurados e mesmo assim realizar tal cirurgia. Imperícia, por outro lado, não se confunde com erro profissional.

Imperícia: falta de técnica necessária para realizar determinada atividade. Exemplo: engenheiro elétrico que assina um projeto de construção de um grande edifício. Tal profissional não tem conhecimento técnico para o fazer; o profissional habilitado é o engenheiro civil.

O abandono afetivo atende justamente o significado da palavra: quando os pais deixam de prestar o afeto necessário aos seus filhos, causando danos irreparáveis a ela.

Falta de diligência e de cuidados: 1 inadvertência, desatenção, distração, indiligência, desaplicação, desconsideração, omissão, incúria, inobservância. Desleixo na realização de alguma coisa: 2 desleixo, desmazelo, descuido, displicência, descaso, descuramento, descuro, relaxamento, relaxo, imprevidência, desídia.

A reiterada negligência dos pais nos cuidados com a prole viola os direitos da criança e conduz à situação excepcional de destituição do poder familiar.

A culpa inconsciente, ou culpa ex ignorantia, ocorre nas situações em que o agente não prevê o resultado de sua conduta, embora este seja previsível — por exemplo, se, ao atirar um objeto pela janela, um indivíduo atingir, involuntariamente, uma pessoa que estiver passando pela rua, ocorrerá culpa inconsciente, já que ...