O que é necrose e esfacelo?

Perguntado por: agil . Última atualização: 27 de abril de 2023
4.5 / 5 5 votos

Esfacelo (necrose de liquefação): é descrito como uma membrana fibrosa, composta pelo conjunto de células mortas acumuladas no exsudato. Pode ter presença de bactérias e leucócitos, com aparência de tecido fibrinoso, que se adere ao leito da ferida.

Feridas necrosadas (não isquémicas)
O tecido necrótico consiste numa acumulação de células, tecido e resíduos celulares mortos.

Trata-se de uma enzima derivada do Histolyticum do Clostridium que, quando aplicada, trabalha seletivamente do “fundo para o topo”, quebrando as fibras de colagênio que unem o tecido não viável ao leito da ferida.

Necrose indica morte celular ou de tecidos no organismo. Sabe-se que o processo de necrose envolve também o processo inflamatório no local. Várias são as causas de necrose, entre elas, diminuição do aporte de sangue ou falta de oxigenação com a presença de toxinas e enzimas que levam à morte celular.

Mudança de coloração

  1. Vermelho escuro/roxo/negro – Indica necrose hemorrágica;
  2. Branco/opaco – Decorre de eventos isquêmicos, traduzidos pela opacidade da mucosa e da pele;
  3. Amarelo/Marrom – Indica necrose liquefativa, típico da supuração.

O desbridamento autolítico tem como fatores terapêuticos a hidratação do leito da ferida, fibrinólise e consequente ação de enzimas endógenas sobre o esfacelo/tecido desvitalizado(1,2). Auxiliam no desbridamento autolítico: hidrogel, alginato de cálcio, hidrocolóide e até filmes transparentes.

O esfacelo é formado por bactérias, fibrina, elastina, colágeno, leucócitos intactos, fragmentos celulares, exsudato e grandes quantidades de DNA. Além disso, ele pode estar firme ou frouxamente aderido no leito ou nas bordas da ferida.

Dersani Hidrogel é indicado para a cicatrização de feridas secas, periféricas ou profundas, com ou sem infecção, com necrose ou esfacelo, causadas por: úlceras venosas, arteriais e por pressão, queimaduras de primeiro grau e de segundo grau de pequena extensão com perda parcial ou total de tecidos e áreas pós-trauma.

O espectro de cores indicativo de necrose é: branco/opaco – traduzido pela palidez ou opacidade da mucosa e da pele, decorrente de eventos isquêmicos; vermelho escuro/azulado/roxo/negro – escurecimento, em caso de necrose hemorrágica; amarelo/marrom – típico da supuração, na necrose liquefativa.

Usa colagenase ou papaína, por exemplo, estritamente no tecido necrosado, pois se aplicado em tecido viável estes sofrerão da ação das enzimas. Desbridamento mecânico: Retira sujidades, corpo estranho e o tecido inviável. Usado quando o tecido necrótico for de fácil retirada, pois não se utiliza anestesia.

A reversão usual no caso de princípio de necrose é o uso da hialuronidase, feita pelo profissional que executou a harmonização, logo após os primeiros sinais de isquemia local. A hialuronidase dissolve o preenchedor, revertendo assim a obstrução dos vasos, devolvendo a circulação sanguínea para a área.

Quando a escara estiver muito seca e dura ou o esfacelo estiver muito aderido ao leito da ferida, a associação do método autolítico ou enzimático facilitará a remoção, por meio do método instrumental conservador10.

· Papaína Creme ou Gel 10%: indicado para lesões com necrose seca ou húmida com baixo exsudato. Dissocia as moléculas de proteína (desbridamento químico), age como anti-inflamatório, bactericida e bacteriostático, acelerando o processo cicatricial.

Saiba quais são elas:

  1. Homeostase. O objetivo aqui é estancar o sangramento. ...
  2. Fase inflamatória. Se o objetivo na primeira fase era evitar o vazamento de sangue, a segunda fase foca na destruição de bactérias. ...
  3. Fase proliferativa. Com a ferida limpa de células e tecidos mortos, tem início a fase 3. ...
  4. Fase de maturação.

Os Tipos de Necrose

  • Necrose de Coagulação. Neste tipo de necrose os tecidos apresentam uma textura firme, pois supostamente a lesão desnatura as proteínas da membrana e as enzimas evitando a proteólise das células mortas. ...
  • Necrose de Liquefação. ...
  • Necrose Gangrenosa. ...
  • Necrose Caseosa. ...
  • Necrose Gordurosa. ...
  • Necrose Fibrinóide.

Coloração preta é indicativa da pior das situações: a chamada necrose, ou seja, a morte das células daquele lugar. Tecido morto não só impede que a cicatrização continue a acontecer, mas é um atrativo para os micróbios, que chegam ali para ficar e se reproduzir à vontade.

Tratamento da necrose óssea
Nas fases iniciais de necrose avascular, os sintomas podem ser reduzidos com a medicação e terapia. Nos casos avançados a opção é cirurgia, para descompressão, remodelação, transplante ósseo ou substituição da articulação.