O que é necessário ter no guarda-roupa para quem tem o estilo romântico feminino?

Perguntado por: ltrindade . Última atualização: 22 de maio de 2023
4.4 / 5 15 votos

Apesar de delicados, os looks não deixam de apresentar personalidade e são uma excelente opção para apostar no guarda-roupa das mulheres. Saias, babados, cores pastéis, bordados, laços e rendas são algumas das peças-chave comuns para quem gosta de priorizar o estilo romântico.

O estilo romântico valoriza a feminilidade das mulheres, exaltando a meiguice e doçura, sem deixar de demonstrar força e personalidade. Para montar looks com essa estética é preciso unir elementos fluídos e suaves.

O estilo romântico é um dos mais populares e atemporais da moda. Com delicadeza e feminilidade, esse mood encanta mulheres de todas as idades. Ele está presente em diversas peças, desde vestidos e saias até sapatos, bolsas e acessórios.

Entre as marcas principais do Romantismo estão o sentimentalismo, a supervalorização das emoções pessoais, o subjetivismo e egocentrismo. É dessa maneira que os poetas se colocavam como o centro do universo. Dentro de um universo particular, o poeta sente a derrota do ego, produz frustração e tédio.

Cores e estampas
No estilo elegante, predominam as cores suaves (como as candy colors) ou vibrantes e alegres. Dentre as cores preferidas da mulher de estilo romântico, certamente estão o rosa e o lilás (chamado de “novo rosa”). O branco também é muito presente nesse estilo.

As traças se alimentam da queratina dos tecidos naturais e dos restos de pele e pelos humanos. O local preferido dessas invasoras não poderia ser outro: o guarda-roupas.

Bolsas, joias, lenços, chapéus, maquiagem... aqueles acessórios que nós amamos merecem cuidado e um lugar especial. Abuse dos ganchos, caixas e separadores para que eles fiquem bem organizados dentro do seu guarda-roupa. Isso irá conservar melhor suas peças, além de manter seu armário sempre agradável visualmente.

Quais são as peças curingas? Uma roupa curinga é aquela que passa no teste de “uma peça, mil looks”. Com apenas uma peça você consegue criar visuais completamente diferentes com estilos variados e para diferentes momentos.

As cores associadas ao estilo romântico são suaves, com tons neutros, como os tons pastéis e o branco. A essa paleta básica é possível adicionar pontos de cores fortes como o verde, lilás, amarelo, azul.

Três fundamentos do estilo romântico: o egocentrismo, o nacionalismo e liberdade de expressão.

O romantismo tinha como principal objetivo fazer oposição ao classicismo, ao racionalismo e ao iluminismo, contrariando a objetividade, a imagem do perfeito e o realismo, que caracterizavam esses movimentos anteriores.

A prosa romântica é dividida em quatro tipos: urbana, regionalista, histórica e indianista.

O estilo romântico valoriza as feições mais delicadas da mulher, então é visto como uma forma de realçar a feminilidade. Como citamos anteriormente, esse estilo foi inspirado por um movimento artístico, o romantismo, nas obras literárias, a mulher era descrita como um ser sublime.

Principais características do romantismo
Seus autores valorizam a liberdade e expressam sentimento nacionalista. É recorrente na poesia e na prosa românticas a idealização da mulher e do amor, além da expressão do sofrimento amoroso. Estão presentes também elementos bucólicos e uma visão teocêntrica.

Alguns deles são:

  • egocentrismo (culto ao “eu”; o indivíduo como centro da existência);
  • nacionalismo;
  • exaltação da natureza enquanto cúmplice do sujeito;
  • idealização do herói, do amor e da mulher;
  • fuga da realidade por meio da morte, do sonho, da loucura ou da arte.

Uma pintura romântica pretende ser contemplada e o observador terá que dar um significado à pintura consoante às suas emoções; O pintor lança um olhar subjetivo sobre o mundo objetivo e apresenta-nos uma imagem filtrada pelas suas emoções. O artista torna-se o intérprete do mundo.

Principais características do Romantismo
Tradições populares: as fontes populares passam a ser uma inspiração para os artistas românticos. As vivências populares se tornam fonte de narrativas, se caracterizando como uma oposição ao classicismo.

As traças são pragas domésticas comuns de serem encontradas em casa. Existem 3 tipos de traças que danificam objetos diferentes: traças de roupas, de papéis e livros e de comida. Na fase larval, elas ficam em um casulo e podem ser encontradas nas paredes dos ambientes.

Zilberman: As traças-dos-livros se alimentam de todo tipo de substância contendo amido. Em nossas residências, podem consumir roupas engomadas, cortinas, lençóis, sedas e a cola de amido dos papéis de parede.

Evite prateleiras e nichos muito altos, para não ter de equilibrar grandes pilhas. É melhor ter mais divisões e espaços mais baixos. Já as gavetas são ideais para roupas íntimas, meias e roupas de ginástica, além de documentos e outros itens pessoais. Um diferencial para o seu guarda-roupa são as portas com espelho.

No armário, o ideal é que as peças sejam organizadas de cima para baixo, acomodando primeiro as que são menos usadas ou trocadas com menos frequência, terminando com os tapetinhos, que devem ficar separados das toalhas de banho e de rosto. Na cômoda, aposte em rolinhos lado a lado para facilitar a organização.