O que é necessário para viver e sobreviver?

Perguntado por: esantos . Última atualização: 29 de janeiro de 2023
4.4 / 5 5 votos

O viver pode ser entendido como: ter vida, estar com vida, aproveitar a vida com o que ela tem de melhor. Viver é aproveitar a vida, os bons momentos, a família, o tempo livre, aproveitar os prazeres da vida, sejam eles pequenos ou grandes.

O dicionário Aurélio, nos apresenta duas definições bem interessantes: Viver: Desfrutar de uma situação ou momento, gozar a vida, aproveitar-se da vida; Sobreviver: Escapar, resistir, enfrentar, sobreviver a todas as crises.

Estar sempre em condições morais de perder tudo e recomeçar tudo outra vez. Interessar-se por tudo, principalmente por aquilo que não nos diz respeito. Amar apenas uma mulher de cada vez. Dizer sempre a verdade, seja qual for e doa a quem doer.

Priorize a hidratação. Uma pessoa consegue sobreviver dias sem abrigo e algumas semanas sem alimento, mas os efeitos da desidratação aparecem em questão de dias. Você vai ter que gerar e armazenar bastante energia para sobreviver na natureza. Alimente-se bem, descanse bastante e não faça nenhum movimento desnecessário.

O que importa não é o sentido da vida de um modo geral, mas sim o sentido específico da vida de uma pessoa, em determinado momento de sua existência. Cada um tem sua vocação, sua missão pessoal, para a qual precisa executar tarefas específicas.

O que é viver bem
Apesar de ser um conceito relativo à cada um, alguns pontos são comuns a todos nós: queremos ter felicidade, satisfação pessoal, saúde e alegria na vida. Para isso, contamos com momentos especiais ao lado de nossos amigos e familiares, experiências saudáveis e alternativas que nos tragam paz interior!

Tudo em nossa existência é efêmero. Nada existe como garantido, e é exatamente por isso que devemos aproveitar a vida com mais leveza. A morte é a mais complexa das questões humanas, mas ela também nos ensina que não devemos nos apegar demais a certas coisas.

Viver por Cristo e viver em Cristo é viver confiando inteiramente em Deus. As coisas na vida não acontecem por acaso ou fatalidade. Nada acontece fora dos propósitos de Deus. Sem que Deus queira ou permita não cai um fio de cabelo da sua cabeça (Mateus 10:29-30).

(Uem 2013) “Porque há tanta diferença entre como se vive e como se deveria viver, que quem deixa aquele e segue o que se deveria fazer apreende mais rapidamente a sua ruína que a sua preservação: porque um homem que deseja ser bom em todas as situações é inevitável que se destrua entre tantos que não são bons.

Calarei os maldizentes continuando a viver bem; eis o melhor uso que podemos fazer da maledicência. Aprende a viver bem, e bem saberás morrer. O importante é viver bem, não viver por muito tempo; e muitas vezes vive bem quem não vive muito. Deus concedeu-nos o dom de viver; compete-nos a nós viver bem.

Como sabemos, a vida no planeta só é possível graças à presença de água, desse modo, cuidar das fontes de água é fundamental para a nossa sobrevivência. O corpo humano, por exemplo, necessita de água para diversos processos, como a manutenção da temperatura corpórea e o transporte de substâncias.

O que fazer para ser feliz?

  1. Aceite emoções negativas. ...
  2. Pense positivo. ...
  3. Faça algo que você ame. ...
  4. Passe um tempo com pessoas queridas. ...
  5. Não se cobre tanto.

Um propósito de vida é uma espécie de meta que você mantém a longo prazo, para realizar algo grande. É aquilo que vai te fazer “zerar” a vida, no seu ponto de vista. Algumas pessoas também chamam de “sonho” de vida. Isso impacta não só a nossa vida, mas também a vida de quem está à nossa volta.

Não se agite em vão. Medite serenamente sobre tudo o que se apresenta como um problema e só comece a trabalhar para resolvê-lo depois de certificar-se da sua veracidade. E faça isso sem ansiedade, pois estar ansioso é andar em círculos.

A vida tem um propósito e significado
Deus tem um plano para cada um de nós. Ele criou esta Terra e nos mandou aqui para que pudéssemos ter fé e encontrar alegria. Nossos desafios nos ajudam a crescer e nos preparam para viver com Ele novamente.

Continue a leitura e entenda!

  1. Alimente-se da Palavra. “A é pelo ouvir, e o ouvir pela palavra de Deus” (Romanos 10:17). ...
  2. Entregue o controle para Deus. Conseguir descansar em Deus e dar o controle para ele é um verdadeiro ato de que você precisa exercitar dia após dia. ...
  3. Tenha uma vida de oração.

“Por não sabermos quando virá nosso Juiz, devemos viver cada dia como se não houvesse o dia seguinte”, afirmava São Jerônimo. Essa afirmação é um convite a viver com intensidade e responsabilidade nossa vida cristã. Não se trata de ter medo, mas sim de viver com esperança esse tempo de graça, louvor e glória.