O que é necessário para viajar para o Equador?

Perguntado por: mbarros . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.5 / 5 3 votos

No entanto, a Embaixada do Brasil no Equador recomenda ao viajante brasileiro portar seu passaporte válido por pelo menos 6 meses quando visitar o Equador. Para viagens de turismo de até 180 dias, viajantes brasileiros não necessitam de visto para entrar e permanecer no Equador.

Abaixo selecionamos as principais informações que você precisa saber para ir aos top 5 países mais queridinhos pelos brasileiros em que não é necessário visto:

  1. Portugal. ...
  2. Argentina. ...
  3. França. ...
  4. Chile. ...
  5. Espanha.

O Japão lidera pelo quinto ano consecutivo o ranking, com 193 destinos sem necessidade de visto. No relatório da consultoria Henley & Partners, Coreia do Sul e Singapura aparecem empatados na segunda colocação. Logo depois, vêm Alemanha e Espanha.

Obter um visto para a China costuma demorar bastante e exige muitos documentos, embora possa ser feito em seu país de origem – ou em seu país de residência permanente.

A situação securitária no Equador não é, por norma, preocupante, embora se registem vários casos de criminalidade comum, tal como nos demais países da região. É um dos países mais visitados por turistas nesta região.

De um modo geral, a melhor época para aproveitar as cidades equatorianas é durante a estação de seca, que acontece entre os meses de junho e setembro (alta temporada). Mas se vai viajar para a região Amazônica, onde chove praticamente o ano inteiro, a temporada mais indicada é entre novembro e março.

Um voo direto do Brasil para o Equador leva em média 20h 17m, cobrindo uma distância de 4420 km.

No entanto, a Embaixada do Brasil no Equador recomenda ao viajante brasileiro portar seu passaporte válido por pelo menos 6 meses quando visitar o Equador. Para viagens de turismo de até 180 dias, viajantes brasileiros não necessitam de visto para entrar e permanecer no Equador.

Graças aos acordos diplomáticos do Mercosul, você não precisa de passaporte para viajar para 9 países da América do Sul: Argentina, Bolívia, Chile, Colômbia, Equador, Paraguai, Peru, Uruguai e Venezuela. Veja mais sobre cada um deles.

A moeda oficial do Equador é o dólar americano. Portanto, caso pretenda levar um pouco de dinheiro em espécie, já leve a moeda dos Estados Unidos. Se possível, dê preferência para cédulas menores de US$ 100,00 pois facilitará sua vida na hora de trocar o dinheiro.

1 – Colômbia. A Colômbia é um dos destinos onde o real vale mais, além de ser um dos países baratos para viajar na América do Sul.

Isto é um artigo de dicas de viagem. De acordo com o Índice de Isenções de Visto Henley Passport 2023, cidadãos Brasileiros podem viajar para 170 países e territórios no sistema de isenção de visto, autorização eletrônica ou visto emitido na chegada ao país de destino.

Quais países precisam de visto para entrar? Alguns exemplos de países que precisam de visto para visitar são: Estados Unidos, Canadá, Austrália, Índia, Camboja, Egito, Etiópia, China, Japão, Cuba, Costa do Marfim, Gana, Camarões, Arábia Saudita, Iraque, Kuwait, Nigéria, Papua Nova Guiné, e muitos outros.

O da Rússia é ainda melhor e proporciona entrada facilitada em 118 destinos, enquanto o Afeganistão continua tendo o passaporte mais fraco, com acesso a apenas 27 nações.

Segundo um índice anual elaborado pela Henley & Partners, empresa especializada em pedidos de cidadania e residência com escritórios espalhados pelo globo, a resposta correta seria a nacionalidade francesa.