O que é necessário para sair da caverna?

Perguntado por: ugomes . Última atualização: 30 de janeiro de 2023
4.3 / 5 11 votos

A saída da caverna: sair da caverna significa buscar o conhecimento verdadeiro. A luz solar: a luz, que ofusca a visão do prisioneiro liberto e o coloca em uma situação de desconforto, é o conhecimento verdadeiro, a razão e a filosofia.

Olhar para fora da caverna ressignifica o sofrimento de Elias e lhe dá um novo sentido para viver. Deus não corrige o Elias solitário e triste, mas contrapõe à sua solidão, mostrando sua história, atribuindo valor ao seu passado e especialmente o seu comprometimento com o futuro.

A libertação destes prisioneiros ocorre quando uma só pessoa consegue se libertar e conhecer o que está fora daquela escuridão. Como este liberto não está acostumado, a realidade e a luz do sol é incomoda a seus olhos, mas ele acaba se acostumando e conhecendo o que há no mundo efetivo.

Voltaria à caverna para passar todo conhecimento aos seus colegas e para buscá-los pra conhecer mundo de fora. Porém, seria ridicularizado ao contar tudo o que viu e sentiu, pois seus colegas só conseguem acreditar na realidade que enxergam na parede iluminada da caverna.

O Mito da Caverna chama atenção por manter-se atual. A alegoria de Platão pode ser interpretada como uma crítica aos que, por preguiça ou falta de interesse, não questionam a realidade e aceitam as ideias impostas por um grupo dominante.

O instrumento que liberta o prisioneiro da caverna é busca pelo conhecimento e o que ele deseja libertar é com a socialização dessa sabedoria.

Porém, sair da caverna foi muito difícil, porque dentro dela todos os seres humanos estavam presos pelo pescoço e amarrados e só conseguiam ver o fundo da caverna.

Em 23 de junho de 2018, os 12 meninos e o seu treinador do time de futebol, Javalis Selvagens, entraram na caverna Tham Luang e ficaram presos após o local ficar inundado por conta das chuvas. [SAIBAMAIS]O grupo passou nove dias presos na caverna até que dois mergulhadores britânicos conseguiram localizar o time.

As cavernas e as grutas são, em muitas culturas, lugares de iniciação, numa representação do regresso à origem ou ao útero materno, significando um renascimento espiritual. O persa Zoroastro, também conhecido por Zaratustra, homenageava Mitra numa caverna que simbolizava a criação do mundo por este deus Sol.

Elias na caverna nos ensina que não podemos nos esconder atrás de justificativas. No lamento de Elias, o profeta tentou se justificar perante Deus. Além disso, ele se apoiou num tipo de autopiedade. Primeiro, debaixo do zimbro no deserto, ele orou a Deus pedindo para morrer e disse não ter sido melhor que seus pais.

Mas não estamos falando de uma fuga física, de mala e cuia. Na verdade, a caverna simboliza o seu refúgio emocional para onde você vai quando está se sentindo sobrecarregada. Sendo assim, enxergue esse abrigo rochoso como uma proteção para você enfrentar a sua vida, preservando os seus sentimentos.

Dentre os instrumentos que libertam o filósofo e com qual ele deseja libertar os outros prisioneiros, pode-se citar: pensamento; questionamento; senso crítico.

Por que o prisioneiro, uma vez tendo se libertado e se transformado no sábio, deve voltar à caverna? Aquele que saiu da caverna e conheceu o mundo das Idéias, volta à caverna porque, devido a seu elevado nível moral e intelectual, deseja ajudar seus semelhantes a se libertarem do jugo das opiniões e dos sentidos.

(1) Os prisioneiros de guerra devem ser sempre tratados com humanidade. É proibido, e será considerado como uma infração à presente Convenção, todo o ato ou omissão ilícita da parte da Potência detentora que tenha como consequência a morte ou ponha em grave perigo a saúde de um prisioneiro de, guerra em seu poder.

Resposta: Ao conseguir me libertar da caverna, buscaria cada vez mais a verdade, pois passei a vida inteira julgando apenas sombras e ilusões, desconhecendo a verdadeira existência.